Cursos de outubro 2017

<strong>Como criar perguntas de escolha múltipla no Moodle</strong><strong> - 4 de outubro - 9h30-12h30</strong>

Como criar perguntas de escolha múltipla no Moodle

Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Esta formação tem como principal objetivo criar diferentes tipos de perguntas para preparar testes no Moodle U.Porto.

Objetivos de aprendizagem:

  • Perceber diferenças entre tipos de perguntas disponíveis
  • Organizar a Base de dados de perguntas
  • Criar PEM clássicas no Moodle
  • Associar perguntas a um teste no Moodle

Programa:

  1. Perguntas de Escolha Múltipla, VF – Verdadeiro/Falso
  2. A organização da base de dados de perguntas
  3. Criação de Perguntas de Escolha Múltipla
  4. As perguntas e o teste

Formador: Hugo Ribeiro (Tecnologias Educativas UPdigital)

Datas: 4 de outubro de 2017

Horário: 9h30 às 12h30

Local: ICBAS – Sala 13P1E3

Duração: 3h

Destinatários: 18 Docentes da U.Porto

Regime do curso: Presencial

<strong>Comunicação e emoções: quando o corpo se expressa mais do que palavras - 10 e 11 de outubro - 09H30-17H30/09h30-12h30 </strong>

Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo da formação: Adquirir competências em relação a si próprio e ao outro, ao nível da inteligência emocional nas relações humanas. Observação e perceção emocional das Microexpressões. Consciência emocional de si e do outro, como catalisador de mudança comportamental e gestão de conflitos. Reconhecimento dos gestos, postura e atitude mais autoconfiante/positiva

Conteúdos programáticos:

Módulo 1 – Como construir uma imagem de maior auto-confiança e atitude mental positiva

  • Dinâmica de apresentação
  • Motivação por associação e dissociação – padrão swish
  • Dinâmica: Carrossel de observações
  • Dinâmica de auto-observação e reflexão
  • Visualização criativa
  • Emoções universais – simulador de microexpressões

Módulo 2 – Comunicação e relações

  • Dinâmica: “O corpo não engana!”
  • Tom de voz, postura, sorriso verdadeiro versus sorriso falso, regra do umbigo, contacto ocular e movimentos oculares
  • Identificação da modalidade sensorial preferencial: visual, auditivo, cinestésico
  • Dinâmica de identificação da modalidade
  • Calibração e rapport
  • Pacing and leading
  • Questões de poder e Fórmula PEP
  • Dinâmica: Discurso de improviso (muletas verbais, não verbais, gestão de tempo)
  • Dar feedback: Técnica da sandwiche, importância do reforço positivo e elogio

Módulo 3 – Criar empatias e aprendizagens

  • Gestos de poder, regra do lado direito
  • Aperto de mão
  • Técnicas para alto desempenho não-verbal
  • Definição de metas/missões
  • Dinâmica de grupo
  • Avaliação da formação

Formador: Sofia Andrade ( FPCEUP) – CV(visualizar)

Datas: 10 e 11 de outubro de 2017

Horário: 9h30 às 17h30 / 09h30 às 12h30

Local: Biblioteca do Fundo Antigo – 4º piso – Reitoria

Duração: 7h

Destinatários: Docentes da U.Porto

Regime do curso: Presencial

<strong>Google for Education@UPorto| 2. Ferramentas de produtividade - 18 de outubro - 14H30-17H30 </strong>

Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos de aprendizagem:

A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto as ferramentas de produtividade mais utilizadas dentro da Google “G Suite for Education”, ilustrar contextos de aplicação das mesmas e preparar os docentes para a utilização destas ferramentas.

