Cursos de novembro 2017

Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin - 8 novembro - 09h30/12h30

Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo do curso:

Esta formação tem como principal objetivo iniciar os docentes na utilização da ferramenta Turnitin, por forma a promover uma maior e mais adequada utilização deste software de verificação da originalidade de trabalhos, feedback e avaliação.
A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto”, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).

Objetivos de aprendizagem:

  • Conhecer o software Turnitin e as suas principais funcionalidades;
  • Aceder ao Turnitin: via Moodle U.Porto e via portal e-learning;
  • Criar e configurar um trabalho;
  • Submeter um trabalho via Turnitin;
  • Ler e interpretar o relatório de originalidade;
  • Dar feedback e avaliar.

Programa:

  1. O que é o Turnitin?
  2. Para que serve?
  3. Como se acede?
  4. Como se usa?
  5. Como se consulta o relatório de originalidade?
  6. Dar feedback e avaliar trabalhos.

Formador: Isabel Martins (Tecnologias Educativas UPdigital)

Data: 8 de novembro de 2017

Horário: 9h30 às 12h30

Localização: Sala 7 –  Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Duração: 3h

Vagas: 18 Docentes da U.Porto

Regime do curso: Presencial

Pré-requisitos:
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

Vídeo como ferramenta pedagógica - Panopto - 13 novembro - 09h30/12h30

Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos do curso:

Esta formação tem como principal objetivo apresentar e discutir a importância do vídeo no processo pedagógico. Quando utilizar o vídeo e como utilizá-lo de forma eficaz.

Objetivos de aprendizagem:

  • Perceber a importância do vídeo no processo pedagógico;
  • Reconhecer os diferentes tipos de vídeo educativos;
  • Como fazer um vídeo educativo recorrendo ao Panopto.

Programa:

  1. O papel do vídeo na educação – a importância crescente deste meio;
  2. Os diferentes tipos de vídeo educativo, em sala de aula e fora desta;
  3. Vídeos gravados por estudantes? Sim e porquê?
  4. Gravar vídeos com o Panopto. Como usar e começar a gravar diferentes tipos de vídeo.

Formador: Nuno Regadas (Tecnologias Educativas UPdigital)

Data: 13 de novembro de 2017

Horário: 9h30 às 12h30

Localização: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Duração: 3h

Vagas: 18 Docentes da U.Porto

Regime do curso: Presencial

Pré-requisitos: Não aplicável

Google for Education@U.Porto | 3. Google sites - 15 novembro - 14h30/17h30 (aguardamos confirmação da data)
Inscrições:
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos de aprendizagem:

A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto a ferramenta de produção de sítios web, Google Sites, que integra o conjunto de ferramentas da Google “G
Suite for Education”, ilustrar exemplos e contextos de aplicação da mesma e preparar os docentes para a utilização desta ferramenta. No final da sessão os docentes deverão conseguir construir um site e publicá-lo.

Programa:

  • O que é um site
  • A ferramenta Google Sites
  • Alguns exemplos
  • Contextos pedagógicos de utilização
  • Treino prático com a ferramenta
  • Resolução de um problema prático: construção de um site

Formador: Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)

Data: 15 de novembro de 2017

Horário: 14h30 às 17h30

Localização: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Duração: 3h

Vagas: 18 Docentes da U.Porto

Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (Google for Education @U.Porto | 1. Introdução) e terem criado “Conta Google” (*).
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

(*) Como criar e aceder à sua conta Google U.Porto

Coaching e comunicação positiva para docentes universitários - 20 e 21 novembro - 09h30-12h30 /14h30-17h30

2ª edição

Inscrições:
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

 

Sumário da sessão:
1ª. parte– O COACHING APLICADO À DOCÊNCIA:

  • Origens, filosofia e essência do Coaching
  • Definição de Coaching – o que é e o que não é Coaching
  • Pilares fundamentais do Coaching aplicado à Docência
  • Conceitos importantes em Coaching: Objetivos, Crenças e Valores
  • Exemplos práticos e dinâmicas

2ª. parte– O DOCENTE COMO COACH

  • Qualidades de um Docente-Coach
  • Ferramentas internas e externas do Docente-Coach
  • Princípios e importância da comunicação positiva
  • Técnicas de comunicação não verbal
  • A interação Docente-Aluno (Coach-Coachee)
  • O Docente como facilitador de processos de mudanças
  • Elevar a autoconscencialização do aluno
  • Ajudar a desenvolver atitudes e comportamentos (+) positivos
  • Melhorar o autoconceito e autoconfiança
  • Conseguir maior responsabilização
  • Exercícios e dinâmicas práticas

