Prémios Excelência Pedagógica

Os “Prémios de Excelência Pedagógica” foram criados para distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais.

Nessa perspetiva, valoriza-se a aplicação de processos coordenados de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como aprendizagem ativa pelo estudante. É também reconhecida a integração da componente de desenvolvimento científico e o uso de tecnologias educativas.

Destinado a docentes, investigadores ou a grupos de docentes que se constituam como uma equipa pedagógica na leccionação de uma ou mais unidades curriculares. O Prémio, no valor de 1.500€, assim como as duas Menções Honrosas, no valor de 500€ cada, são atribuídos em cerimónia comemorativa do Dia da Universidade do Porto.

PRÉMIOS 2016/2017

A submissão de candidaturas aos “Prémios de Excelência Pedagógica” do ano letivo 2016/2017 decorreu no período compreendido entre os dias 2 e 22 de fevereiro.

Foram submetidas 8 candidaturas, distribuídas da seguinte forma pela unidade orgânica de origem:

  • FAUP: 2
  • FBAUP: 1
  • FADEUP: 1
  • FCNAUP: 1
  • FEUP: 2
  • FMUP: 1

Analisadas as candidaturas, o Júri selecionou os finalistas para Audição Pública que ocorreu a 13 de março, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, durante a comemoração do Dia da Universidade do Porto.

Após as apresentações públicas dos candidatos finalistas, no âmbito dos critérios de avaliação e serração do regulamento, o Júri deliberou atribuir o Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto 2017 a:

  • “Da Formação à Profissão: Reflexões acerca do ‘como’ se pode ensinar a ser professor” (FADEUP) – Paula Queirós

As duas menções honrosas, foram atribuídas a:

  • “Seminários de Microbiologia Alimentar” (FCNAUP) – Patrícia Antunes
  • “Ensino de Fisiopatologia Médica com Recurso a Casos Clínicos e Plataforma Interativa de Inquérito à Audiência – Uma metodologia de aprendizagem ativa com recurso novas tecnologias educativas” (FMUP) – Roberto Roncon-Albuquerque, João Sérgio Neves, Pedro Gonçalves Teixeira e Adelino Leite Moreira

O júri dos “Prémios de Excelência Pedagógica” de 2016/2017, nomeado por despacho reitoral, foi constituído pelos seguintes membros:

Prof. Doutor Fernando Manuel Gomes Remião, Presidente do Júri (Pró-Reitor)
Profª. Doutora Ana Paula Calvão (UTAD)
Profª. Doutora Aurora Amélia Castro Teixeira (FEP)
Profª. Doutora Diana Aguiar Vieira (P.Porto)
Prof. Doutor Filipe Vaz (UMinho)
Profª. Doutora Gillian Grace Owen Moreira (UAveiro)
Profª. Doutora Paula Costa Pinto (FLUP)

Consulte aqui o Programa “Promover a Excelência Pedagógica na Universidade do Porto – Projetos de Inovação Pedagógica e Prémios de Excelência Pedagógica”.