Programa:

  • As ferramentas de produtividade mais utilizadas:
    • GMail | Correio
    • Calendar | Calendário
    • Docs | Documentos
    • Sheets | Folhas de cálculo
    • Slides | Apresentações
  • Alguns contextos de utilização
  • Treino prático com as ferramentas
  • Resolução de um problema prático

Data: 18 de outubro 2017

Hora: 14h30/17h30

Local: Pólo Zero – Rua de São Filipe de Nery, 4050-070 Porto

Formadora: Sofia Torrão – Unidade de Tecnologias Educativas UPdigital

Duração: 3h

Vagas: 18 Docentes da U.Porto.

Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (introdução à Google For Education na UPorto) e terem criado a sua “Conta Google” (*).
Cada formando terá de levar obrigatoriamente o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

(*) Como criar e aceder à sua conta Google U.Porto

Observações:
Os certificados são emitidos e enviados pelo Serviço de Recursos Humanos da U.Porto.

<strong>Desenhar um curso à distância no AcademiaUP (1ª édição) - 23 e 30 de outubro - 14H30-17H30 </strong>

Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo do Curso

Esta formação, ministrada em 2 sessões presenciais, tem como principal objetivo dotar os docentes dos conhecimentos e ferramentas necessárias à criação de cursos de formação e/ou unidades curriculares em formato de e/b-learning.

Para assegurar que cada plano de formação a distância se apresente bem estruturado do ponto de vista pedagógico, antes da produção de qualquer conteúdo deve ter-se em consideração fatores determinantes, tais como: estrutura; esforço e investimento de tempo; duração e desenho pedagógico.

Objetivos de aprendizagem:

  1. Planificar um curso para educação a distância;
  2. Analisar e preencher um guião de planificação de conteúdos;
  3. Preparar conteúdos e atividades para um modelo de formação a distância;
  4. Comunicar e interagir num ambiente online.

Programa:

Módulo 1.  Planificar um curso para educação a distância

  1. Produção de um curso/UC em formato e/b-learning: noções gerais
  2. Guião de planificação de UC:
    1. Estrutura da UC
    2. Índice de conteúdos
    3. Divisão da UC em semanas/módulos
    4. Avaliação
    5. Recursos e atividades
    6. Vídeo de apresentação da UC + guião de preparação

Módulo 2.  Aplicação prática de conhecimentos adquiridos

  1. Construção de módulo de conteúdo semanal: guidelines
    1. Tema da semana
    2. Objetivos de aprendizagem
    3. Resultados de aprendizagem
    4. Conteúdos programáticos/recursos educativos e atividades
  2. Modelo de interação / comunicação (ferramentas síncronas e assíncronas)
  3. Recursos adicionais:
    1. Articulação e gestão do calendário semanal do curso;
    2. Criação e partilha de tipologia de tarefas, por grau de dificuldade.

Formadores: Isabel Martins e Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)

Datas: 23 e 30 de outubro de 2017

Horário: 14h30 às 17h30

Localização: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Duração: 3h + 3h

Vagas: 18 Docentes da U.Porto.

Regime do curso: Presencial

Pré-requisitos: Não aplicável

Observações:
A formação tem a duração de 6 horas, distribuídas por 2 sessões (3h cada).
A obtenção do certificado de participação implica a frequência das 2 sessões. Os certificados são emitidos e enviados pelo Serviço de Recursos Humanos da U.Porto.

<strong>Desenhar um curso à distância no AcademiaUP (2ª édição) - 24 e 31 de outubro - 09H30-12H30 </strong>

Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos do curso:

Esta formação, ministrada em 2 sessões presenciais, tem como principal objetivo dotar os docentes dos conhecimentos e ferramentas necessárias à criação de cursos de formação e/ou unidades curriculares em formato de e/b-learning.

Para assegurar que cada plano de formação a distância se apresente bem estruturado do ponto de vista pedagógico, antes da produção de qualquer conteúdo deve ter-se em consideração fatores determinantes, tais como: estrutura; esforço e investimento de tempo; duração e desenho pedagógico.

Objetivos de aprendizagem:

  1. Planificar um curso para educação a distância;
  2. Analisar e preencher um guião de planificação de conteúdos;
  3. Preparar conteúdos e atividades para um modelo de formação a distância;
  4. Comunicar e interagir num ambiente online.

