Formação “Soft-Skills”

 

logo_premio_e_pedag

O Plano de formação de soft-skills da U.Porto propõe promover o desenvolvimento de competências transversais (soft skills), competências essenciais para qualquer área, não exigindo portanto um background específico. As competências transversais ajudam a adquirir capacidades essenciais para a vida profissional em áreas sociais, comportamentais e organizacionais entre outras.  O Gabinete de Inovação Pedagógica e Desporto, tem por objetivo apoiar os estudantes na construção de uma consciencialização da importância de uma cidadania mais ativa e simultaneamente potenciar e desenvolver competências que os tornem mais autónomos e criativos.

O Plano Estratégico da U.Porto 2020 refere, no seu ponto 5.1, a importância e necessidade de desenvolvimento de atividades de “Educação e Formação”, para um desenvolvimento global e mais completo que levem ao Sucesso Académico de todos os seus estudantes.

O mesmo documento refere a importância da Universidade disponibilizar as condições necessárias para o desenvolvimento pessoal dos seus estudantes, “aspetos como as competências transversais, em parte ligadas à multidisciplinaridade na educação e formação”. Para tal é essencial o apoio ao desenvolvimento de competências transversais nos estudantes, com especial incidência nos estudantes dos primeiros anos, não descurando a excelência em todas as áreas académicas.

É de realçar que a European University Association (EUA), no seu relatório de 2015, Trends 2015: Learning and Teaching in European Universities, refere, no seu capítulo V, um conjunto de tópicos essenciais para o crescimento das Universidades nos próximos 10 anos.

Para o desenvolvimento das competências académicas, de estudo, pessoais, sociais e especificas organizam-se várias atividades, nomeadamente:

  • workshops de enriquecimento pessoal,
  • atividades desportivas monitorizadas, com um conjunto de atividades físicas e desportivas, disponíveis no programa UPFit do CDUP;
  • programa de voluntariado orientado (Voluntariado da U.Porto).

Cada estudante terá a possibilidade de construir o seu programa à medida das suas necessidades melhorando assim as suas competências para o Sucesso Académico.