Sobre o MEA

logo_m_e_a

 

A Unidade para a Melhoria do Ensino e Aprendizagem (MEA) é um grupo de trabalho constituído por docentes, investigadores, técnicos e estudantes da U.Porto que colaboram de forma ativa na reflexão e implementação de ideias e ações no âmbito dos objetivos da MEA, nomeadamente promover sinergias, ações e projetos que facilitem o processo de ensino e aprendizagem e contribuam para a excelência pedagógica da instituição.

A Unidade MEA é coordenada pelo Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto e exerce a sua atividade em parceria com os departamentos de Formação e Organização Académica e da Universidade do Porto Digital. A validação política das ações e prioridades nas atividades é realizada, numa primeira fase no âmbito da Equipa Reitoral e posteriormente no âmbito do Conselho Coordenador para o Modelo Educativo da U.Porto (CCMEUP) e dos Conselhos Pedagógicos (CP´s) de cada Unidade Orgânica (UO). Exerce as suas funções em conjunto com os CP’s, as Associações de Estudantes (AE’s) e os docentes em geral. Neste âmbito será importante salientar a relação estreita com algumas experiências existentes já na U.Porto na área da melhoria do ensino e aprendizagem em algumas UO’s, nomeadamente o “Laboratório de Ensino e Aprendizagem” (LEA) da Faculdade de Engenharia, o “Centro de Educação Médica” da Faculdade de Medicina e o “Centro de Investigação e Intervenção Educativa” da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

A atividade da Unidade MEA é também suportada pela colaboração da Federação Académica do Porto (FAP) e do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP), pelo apoio que estas estruturas desenvolvem quer na participação dos estudantes nas atividades da Unidade MEA, quer na promoção de eventos de atividade física e desportiva ao nível das competições universitárias.