Programa:

Módulo 1.  Planificar um curso para educação a distância

  1. Produção de um curso/UC em formato e/b-learning: noções gerais
  2. Guião de planificação de UC:
    • Estrutura da UC
    • Índice de conteúdos
    • Divisão da UC em semanas/módulos
    • Avaliação
    • Recursos e atividades
    • Vídeo de apresentação da UC + guião de preparação

Módulo 2.  Aplicação prática de conhecimentos adquiridos

  1. Construção de módulo de conteúdo semanal: guidelines
    • Tema da semana
    • Objetivos de aprendizagem
    • Resultados de aprendizagem
    • Conteúdos programáticos/recursos educativos e atividades
  2. Modelo de interação / comunicação (ferramentas síncronas e assíncronas)
  3. Recursos adicionais:
    • Articulação e gestão do calendário semanal do curso;
    • Criação e partilha de tipologia de tarefas, por grau de dificuldade.

Formadores: Isabel Martins e Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)

Data: 24 e 31 de outubro de 2017

Horário: 9h30 às 12h30

Localização: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – (Sala a confirmar)

Duração: 3h + 3h

Vagas: 18 Docentes da U.Porto.

Regime do curso: Presencial

Pré-requisitos: Não aplicável

Observações:
A formação tem a duração de 6 horas, distribuídas por 2 sessões (3h cada).
A obtenção do certificado de participação implica a frequência das 2 sessões. Os certificados são emitidos e enviados pelo Serviço de Recursos Humanos da U.Porto.

<strong>Turnitin: Simplificar o feedback e a avaliação de trabalhos escritos - 25 de outubro - 09H30-12H30 </strong>

Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos do curso:

Esta formação tem como principal objetivo conhecer as funcionalidades de feedback e avaliação de trabalhos disponíveis na ferramenta Turnitin. Além do relatório de originalidade dos trabalhos, os Professores podem comentar os trabalhos dos estudantes e criar e aplicar grelhas de avaliação aos mesmos.

Objetivos de aprendizagem:

  • Inserir comentários de diferentes tipologias nos trabalhos dos estudantes;
  • Criar e aplicar grelhas de avaliação a trabalhos.

Programa:

  1. Feedback no trabalho escrito:
    • Inserir comentários de texto e voz nos trabalhos;
    • Criar e usar quickmarks
    • Guardar e reutilizar quickmarks
  2. Criar e aplicar rubricas/grelhas de avaliação:
    • Definir critérios e escalas de avaliação
    • Associar uma grelha de avaliação a um trabalho
    • Exemplos de grelhas de avaliação
    • Aplicar grelhas de avaliação a um trabalho

Formador: Isabel Martins (Tecnologias Educativas UPdigital)

Datas: 25 de outubro de 2017

Horário: 9h30 às 12h30

Localização: Faculdade de Economia da Universidade do Porto – Sala 504 (edificio Pós-graduação)

Duração: 3h

Vagas: 18 Docentes da U.Porto

Regime do curso: Presencial

Pré-requisitos:
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

PRÓXIMOS CURSOS

<strong>A DECORRER EM</strong> <strong>NOVEMBRO</strong><b> 2017</b>
<strong>8 de novembro</strong><b>13 de novembro</b><strong>15 de novembro</strong><strong>22 de novembro</strong><strong>23 e 24 de novembro</strong>

Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin

Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo do curso:

Esta formação tem como principal objetivo iniciar os docentes na utilização da ferramenta Turnitin, por forma a promover uma maior e mais adequada utilização deste software de verificação da originalidade de trabalhos, feedback e avaliação.
A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto”, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).

Objetivos de aprendizagem:

  • Conhecer o software Turnitin e as suas principais funcionalidades;
  • Aceder ao Turnitin: via Moodle U.Porto e via portal e-learning;
  • Criar e configurar um trabalho;
  • Submeter um trabalho via Turnitin;
  • Ler e interpretar o relatório de originalidade;
  • Dar feedback e avaliar.

