Semana Académica de Formação Pedagógica – 2016

A “Semana Académica de Formação Pedagógica” (2 a 6 de maio) tem como objetivo a melhoria das competências pedagógicas dos Professores Universitários. Neste ano, focam-se os processos de avaliação, em resposta a uma orientação dada pelo Conselho Coordenador do Modelo Educativo da U.Porto (CCMEUP). Pretende-se que estas formações sejam uma oportunidade para a troca de experiências e um desafio para a renovação das práticas instituídas. A participação de docentes oriundos de uma dezena de Instituições de Ensino Superior (no contexto do Projeto “Sucesso Académico”) permitirá enriquecer, de um modo especial, a discussão de ideias e soluções que seguramente acontecerá em cada formação.

A U.Porto convida assim todos os docentes a juntarem-se a esta atividade, em resposta ao desafio da melhoria daquela que é a primeira missão da Universidade, o Ensino. Em jeito de motivação, partilha-se um recente artigo publicado na revista “Science“.

Sessão de Abertura da Semana Académica – dia 2 de maio, 9h30 na Sala Plana da FAUP – com a presença do Reitor da U.Porto, Professor Doutor Sebastião Feyo de Azevedo e do Diretor da FAUP, Professor Doutor Carlos Guimarães. Será proferida a Palestra do Doutor Vipin Gupta (Professor da California State University San Bernardino e Fellow do American Council of Education Program) intitulada “Scientific assessment models for advancing the performance of college graduates” (entrada livre e estacionamento no parque da FAUP disponível, à lotação).

Notícia e vídeo da Semana Académica:
Palestra do Doutor Vipin Gupta: visualizar
Acesso à documentação de suporte às formações: aqui 

Quadro de FormaçõesDescriçãoInscriçõesLocal/ContactosParticipaçãoResultados dos inquéritos
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Contexto:

Estas formações decorrem no contexto do “Sucesso Académico”. Este projeto, que a Universidade do Porto coordena, em colaboração com outras Universidades e Politécnicos Nacionais, é apoiado pela Secretaria de Estado do Ensino Superior e tem como principal objetivo o combate ao abandono e insucesso escolar.

A atividade destina-se aos docentes da U.Porto e das Instituições Parceiras, que participam na qualidade de formadores e de formandos. As formações decorrerão num ambiente informal, promovendo a aprendizagem ativa dos formandos, nomeadamente a nível da:

  • Discussão sobre as vantagens/desvantagens dos modelos em causa
  • Aplicabilidade às unidades curriculares dos formandos
  • Operacionalização técnica das ferramentas tecnológicas disponíveis
  • Criação de parcerias pedagógicas, à semelhança das colaborações científicas

A partilha da experiência pessoal de cada docente formador, numa breve apresentação inicial, da aplicação do modelo de avaliação em questão na sua unidade curricular trará um sentido prático a estas formações. Posteriormente, as mesmas decorrerão em conformidade com os modelos A, B e C que se descrevem de seguida.

Modelos de funcionamento:

Formato A:

Apresentação inicial, de cerca de 15 min, por pelo menos um docente formador que exemplifique o contexto de utilização das ferramentas em causa na sua unidade curricular. Posteriormente, a formação será continuada por formadores (da área das Tecnologias Educativas) para demonstração de como operacionalizar tecnicamente as referidas ferramentas tecnológicas. A formação terá a duração de 3h no total (com intervalo de 15 min). Para melhor aproveitamento recomenda-se que os formandos se façam acompanhar do seu portátil.

Formato B:

  • Instrumentos de avaliação I e II

Nesta formação, que terá 2 componentes (I e II) com objetivos diferenciados, a formadora do IST da U.Lisboa realizará a formação segundo um plano delineado em conformidade com a sua experiência nas formações pedagógicas realizadas no âmbito do “Sistema de garantia da Qualidade das Unidades Curriculares do IST“.

