Prémios Excelência Pedagógica – Edição 2018

Os “Prémios de Excelência Pedagógica” foram criados para distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais.

Nessa perspetiva, valoriza-se a aplicação de processos coordenados de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como aprendizagem ativa pelo estudante. É também reconhecida a integração da componente de desenvolvimento científico e o uso de tecnologias educativas.

Destinado a docentes, investigadores ou a grupos de docentes que se constituam como uma equipa pedagógica na leccionação de uma ou mais unidades curriculares. O Prémio, no valor de 1.500€, assim como as duas Menções Honrosas, no valor de 500€ cada, são atribuídos em cerimónia comemorativa do Dia da Universidade do Porto.

Após as apresentações públicas dos 3 candidatos finalistas, no âmbito do Prémio Excelência Pedagógica da U.Porto 2018, cumpridos os critérios de avaliação e seriação do regulamento, o Júri deliberou atribuir:

Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto

  • Manuel Joaquim Oliveira – FEUP – “Consultório Digital de Matemática: sistema de suporte para a promoção da Aprendizagem em Engenharia” (ver apresentação pdf)

Menções honrosas 

  • Cláudia Fernandes – FCUP – “Da sala de aula para o jardim de aula. Uma reflexão pedagógica sobre Millennials e Manutenção de Espaços Verdes”. (ver apresentação pdf)
  • Paulo Jorge Santos – FLUP – “Ensinar a investigar em cursos de formação inicial de professores: a aprendizagem cooperativa e a aprendizagem baseada na investigação como modos de trabalho pedagógico”. (ver apresentação pdf)

Ver notícia Universidade do Porto

Assista ao vídeo da Audição Pública

Candidaturas selecionadas para “Audição Pública”

A submissão de candidaturas aos “Prémios de Excelência Pedagógica” do ano letivo 2017/2018 decorreu no período compreendido entre 12 de fevereiro e 04 de março 2018.

Foram submetidas 11 candidaturas, distribuídas da seguinte forma pela unidade orgânica de origem:

  • FBAUP: 1
  • FCUP: 2
  • FEUP: 2
  • FFUP: 1
  • FLUP: 1
  • FMUP: 1
  • ICBAS: 3

Analisadas as candidaturas, o Júri selecionou as 3 seguintes finalistas (aqui elencadas por ordem alfabética do autor) para a “Audição Pública” a ocorrer no dia 16 de março, às 10h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto:

  • Cláudia Fernandes – FCUP – “Da Sala de aula para o jardim de aula. Uma reflexão pedagógica sobre Millennials e Manutenção de Espaços Verdes”.
  • Manuel Joaquim Oliveira – FEUP – “Consultório Digital de Matemática: Sistema de suporte para a promoção da Aprendizagem em Engenharia”.
  • Paulo Jorge Santos – FLUP – Ensinar a investigar em cursos de formação inicial de professores: A aprendizagem cooperativa e a aprendizagem baseada na investigação como modos de trabalho pedagógico”.

Cada candidato terá 20 minutos de apresentação, seguidos de 10 minutos de discussão com o Júri.
Após as apresentações dos candidatos, o Júri selecionará o vencedor do Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto – Edição 2018

SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS

A submissão de candidaturas aos “Prémios de Excelência Pedagógica” do ano letivo 2017/2018 decorre no período compreendido entre os dias 12 de fevereiro e 04 de marçoToda a documentação ( formulário de candidaturaanexo I ao formulário , trabalho de reflexão pedagógica e curriculum vitae resumido do docente ou grupo de docentes) deve ser enviada para o endereço: premio.ep@reit.up.pt.

Consulte aqui o Programa “Promover a Excelência Pedagógica na Universidade do Porto – Projetos de Inovação Pedagógica e Prémios de Excelência Pedagógica.

O júri dos “Prémios de Excelência Pedagógica” de 2017/2018, nomeado por despacho reitoral, é constituído pelos seguintes membros:

Prof. Doutor Fernando Manuel Gomes Remião, Presidente do Júri (Pró-Reitor)
Profª. Doutora Isabel Maria Fernandes Alves (UTAD)
Profª. Doutora Linda Rosa Fonseca Gonçalves Veiga (UMinho)
Profª. Doutora Paula Peres (P.Porto)
Profª Doutora Gillian Grace Owen Moreira (UAveiro)
Profª. Doutora Aurora Amélia Castro Teixeira (FEP)
Profª. Doutora Paula Costa Pinto (FLUP)