Programa:

  1. O que é o Turnitin?
  2. Para que serve?
  3. Como se acede?
  4. Como se usa?
  5. Como se consulta o relatório de originalidade?
  6. Dar feedback e avaliar trabalhos.

Formador: Isabel Martins (Tecnologias Educativas UPdigital)

Data: 8 de novembro de 2017

Horário: 9h30 às 12h30

Localização: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Duração: 3h

Vagas: 18 Docentes da U.Porto

Regime do curso: Presencial

Pré-requisitos:
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

Vídeo como ferramenta pedagógica – Panopto

Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos do curso:

Esta formação tem como principal objetivo apresentar e discutir a importância do vídeo no processo pedagógico. Quando utilizar o vídeo e como utilizá-lo de forma eficaz.

Objetivos de aprendizagem:

  • Perceber a importância do vídeo no processo pedagógico;
  • Reconhecer os diferentes tipos de vídeo educativos;
  • Como fazer um vídeo educativo recorrendo ao Panopto.

Programa:

  1. O papel do vídeo na educação – a importância crescente deste meio;
  2. Os diferentes tipos de vídeo educativo, em sala de aula e fora desta;
  3. Vídeos gravados por estudantes? Sim e porquê?
  4. Gravar vídeos com o Panopto. Como usar e começar a gravar diferentes tipos de vídeo.

Formador: Nuno Regadas (Tecnologias Educativas UPdigital)

Data: 13 de novembro de 2017

Horário: 9h30 às 12h30

Localização: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Duração: 3h

Vagas: 18 Docentes da U.Porto

Regime do curso: Presencial

Pré-requisitos: Não aplicável

Google for Education @U.Porto | 3. Google sites

Inscrições:
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos de aprendizagem:

A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto a ferramenta de produção de sítios web, Google Sites, que integra o conjunto de ferramentas da Google “G
Suite for Education”, ilustrar exemplos e contextos de aplicação da mesma e preparar os docentes para a utilização desta ferramenta. No final da sessão os docentes deverão conseguir construir um site e publicá-lo.

Programa:

  • O que é um site
  • A ferramenta Google Sites
  • Alguns exemplos
  • Contextos pedagógicos de utilização
  • Treino prático com a ferramenta
  • Resolução de um problema prático: construção de um site

Formador: Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)

Data: 15 de novembro de 2017

Horário: 14h30 às 17h30

Localização: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Duração: 3h

Vagas: 18 Docentes da U.Porto

Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (Google for Education @U.Porto | 1. Introdução) e terem criado “Conta Google” (*).
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

(*) Como criar e aceder à sua conta Google U.Porto

Google for Education @U.Porto | 4. Google forms

Inscrições:
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos de aprendizagem:

A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto a ferramenta de realização de questionários, Google Forms, que integra o conjunto de ferramentas da Google
“G Suite for Education”, ilustrar exemplos e contextos de aplicação da mesma e preparar os docentes para a utilização desta ferramenta. No final da sessão os docentes deverão conseguir construir um questionário, publicá-lo e analisar as respostas recebidas.

Programa:

  • A ferramenta Google Forms
  • Alguns exemplos de questionários
  • Contextos pedagógicos de utilização
  • Treino prático com a ferramenta
  • Resolução de um problema prático: construção de um questionário, receber respostas e analisá-las

Formador: Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)

Data: 22 de novembro de 2017

Horário: 14h30 às 17h30

Localização Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Duração: 3h

Destinatários: Docentes da U.Porto

Regime do curso: Presencial

Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (Google for Education @U.Porto | 1. Introdução) e terem criado “Conta Google” (*).
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

(*) Como criar e aceder à sua conta Google U.Porto

 
<strong>A DECORRER EM</strong> <strong>DEZEMBRO</strong><b> 2017</b>