Formato C:

  • Avaliar projetos
  • Auto e hetero-avaliação
  • Orientação e avaliação  de estudantes de dissertação e de tese
  • Dinâmicas de grupo
  • Avaliação contínua por mini testes

A formação terá um moderador e até quatro docentes convidados que farão uma breve apresentação (15 min/docente) sobre a sua prática de avaliação. Posteriormente, serão organizados 4 grupos de trabalho, em que cada docente formador dará apoio a um grupo de docentes no estudo da aplicação das referidas metodologias de avaliação nas UCs dos formandos. Na parte final da formação, o moderador promoverá uma discussão geral sobre as vantagens/desvantagens e aplicabilidade do modelo em causa. A formação terá a duração de 3h no total (com intervalo de 15 min).

 

Número de Formações: 10
Vagas por formação: 24
Vagas Totais: 240
Inscrições gratuitas
Admissão na formação por ordem de inscrição

Docentes da U.Porto
Vagas: 185
As INSCRIÇÕES (docentes da U.Porto) nas formações decorrem de 18 a 25 de abril. Os docentes da U.Porto poderão inscrever-se até 3 ações de formação, ficando imediatamente colocados na primeira opção disponível. De 26 a 28 de abril, colocam-se os docentes nas vagas sobrantes, em função das inscrições recebidas na semana anterior.

Docentes das Instituições Parceiras
Universidades: UBI, UM, UC, UL, UMINHO, UNL, UTAD e ISCTE-IUL
Politécnicos nacionais: P.Porto, IPL e IPC
Vagas: 55 (5 por Instituição Parceira)
As INSCRIÇÕES (docentes externos à U.Porto) nas formações decorrem de 18 a 25 de abril. Os docentes das Instituições Parceiras da U.Porto no Projeto “Sucesso Académico” poderão inscrever-se até 3 ações de formação, ficando imediatamente colocados na primeira opção disponível. De 26 a 28 de abril, colocam-se os docentes nas vagas sobrantes destinadas às Instituições Parceiras, em função das inscrições recebidas na semana anterior.

Partilha de custos (Instituições Parceiras do “Sucesso Académico”):

  • A U.Porto disponibilizará as verbas do Projeto “Sucesso Académico” para financiar eventuais despesas de deslocação dos formadores. Para mais informações, contactar Ilda Ginja (inovped@reit.up.pt), telf +351 220 408 104
  • As deslocações dos docentes das Instituições Parceiras para participação, enquanto formandos, poderão ser suportadas pelas verbas do Projeto “Sucesso Académico” referentes a cada instituição (até 270 euros/Instituição). Para mais informações, contactar Ilda Ginja (inovped@reit.up.pt), telf +351 220 408 104

Certificação
Será atribuído um Certificado, pela Inovação Pedagógica da U.Porto, aos Formadores e aos Formandos.
Os docentes da U.Porto poderão ainda solicitar que a formação fique registada na Página dos Formandos dos Cursos promovidos pela Inovação Pedagógica.

Faculdade de Arquitectura (FAUP)

Sala EB S-J [4.2] Sala do Janelão
Via Panorâmica S/N, 4150-755 Porto

Faculdade de Desporto (FADEUP)

Sala 8
Rua Dr. Plácido Costa 91, 4200-450 Porto

 

Para mais informações:

Raquel Madanços (rmadancos@sp.up.pt) +351 220 408  592/ Ext. 8592
llda Ginja (inovped@reit.up.pt) +351 220 408 104 / Ext. 4816

Quadro geral da participação por Faculdade e Instituição Parceira nas Formações (dados atualizados a 29.04.2016)

  • Candidatos: número de docentes que se candidataram às formações
  • Formandos: número de docentes com inscrições aceites
  • Inscrições: número de inscrições confirmadas
  • Lista/Espera: número de inscrições em lista de espera
  • Desistências: número de docentes que abdicaram entretanto da sua vaga
  • Formadores: número de formadores e moderadores

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INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO – Resultados

  • Avaliar no Moodle U.Porto – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 24
  • Inquéritos de audiência –  Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 20
  • A prevenção de plágio e o feedback no trabalho escrito – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 13

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  • Avaliar projetos – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 21
  • Auto e Hetero-Avaliação – Total inquéritos: 25 / Total respondidos:21
  • Orientação e avaliação de estudantes de dissertação e de tese – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 21
  • Dinâmicas de grupo – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 18
  • Avaliação contínua por mini-testes – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 18

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  • Instrumentos de avaliação (I) – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 21
  • Instrumentos de avaliação (II) – Total inquéritos: 27 / Total respondidos:27

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