Cursos de outubro 2016
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES
NOVAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
Curso 2
PREVENIR O PLÁGIO COM RECURSO AO TURNITIN
Formadores: Unidade Tecnologias Educativas da UPdigital
Inscrição para docentes da U.Porto
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)
Cada participante deverá trazer o seu computador portátil, com ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
Local: Faculdade de Economia da U.Porto (sala 613 do edifício das Pós-Graduações)
Sumário da sessão:
- O Turnitin, comummente apelidado de ferramenta de deteção de plágio, é um software que permite verificar a originalidade de um trabalho pela comparação de texto igual.
- Com base nas semelhanças encontradas, o sistema gera um relatório de originalidade e ilustra o resultado de similaridade em percentagem e cor.
- O Turnitin deve ser usado como ferramenta de prevenção de plágio, uma vez que fornece a docentes e estudantes feedback sobre o estado do trabalho no que respeita a um eventual risco de plágio.
- A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).
Perguntas da sessão:
- O que é o Turnitin?
- Para que serve?
- Como se acede?
- Como se usa?
- Como se consulta o relatório de originalidade?
CURSO 1
ESTRATÉGIAS EFICAZES DE ENSINO PARA TURMAS GRANDES
Visualize a Parte 1 e a Parte 2 desta formação
PDF slides
Formadores:
Manuel João Costa, Professor Associado na Escola de Ciências da Saúde da U.Minho (CV, aqui)
João Carlos Sousa, Professor Auxiliar na Escola de Ciências da Saúde da U.Minho (CV, aqui)
Nuno Osório, Professor Auxiliar na Escola de Ciências da Saúde da U.Minho (CV, aqui)
Inscrição para docentes da U.Porto
Inscrição para docentes externos
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)
Local: Faculdade de Desporto – Sala EP 3 – 2º piso – Edifício Principal i
Objetivos da formação:
- Contactar com estratégias de ensino a turmas grandes validadas empiricamente.
- Discutir vantagens e limitações das estratégias a partir de exemplos.
- Refletir sobre como poderão usar as estratégias no seu trabalho com turmas grandes.
Programa:
- Tomar contacto com estratégias eficazes usadas em diferentes áreas do conhecimento para ensinar turmas grandes.
- Discutir exemplos de estratégias que levem os estudantes à motivação e preparação para a aula, a comparecer e a envolverem-se na discussão.
- Apresentar as dificuldades e as estratégias para lidar com turmas grandes.
- Refletir sobre as dificuldades em ensinar turmas grandes e encontrar sugestões para as ultrapassar.
- Identificar aspetos chave necessários para garantir a eficácia do ensino de turmas grandes.
- Identificar vantagens de trabalhar com turmas grandes sobre trabalho com pequenos grupos.
- Perspetivar o que se pode fazer nas suas aulas sem grande custo e com bastante proveito.
111 inscrições para 50 vagas 52 participações
Quadro das inscrições/participações por unidade orgânica
Quadro das inscrições/participações por categoria