Historial

logo_premio_e_pedag

 

Em 2003, a U.Porto deu início a um projeto-piloto ” E-learning@UP”, sob a coordenação do Gabinete de Apoio para as Novas Tecnologias na Educação, atual UTE, no sentido de criar condições para, de uma forma sistemática e sustentada, aumentar o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos na Universidade, numa perspetiva de blended-learning. Organizou-se  o 1º “Workshop e-learning U.Porto”.

Em 2012 o Prémio “Excelência e-learning U.Porto” evoluiu para o “Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto” colocando maior enfase no processo pedagógico como um todo.  Para além das estratégias e da inovação pedagógica, avalia os métodos e resultados da avaliação dos estudantes, e os indicadores de desempenho pedagógico.

O Prémio é atribuído a docente ou grupo de docentes da U.Porto (constituindo uma equipa pedagógica) que se distinga pela excelência das suas práticas pedagógicas na lecionação de uma ou mais unidades curriculares.

O Júri do Prémio é constituído por docentes da U.Porto nomeados anualmente por despacho reitoral. O prémio, no valor pecuniário de 5.000€, é entregue na cerimónia comemorativa do Dia da Universidade do Porto.

Em 18 de janeiro de 2013, sob a responsabilidade do Serviço de Formação e Organização Académica da U.Porto , no âmbito do concurso e como estímulo às candidaturas ao “Prémio Excelência Pedagógica da U.Porto” realiza-se o 1º “Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto”. Este Workshop tem por objetivo apresentar palestras de interesse na formação pedagógica, divulgar práticas ou experiências educativas de excelência aplicadas no ano letivo anterior à sua edição, na U.Porto. Assim os Conselho Pedagógicos de cada Unidade Orgânica nomeiam um docente ou equipa de docentes para apresentar as suas práticas pedagógicas. Para além desta nomeação, todos os docentes da U.Porto são convidados a submeter propostas.

Em 2014 com a criação do Gabinete de Inovação Pedagógica da U.Porto, cuja principal função é promover a melhoria do ensino e aprendizagem ficou este Gabinete com a responsabilidade de organizar o “Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto” e promover as candidaturas ao Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto.