Histórico

2003

No ano 2003, a U.Porto deu início ao projeto-piloto “E-learning@UP”, sob a coordenação do Gabinete de Apoio para as Novas Tecnologias na Educação, atual Universidade do Porto –  Tecnologias Educativas. Com o objetivo de criar condições para aumentar o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos, de forma sistemática e sustentada, da Universidade numa perspetiva de blended-learning.

2012

Já em 2012, o Prémio “Excelência e-learning U.Porto” evoluiu para o “Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto”, colocando maior ênfase no processo pedagógico como um todo. Assim, para além das estratégias e da inovação pedagógica, equacionam-se os métodos e resultados da avaliação dos estudantes, bem como os indicadores de desempenho pedagógico.

O Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto é atribuído ao docente ou grupo de docentes da U.Porto – constituindo uma equipa pedagógica – que se distinga pela excelência das suas práticas pedagógicas no ensino de uma ou mais unidades curriculares.

O Júri do Prémio é constituído por docentes da U.Porto, nomeados anualmente por despacho reitoral. O prémio, no valor pecuniário de 5.000€, é entregue na cerimónia comemorativa do Dia da Universidade do Porto.

2013

Em 18 de janeiro de 2013, sob a responsabilidade do Serviço de Formação e Organização Académica da U.Porto, como estímulo às candidaturas ao “Prémio Excelência Pedagógica da U.Porto”, realiza-se o 1º Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto”.

Esta iniciativa tem como objetivo apresentar palestras de interesse na formação pedagógica, divulgar boas práticas e promover as experiências educativas de excelência aplicadas no ano letivo anterior à sua edição, na U.Porto.

Assim, os conselhos pedagógicos de cada Unidade Orgânica nomeiam um docente ou equipa de docentes para expor as boas práticas pedagógicas aplicadas. Simultaneamente, são convidados a submeter propostas todos os docentes da U.Porto.

2014

Em 2014 nasce o Gabinete de Inovação Pedagógica da U.Porto, cuja principal função é a promoção da melhoria do ensino e aprendizagem, tornando-se responsável pela organização do Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto e pelo incentivo das candidaturas ao Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto.