Cursos de novembro 2017
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Objetivo do curso:
Esta formação tem como principal objetivo iniciar os docentes na utilização da ferramenta Turnitin, por forma a promover uma maior e mais adequada utilização deste software de verificação da originalidade de trabalhos, feedback e avaliação.
A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto”, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).
Objetivos de aprendizagem:
- Conhecer o software Turnitin e as suas principais funcionalidades;
- Aceder ao Turnitin: via Moodle U.Porto e via portal e-learning;
- Criar e configurar um trabalho;
- Submeter um trabalho via Turnitin;
- Ler e interpretar o relatório de originalidade;
- Dar feedback e avaliar.
Programa:
- O que é o Turnitin?
- Para que serve?
- Como se acede?
- Como se usa?
- Como se consulta o relatório de originalidade?
- Dar feedback e avaliar trabalhos.
Formador: Isabel Martins (Tecnologias Educativas UPdigital)
Data: 8 de novembro de 2017
Horário: 9h30 às 12h30
Localização: Sala 7 – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes da U.Porto
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos:
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
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Objetivos do curso:
Esta formação tem como principal objetivo apresentar e discutir a importância do vídeo no processo pedagógico. Quando utilizar o vídeo e como utilizá-lo de forma eficaz.
Objetivos de aprendizagem:
- Perceber a importância do vídeo no processo pedagógico;
- Reconhecer os diferentes tipos de vídeo educativos;
- Como fazer um vídeo educativo recorrendo ao Panopto.
Programa:
- O papel do vídeo na educação – a importância crescente deste meio;
- Os diferentes tipos de vídeo educativo, em sala de aula e fora desta;
- Vídeos gravados por estudantes? Sim e porquê?
- Gravar vídeos com o Panopto. Como usar e começar a gravar diferentes tipos de vídeo.
Formador: Nuno Regadas (Tecnologias Educativas UPdigital)
Data: 13 de novembro de 2017
Horário: 9h30 às 12h30
Localização: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes da U.Porto
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos: Não aplicável
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Objetivos de aprendizagem:
A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto a ferramenta de produção de sítios web, Google Sites, que integra o conjunto de ferramentas da Google “G
Suite for Education”, ilustrar exemplos e contextos de aplicação da mesma e preparar os docentes para a utilização desta ferramenta. No final da sessão os docentes deverão conseguir construir um site e publicá-lo.
Programa:
- O que é um site
- A ferramenta Google Sites
- Alguns exemplos
- Contextos pedagógicos de utilização
- Treino prático com a ferramenta
- Resolução de um problema prático: construção de um site
Formador: Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)
Data: 15 de novembro de 2017
Horário: 14h30 às 17h30
Localização: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes da U.Porto
Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (Google for Education @U.Porto | 1. Introdução) e terem criado “Conta Google” (*).
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
2ª edição
Inscrições:
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Sumário da sessão:
1ª. parte– O COACHING APLICADO À DOCÊNCIA:
- Origens, filosofia e essência do Coaching
- Definição de Coaching – o que é e o que não é Coaching
- Pilares fundamentais do Coaching aplicado à Docência
- Conceitos importantes em Coaching: Objetivos, Crenças e Valores
- Exemplos práticos e dinâmicas
2ª. parte– O DOCENTE COMO COACH
- Qualidades de um Docente-Coach
- Ferramentas internas e externas do Docente-Coach
- Princípios e importância da comunicação positiva
- Técnicas de comunicação não verbal
- A interação Docente-Aluno (Coach-Coachee)
- O Docente como facilitador de processos de mudanças
- Elevar a autoconscencialização do aluno
- Ajudar a desenvolver atitudes e comportamentos (+) positivos
- Melhorar o autoconceito e autoconfiança
- Conseguir maior responsabilização
- Exercícios e dinâmicas práticas
3ª. parte– O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADA E DE MOTIVAÇÃO
- Compreender como é que as pessoas pensam, aprendem e se motivam para a aprendizagem
- O processo e os diferentes sistemas de aprendizagem
- Deteção dos canais preferidos de aprendizagem dos alunos – Programação Neurolínguistica
- Deteção da análise do Perfil Pessoal da Personalidade ao nível da aprendizagem
- Como adaptar as deferentes formas de aprender, para tornar mais eficaz o ensino
- Os diferentes processos mentais de motivação humana
- Estratégias práticas de coaching para despertar motivação
- Exercícios e dinâmicas práticas
4ª. parte– O PROCESSO DE COACHING NA PRÁTICA
- As diferentes fases do processo de Coaching – Ferramentas práticas para cada fase do processo
- Auto-conscencialização e identificação de necessidades de melhoria (ferramentas práticas)
- Estabelecimento de metas/objetivos aluno-docente (ferramentas práticas)
- Crenças limitantes e crenças potenciadoras aluno-docente (ferramentas práticas)
- Perguntas de reflexão-ação (ferramentas práticas)
- Tarefas de auto-responsabilização e Definição do Plano de Ação (ferramentas práticas)
- Acompanhamento e Feedback (ferramentas práticas)
- O ciclo de melhoria e de aprendizagem contínua no Coaching
- Exercícios e dinâmicas práticas
Metodologia
É adoptada a Metodologia Experiencial de Aprendizagem, assente no pressuposto Learn by doing.
Aprendizagem focada em resultados práticos
Sessões dinâmicas, vivenciais e interativas
Estudo de casos e Exercícios prático
Formador: Sofia Andrade ( FPCEUP) – CV(visualizar)
Data/Hora: 23 de novembro – 09h30 – 13h00 / 14h00 – 17h30
Data/Hora: 24 de novembro – 09h30 – 12h30
Local: a confirmar
Duração: 10h
Destinatários: 16 Docentes da U.Porto
Regime do curso: Presencial
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Objetivos de aprendizagem:
A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto a ferramenta de realização de questionários, Google Forms, que integra o conjunto de ferramentas da Google
“G Suite for Education”, ilustrar exemplos e contextos de aplicação da mesma e preparar os docentes para a utilização desta ferramenta. No final da sessão os docentes deverão conseguir construir um questionário, publicá-lo e analisar as respostas recebidas.
Programa:
- A ferramenta Google Forms
- Alguns exemplos de questionários
- Contextos pedagógicos de utilização
- Treino prático com a ferramenta
- Resolução de um problema prático: construção de um questionário, receber respostas e analisá-las
Formador: Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)
Data: 22 de novembro de 2017
Horário: 14h30 às 17h30
Localização Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Duração: 3h
Destinatários: Docentes da U.Porto
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (Google for Education @U.Porto | 1. Introdução) e terem criado “Conta Google” (*).
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
(*) Como criar e aceder à sua conta Google U.Porto
Inscrições:
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Objetivos de aprendizagem:
A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto a ferramenta Google Classroom, que integra o conjunto de ferramentas da Google “G Suite for Education” e permite a criação de turmas/salas de aula virtuais, ilustrar exemplos e contextos de aplicação da mesma e preparar os docentes para a utilização desta ferramenta. No final da sessão os docentes deverão conseguir criar uma turma, configurar a turma, disponibilizar conteúdos e atribuir tarefas aos estudantes.
Programa:
- Casos práticos e exemplos de utilização
- A ferramenta Google Classroom
- Como criar uma turma no c lassroom
- Configurações básicas
- Como disponibilizar conteúdos
- Como atribuir tarefas
- Treino prático com a ferramenta
- Resolução de um problema prático
Formador:
Sofia Torrão
Data:
28 de novembro de 2017
Horário:
14h30 às 17h30
Local:
Pólo Zero
Duração:
3h
Destinatários:
Docentes da U.Porto
Regime do curso:
Presencial
Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (Google for Education @U.Porto | 1. Introdução) e terem criado “Conta Google” (*).
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
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