3ª. parte– O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADA E DE MOTIVAÇÃO

  • Compreender como é que as pessoas pensam, aprendem e se motivam para a aprendizagem
  • O processo e os diferentes sistemas de aprendizagem
  • Deteção dos canais preferidos de aprendizagem dos alunos – Programação Neurolínguistica
  • Deteção da análise do Perfil Pessoal da Personalidade ao nível da aprendizagem
  • Como adaptar as deferentes formas de aprender, para tornar mais eficaz o ensino
  • Os diferentes processos mentais de motivação humana
  • Estratégias práticas de coaching para despertar motivação
  • Exercícios e dinâmicas práticas

4ª. parte– O PROCESSO DE COACHING NA PRÁTICA

  • As diferentes fases do processo de Coaching – Ferramentas práticas para cada fase do processo
  • Auto-conscencialização e identificação de necessidades de melhoria (ferramentas práticas)
  • Estabelecimento de metas/objetivos aluno-docente (ferramentas práticas)
  • Crenças limitantes e crenças potenciadoras aluno-docente (ferramentas práticas)
  • Perguntas de reflexão-ação (ferramentas práticas)
  • Tarefas de auto-responsabilização e Definição do Plano de Ação (ferramentas práticas)
  • Acompanhamento e Feedback (ferramentas práticas)
  • O ciclo de melhoria e de aprendizagem contínua no Coaching
  • Exercícios e dinâmicas práticas

Metodologia
É adoptada a Metodologia Experiencial de Aprendizagem, assente no pressuposto Learn by doing.
Aprendizagem focada em resultados práticos
Sessões dinâmicas, vivenciais e interativas
Estudo de casos e Exercícios prático

Formador: Sofia Andrade ( FPCEUP) – CV(visualizar)

Data/Hora: 23 de novembro – 09h30 – 13h00 / 14h00 – 17h30
Data/Hora: 24 de novembro – 09h30 – 12h30

Local: a confirmar

Duração: 10h

Destinatários: 16 Docentes da U.Porto

Regime do curso: Presencial

Google for Education@U.Porto | 4. Google forms - 22 novembro - 14h30/17h30
Inscrições:
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos de aprendizagem:

A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto a ferramenta de realização de questionários, Google Forms, que integra o conjunto de ferramentas da Google
“G Suite for Education”, ilustrar exemplos e contextos de aplicação da mesma e preparar os docentes para a utilização desta ferramenta. No final da sessão os docentes deverão conseguir construir um questionário, publicá-lo e analisar as respostas recebidas.

Programa:

  • A ferramenta Google Forms
  • Alguns exemplos de questionários
  • Contextos pedagógicos de utilização
  • Treino prático com a ferramenta
  • Resolução de um problema prático: construção de um questionário, receber respostas e analisá-las

Formador: Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)

Data: 22 de novembro de 2017

Horário: 14h30 às 17h30

Localização Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Duração: 3h

Destinatários: Docentes da U.Porto

Regime do curso: Presencial

Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (Google for Education @U.Porto | 1. Introdução) e terem criado “Conta Google” (*).
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

(*) Como criar e aceder à sua conta Google U.Porto

 

Google for Education@U.Porto | 5. Google classroom - 28 novembro - 14h30/17h30

Inscrições:
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos de aprendizagem:

A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto a ferramenta Google Classroom, que integra o conjunto de ferramentas da Google “G Suite for Education” e permite a criação de turmas/salas de aula virtuais, ilustrar exemplos e contextos de aplicação da mesma e preparar os docentes para a utilização desta ferramenta. No final da sessão os docentes deverão conseguir criar uma turma, configurar a turma, disponibilizar conteúdos e atribuir tarefas aos estudantes.

Programa:

  • Casos práticos e exemplos de utilização
  • A ferramenta Google Classroom
    • Como criar uma turma no c lassroom
    • Configurações básicas
    • Como disponibilizar conteúdos
    • Como atribuir tarefas
  • Treino prático com a ferramenta
  • Resolução de um problema prático

Formador:
Sofia Torrão

Data:
28 de novembro de 2017

Horário:
14h30 às 17h30

Local:
Pólo Zero

Duração:
3h

Destinatários:
Docentes da U.Porto

Regime do curso:
Presencial

Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (Google for Education @U.Porto | 1. Introdução) e terem criado “Conta Google” (*).
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

(*) Como criar e aceder à sua conta Google U.Porto

[/su_tabs]

 

PRÓXIMOS CURSOS

 

A DECORRER EM DEZEMBRO 2017