Cursos de abril 2017

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES

Competências Pessoais e Tecnologias Educativas

 

Quadro de Formações 1Quadro de Formações 2CURSO 1 Descrição/InscriçõesCURSO 2 - Descrição/InscriçõesCURSO 3 - Descrição/InscriçõesCURSO 4 - Descrição/InscriçõesParticipaçãoResultados dos Inquéritos

 

A prevenção de plágio e o feedback no trabalho escrito
Inscrições para docentes da U.Porto : 20 vagas 

11 de abril 2017 – 09h30 – 12h30

Local: Sala 115 – Reitoria da U.Porto

Formador: Isabel Martins (Unidade de Tecnologias Educativas, UPdigital) 

Esta formação tem como principal objetivo conhecer as funcionalidades de feedback e avaliação de trabalhos disponíveis na ferramenta Turnitin. Além do relatório de originalidade dos trabalhos, os Professores podem comentar os trabalhos dos estudantes e criar e aplicar grelhas de avaliação aos mesmos.

Objetivos de aprendizagem da sessão:

  1. Inserir comentários de diferentes tipologias nos trabalhos dos estudantes;
  2. Criar e aplicar grelhas de avaliação a trabalhos.

Programa

  1. Feedback no trabalho escrito:
    1. Inserir comentários de texto e voz nos trabalhos;
    2. Criar e usar quickmarks
    3. Guardar e reutilizar quickmarks
  2. Criar e aplicar rubricas/grelhas de avaliação:
    1. Definir critérios e escalas de avaliação
    2. Associar uma grelha de avaliação a um trabalho
    3. Exemplos de grelhas de avaliação
    4. Aplicar grelhas de avaliação a um trabalho

Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)

Como operacionalizar exames no Moodle U.Porto
Inscrições para docentes da U.Porto : 20 vagas 

12 de abril 2017 – 14h30 – 17h30

Local: Sala 408 – FLUP

Formador: Hugo Ribeiro (Unidade de Tecnologias Educativas, UPdigital

Objetivos de aprendizagem da sessão

Esta formação tem como principal objetivo consciencializar os docentes para o workflow adequado no que diz respeito à conceção, construção, realização e análise de exames através do Moodle.

Programa

Migração VS Transformação
Tipos de perguntas
Configuração da prova
Criação de perguntas
Disponibilização
Análise de resultados

Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)

Comunicação e Emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavras
Inscrição para docentes da U.Porto : 16 vagas 

18 de abril 2017 – 09h30 – 13h00 / 14:00 – 17:30
19 de abril 2017 – 09:30 – 12:30

Local: Reitoria da UPorto (sala 115)

Formadora: Sofia Andrade ( FPCEUP) – CV(visualizar)

Objetivo da formação: Adquirir competências em relação a si próprio e ao outro, ao nível da inteligência emocional nas relações humanas. Observação e perceção emocional das Microexpressões. Consciência emocional de si e do outro, como catalisador de mudança comportamental e gestão de conflitos. Reconhecimento dos gestos, postura e atitude mais autoconfiante/positiva

Conteúdos programáticos:

Módulo 1 – Como construir uma imagem de maior auto-confiança e atitude mental positiva

  • Dinâmica de apresentação
  • Motivação por associação e dissociação – padrão swish
  • Dinâmica: Carrossel de observações
  • Dinâmica de auto-observação e reflexão
  • Visualização criativa
  • Emoções universais – simulador de microexpressões

Módulo 2 – Comunicação e relações

  • Dinâmica: “O corpo não engana!”
  • Tom de voz, postura, sorriso verdadeiro versus sorriso falso, regra do umbigo, contacto ocular e movimentos oculares
  • Identificação da modalidade sensorial preferencial: visual, auditivo, cinestésico
  • Dinâmica de identificação da modalidade
  • Calibração e rapport
  • Pacing and leading
  • Questões de poder e Fórmula PEP
  • Dinâmica: Discurso de improviso (muletas verbais, não verbais, gestão de tempo)
  • Dar feedback: Técnica da sandwiche, importância do reforço positivo e elogio

Módulo 3 – Criar empatias e aprendizagens

  • Gestos de poder, regra do lado direito
  • Aperto de mão
  • Técnicas para alto desempenho não-verbal
  • Definição de metas/missões
  • Dinâmica de grupo
  • Avaliação da formação

Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)

Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin – 7ª edição
Inscrição para docentes da U.Porto : 20 vagas 

27 de abril 2017 – 09h30 – 12h30

Local: Reitoria da UPorto (sala 115)

Formador: Isabel Martins ( Tecnologias Educativas UPdigital)

Sumário da sessão:

  • O Turnitin, comummente apelidado de ferramenta de deteção de plágio, é um software que permite verificar a originalidade de um trabalho pela comparação de texto igual.
  • Com base nas semelhanças encontradas, o sistema gera um relatório de originalidade e ilustra o resultado de similaridade em percentagem e cor.
  • O Turnitin deve ser usado como ferramenta de prevenção de plágio, uma vez que fornece a docentes e estudantes feedback sobre o estado do trabalho no que respeita a um eventual risco de plágio.
  • A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).

Perguntas da sessão:

  • O que é o Turnitin?
  • Para que serve?
  • Como se acede?
  • Como se usa?
  • Como se consulta o relatório de originalidade?

Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)

73 inscrições para 76 vagas, 48 participações

Quadro das inscrições/participações por unidade orgânica

Quadro das inscrições/participações por categoria

INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO – Resultados

  • A prevenção do plágio e o feedback no trabalho escrito – Total inquéritos: 20 / Total respondidos: 11
  • Como operacionalizar exames no moodle U.Porto – Total inquéritos: 20 / Total respondidos: 13
  • Comunicação e emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavras – Total inquéritos: 16 / Total respondidos: 8
  • Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin – 7ª edição – Total inquéritos: 18 / Total respondidos: 11