Para além dos conhecimentos científicos e técnicos, aos docentes universitários exige-se cada vez mais o desenvolvimento das competências pedagógicas. A unidade MEA pretende contribuir para esse incremento, promovendo formações com vista à melhoria dos modelos educativos atuais e procurando criar um espaço de encontro, partilha e desenvolvimento pessoal.
Nesse sentido, oferecem-se, periodicamente, cursos dirigidos a todos os docentes da U.Porto, continuamente “desenhados”, em colaboração com os Conselhos Pedagógicos, ajustando-se a determinados perfis de aulas.
Abrangendo quatro grandes áreas – as Novas Abordagens Pedagógicas, as Tecnologias Educativas, as Competências Pessoais e os Métodos de Avaliação – proporcionam-se, atualmente, cursos em regime presencial, e-learning e blended-learning, de forma síncrona e assíncrona.
Para qualquer esclarecimento ou dúvida sobre Formações Pedagógicas: Rita Sinde – rsinde@reit.up.pt ou inovped@reit.up.pt – 220408164
Lista de Cursos
Oficinas Partilha Pedagógica
No âmbito do projeto POCH Skills for a Next Generation U.Porto (Upskilling U.Porto), enquanto unidade de Inovação Educativa, lançamos uma série de Oficinas de Partilha Pedagógica entre os meses de março e julho de 2023.
Pretende-se que estas oficinas sejam momentos de partilha de informação e criação de comunidades multidisciplinares no contexto da docência na U.Porto e estão dedicadas a temas diversos como aprendizagem centrada no estudante, utilização de ferramentas digitais no ensino remoto, métricas objetivas e medições de procrastinação, entre outros.
Junte-se a nós nesta iniciativa sobre as últimas tendências pedagógicas e faça a diferença no seu ensino.
Informações e inscrições em: https://mkt.up.pt/inovped/poch/opp
Apresenta-se de seguida uma tabela com os cursos e respetivas datas, separados por área.
Competências Pessoais
Nome | Data |
Competências e Objetivos de Aprendizagem na Docência Universitária | julho 2015 |
Competências de Comunicação e Voz na Docência: conhecer para otimizar - 3ª edição | fevereiro 2017 |
Comunicação e Emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavras (3ª edição) | abril 2017 |
Workshop Intensivo de Técnica Vocal para Professores | junho 2015 |
Técnicas de Expressão e de Comunicação | outubro 2015 |
Problemáticas no Processo de Ensino e Aprendizagem Associadas à Saúde Mental | novembro 2015 |
Estratégias Comunicacionais para docentes | janeiro 2016 |
Coaching e comunicação positiva para Docentes Universitários | fevereiro 2017 |
Técnicas de Apresentação para Docentes | março 2017 |
Comunicação e Emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavras (2ª edição) | março 2016 |
Instrumentos de avaliação (II) | maio 2016 |
Promover o Debate | maio 2015 |
Técnicas de Colocação e Projeção da Voz | maio 2015 |
Definição de Competências e Objetivos de Aprendizagem | maio 2015 |
Comunicação e Emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavras | maio 2015 |
Comunicação e Emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavras | maio 2015 |
Coaching na docência | maio 2016 |
Competências de Comunicação e Voz na Docência: conhecer para otimizar | junho 2016 |
Inteligência Emocional I | janeiro 2017 |
Active Learning: metodologias ativas em sala de aula | janeiro 2017 |
Instrumentos de avaliação (I) | maio 2016 |
Estratégias Comunicacionais para docentes - 2ª edição | março 2016 |
Competências de Comunicação e Voz na Docência: conhecer para otimizar - 2ª edição | novembro 2016 |
Métodos de Avaliação
Nome | Data |
Reflexão sobre os critérios de seleção dos estudantes candidatos aos 2ºs ciclos de estudo | janeiro 2017 |
Dinâmicas de Grupo | maio 2016 |
Avaliar Projetos | maio 2016 |
Orientação e Avaliação de Estudantes de Dissertação e de Tese | maio 2016 |
Avaliação Contínua por Mini-Testes | maio 2016 |
Projectos CALOHEE e TALOE: Contribuições para definição de resultados de aprendizagem (RA) e para avaliar | maio 2017 |
Auto e Hetero-Avaliação | maio 2016 |
Novas Abordagens Pedagógicas
Nome | Data |
Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio? | janeiro 2016 |
