Prémio 2016

120_80_EXCELENCIA

VENCEDOR DA 4ª EDIÇÃO DO PRÉMIO DE EXCELÊNCIA PEDAGÓGICA DA U.PORTO

Entrevista ao vencedor

jose fernando gonçalves7

 

Após a audição pública dos candidatos finalistas, o Júri, observando os critérios de avaliação e seriação do regulamento, deliberou atribuir o Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto 2016 a José Fernando Magalhães Gonçalves (ICBAS) “Impulsionar o sucesso educativo com recurso a práticas inovadoras no domínio das TIC e à articulação estratégica dos métodos pedagógicos”.

O prémio, no valor pecuniário de 5.000€, será entregue na cerimónia comemorativa do Dia da Universidade do Porto, dia 22 de março 2016.

Ler Notícias U.Porto

Veja aqui todos os vídeos e entrevistas

Revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas – Trabalhos apresentados no Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto – edição 2015

________________________________________________________________________________________________________

“Audição Pública” – 4 março, 9h30 – Auditório Alberto Amaral da FADEUP

O Júri reuniu a 22 de fevereiro de 2016 e das 8 candidaturas apresentadas selecionou as seguintes para a “Audição Pública” (por ordem alfabética do 1º autor):

  • Construção 2.0 – Novas e velhas matérias na sala de aula – Carlos Nuno Lacerda Lopes – FAUP;
  • Impulsionar o sucesso educativo com recurso a práticas inovadoras no domínio das TIC e à articulação estratégica dos métodos pedagógicos – José Fernando Magalhães Gonçalves – ICBAS;
  • Um Modelo de EnsinoAprendizagem com avaliação individual, distribuída e formativa para grandes grupos de estudantes – José Fernando Oliveira, Maria Antónia Carravilla e Manuel Pina Marques – FEUP.

Cada candidato terá 20 minutos de apresentação, seguidos de 10 minutos de discussão com o Júri.

Após as apresentações dos candidatos, o Júri selecionará o vencedor do Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto da edição 2016.

 

________________________________________________________________________________________________________

Candidaturas ao prémio de 28 de janeiro a 15 de fevereiro 2016.


Vídeo promocional

O Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto é atribuído a um docente, ou a um grupo de docentes da U.Porto (constituindo uma equipa pedagógica), que se distinga pela excelência das suas práticas pedagógicas na lecionação de uma ou mais unidades curriculares. Este prémio tem um valor pecuniário de 5.000 € e será entregue na cerimónia comemorativa do Dia da Universidade do Porto.

As candidaturas ao prémio (formulário), a serem submetidas por correio eletrónico (premio.ep@reit.up.pt) entre 28 de janeiro e 12 de fevereiro, compreendem um trabalho de reflexão pedagógica acompanhado do curriculum vitae resumido do docente ou grupo de docentes.

O Júri do Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto, reunido a 18 de janeiro de 2016, decidiu que todos os trabalhos de reflexão pedagógica devem incluir os aspetos descritos na alínea c) do nº 2 do artigo 6º do regulamento do prémio. Para além disso, este documento deverá ser apresentado como:

  • Documento de reflexão que não exceda 30.000 caracteres, espaços incluídos (exceto tabelas que sejam remetidas para o fim do trabalho e outros anexos), OU
  • Artigo, segundo as orientações de submissão da Revista ESC: Educação, Sociedade e Culturas.

Todos os candidatos são convidados a submeter os trabalhos de reflexão pedagógica, em forma de artigo (nos termos do artigo 8º do regulamento) para que possam ser enviados para publicação na Revista ESC: Educação, Sociedade e Culturas.

 

________________________________________________________________________________________________________

O Júri do Prémio, nomeado pelo despacho Reitoral GR.07.10.2015, é constituído pelos seguintes docentes da U.Porto:

Fernando Manuel Gomes Remião – Presidente do júri (Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto)
João Pedro Xavier (FAUP)
João Manuel Borregana Lopes dos Santos (FCUP)
Aurora Amélia Castro Teixeira (FEP)
Manuel Fernando Gonçalves Vieira (FEUP)
João Manuel Pires da Silva e Almeida Veloso (FLUP)
Maria Amélia da Costa Lopes (FPCEUP)
Corália Maria Fortuna de Brito Vicente (ICBAS)

Regulamentos e Formulários