Planificar, Ensinar e Avaliar no Ensino Superior | fevereiro 2016 |
Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio? - 2ª edição | junho 2016 |
It's Hip to Flip! Turning your class upside-down for learning | junho 2016 |
Estratégias Eficazes de Ensino para Turmas Grandes | outubro 2016 |
Integração da diversidade no ensino superior | maio 2017 |
Learning outcomes - change of paradigm in teaching and learning in HE | maio 2017 |
Objetivos de Aprendizagem, Alinhamento Construtivo e Autorregulação | maio 2017 |
Instrução pelos Pares | maio 2015 |
Inovações Teóricas e Práticas nos Processos de Ensino-Aprendizagem-Avaliação | maio 2015 |
Implementação de Métodos Ativos e Colaborativos no Ensino Superior: Como começar? | julho 2015 |
Evolução da Pedagogia no Ensino Superior | junho 2017 |
Laboratório de práticas pedagógicas inovadoras: Design Thinking | junho 2017 |
Tecnologias Educativas
Nome | Data |
Criação de Atividades Pedagógicas no Moodle U.Porto - Nível I | junho 2015 |
Criação de Atividades Pedagógicas no Moodle U.Porto - Nível II | junho 2015 |
Iniciação ao Moodle U.Porto - Nível I | junho 2015 |
Acessibilidade na Sala de Aula | setembro 2015 |
Criação de Atividades Pedagógicas nTeo Moodle U.Porto - Nível I (2ª edição) | setembro 2015 |
Criação de Atividades Pedagógicas no Moodle U.Porto - Nível II (2ª edição) | outubro 2015 |
Treino Básico em Testes com Perguntas de Escolha Múltipla | novembro 2015 |
O iPad/Tablet no Ensino Superior - Utilização do iPad na Sala de Aula | dezembro 2015 |
O iPad/Tablet e aplicações para o ensino | janeiro 2016 |
O iPad/Tablet e a gestão do processo educativo | fevereiro 2016 |
O iPad/Tablet em projetos colaborativos | abril 2016 |
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin | outubro 2016 |
Explain everything: um quadro interativo no iPad | novembro 2016 |
Moodle U.Porto - Top 10 | Setembro 2016 |
Socrative | março 2017 |
A Prevenção do Plágio e o Feedback no Trabalho Escrito | Maio 2016 |
Como operacionalizar exames no Moodle U.Porto | abril 2017 |
Avaliar no Moodle U.Porto | Maio 2016 |
Inquéritos de Audiência | maio 2016 |
Vídeo em educação - Panopto | maio 2017 |
Tecnologias Educativas | maio 2015 |
Moodle U.Porto | maio 2015 |
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin - 2ª edição | novembro 2016 |
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin - 3ª edição | dezembro 2016 |
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin - 4ª edição | janeiro 2017 |
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin - 5ª edição | fevereiro 2017 |
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin - 6ª edição | março 2017 |
Tutoria Online | maio 2015 |
Moodle UPorto Top10 | setembro 2017 |
Google for Education@UPorto | setembro 2017 |
Google for Education@UPorto | junho 2017 |
Como operacionalizar exames no Moodle U.Porto | maio 2017 |
Calohee e Taloe: contribuições para definição de resultados de aprendizagem (RA) e avaliação | maio 2017 |
Índice de participação dos docentes da U.Porto, na formação pedagógica.
Índice de Participação
2016/2017
Dos 2320 docentes da U.Porto, 375 frequentaram pelo menos 1 formação pedagógica para docentes.
(dados referentes ao período entre setembro de 2016 e junho de 2017)

Resultados da participação na formação pedagógica para docentes:
(dados referentes ao período entre setembro de 2016 e junho de 2017)
- Nº de formações disponibilizadas: 39
- Vagas disponibilizadas: 937
- Inscrições: 1299
- Participações: 831

2015/2016
Dos 2282 docentes da U.Porto, 320 frequentaram pelo menos 1 formação pedagógica para docentes.
(dados referentes ao período entre setembro de 2015 e junho de 2016)

Resultados da participação na formação pedagógica para docentes:
- Vagas disponibilizadas: 603
- Inscrições: 1089
- Participações: 526

2015
Dos 2282 docentes da U.Porto, 177 frequentaram a formação pedagógica para docentes.
(dados referentes ao período entre maio de 2015 e julho de 2015)

Resultados da participação na formação pedagógica para docentes:
- Vagas disponibilizadas: 350
- Inscrições: 495
- Participações: 309
