Cursos de junho 2019
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Objetivos do curso
- Saber estruturar a página;
- Saber publicar conteúdos, identificando a tipologia de recurso mais adequada;
- Saber adicionar restrições de acesso aos recursos.
Programa
- Conhecer a nova interface e iconografia da plataforma;
- Editar e alterar as configurações da página;
- Publicar e editar recursos:
- Inserir etiquetas
- Adicionar hiperligações
- Criar uma página
- Adicionar ficheiros, pastas de ficheiros e galerias de imagens
- Importar conteúdos SIGARRA (ficha da UC e sumários)
- Criar um livro
- Aplicar restrições de acesso aos recursos.
Resultados
Esta formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a utilização da plataforma Moodle U.Porto, incidindo essencialmente na estruturação da página e no procedimento para a publicação de diversos recursos.
Formadores: Isabel Martins, Nuno Regadas
Data: 3 de junho
Horário: 14h30 / 17h30
Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204
Duração: 3h
Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes
Regime do curso: Presencial
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Objetivo do curso
A formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos necessários à criação de uma folha de assiduidade digital, que permite assinalar as presenças, faltas, atrasos e justificações de cada estudante.
Programa
- Criar um registo de assiduidade
- Adicionar aulas: comum e de grupo/turma
- Configurar estados da assiduidade
- Registar a assiduidade
- Consultar o relatório de assiduidade dos estudantes (todos ou por grupo/turma)
- Exportar o registo de assiduidade
Resultado da aprendizagem
- Saber criar um registo de assiduidade para aula comum ou de grupo/turma.
- Saber configurar os estados da assiduidade.
- Saber registar e consultar a assiduidade dos estudantes.
Pré-requisitos
Para a frequência da formação os participantes devem obrigatoriamente ter conhecimentos básicos de utilização em Moodle. Para além de estarem familiarizados com termos como “recursos” e “atividades”, é importante perceber o conceito e saber criar grupos e agrupamentos na plataforma.
Formadores: Teresa Correia, Isabel Martins
Data: 4 de junho
Horário: 14.30h – 17.30h
Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204
Duração: 3h
Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes
Regime do curso: Presencial
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Objetivo do curso
A formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a gestão dos estudantes em grupos de trabalho, podendo estes ser associados a diferentes tipos de atividades ou recursos.
Resultado da aprendizagem
- Perceber o conceito de grupo e agrupamento, e em que contexto utilizar os grupos e/ou agrupamentos.
- Saber criar grupos (manual e automaticamente) e agrupamentos.
- Saber definir uma atividade que permita aos estudantes a auto inscrição em grupos definidos pelo docente.
- Saber aplicar a um conteúdo uma condição de acesso – para visualização – com base em grupo ou agrupamentos.
Pré-requisitos
Para a frequência da formação os participantes devem ter conhecimentos elementares de utilização em Moodle, estando familiarizados com termos como “recursos” e “atividades” no âmbito da plataforma.
Formadores: Teresa Correia, Hugo Ribeiro
Data: 5 de junho
Horário: 14h30 – 17h30
Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204
Duração: 3
Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes
Regime do curso: Presencial
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Objetivo do curso
- Compreender conceitos sobre tipologias de perguntas;
- Perceber funcionamento de perguntas e testes;
- Criar testes/exames;
- Criar perguntas;
- Associar perguntas a testes;
- Criar exceções durante a prova;
- Consultar resultados;
- Estatísticas sobre a prova.
Programa
- Funcionamento de testes no Moodle
- Introdução às perguntas existentes;
- Criação de perguntas;
- Criação de testes;
- Resultados de testes.
Pré-requisitos
A ferramenta de testes exige conhecimentos iniciais na utilização da plataforma pelo que se aconselha que os docentes saibam gerir conteúdos no Moodle U.PORTO.
Formadores: Hugo Ribeiro, Isabel Martins
Data: 6 de junho
Horário: 14h30– 17h30
Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204
Duração: 3h
Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes
Regime do curso: Presencial
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Objetivos
- Saber configurar uma entrega de trabalho, individual ou de grupo.
- Perceber os passos necessários para a avaliação e comentário online das submissões dos estudantes/grupos.
Programa
- Criar um trabalho individual
- Configurar entregas individuais
- Ver as submissões
- Avaliar: classificação e comentário de feedback
- Criar um trabalho de grupo
- Configurar entregas em grupo
- Ver as submissões dos grupos
- Avaliar o grupo: classificação e comentário de feedback
Pré-requisitos
Para a frequência da formação os participantes devem obrigatoriamente ter conhecimentos básicos de utilização em Moodle. Para além de estarem familiarizados com termos como “recursos” e “atividades”, é fundamental perceber o conceito e saber criar grupos e agrupamentos na plataforma.
Formador: Teresa Correia, Hugo Ribeiro
Data: 7 de junho
Horário: 14h30– 17h30
Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204
Duração: 3h
Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes
Regime do curso: Presencial
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Objetivos de aprendizagem da sessão
- Ser capaz de gerir eficazmente as sessões existentes no Panopto;
- Conhecer a estrutura de pastas e a navegação no video management system do Panopto;
- Reconhecer os cuidados a ter na alteração de permissões de visualização;
- As estatísticas e como interpretá-las.
Programa
- Como gerir a biblioteca de vídeos.
- Copiar, mover, criar pastas.
- Estatísticas
Formadores: Nuno Regadas, Hugo Ribeiro
Data: 11 junho
Horário: 14h30– 16h30
Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204
Duração: 2h
Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições para as OFICINAS DE PARTILHA PEDAGÓGICA – 11 a 13 de junho:
Oficina I - Como falar para uma câmara de vídeo - 11 de junho - 14h30 às 17h30Inscrições
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Objetivos
1. Treinar a oralidade e a capacidade de comunicação;
2. Capacitar os formandos para falar em frente a uma câmara no contexto de vídeo educativo – exercício prático.
Programa
Resumo: Nesta ação de formação será explorada a relação de um docente com a câmara de vídeo em exercício pedagógico. Fundamentalmente, pretende-se dotar os docentes de capacidades de comunicação em situações de gravação de vídeo, para potenciar a formação a distância ou diversificar o tipo de conteúdo educativo na atividades letivas quotidianas.
Formador: Pedro Pacheco
Data: 11 de junho
Horário: 14h30– 17h30
Localização: Auditório da Régie do edifício de Coronel Pacheco / Estúdio de TV
Duração: 3h
N.º máximo de formandos: 10
Regime do curso: Presencial
Oficina II - Metodologia de Case Study - Um aliado pedagógico - 12 de Junho - 9h30 às 12h30Inscrições
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Objetivo do curso
Resultado da aprendizagem
Formadores: Renata Blanc
https://www.linkedin.com/in/renata-blanc-de-melo-345464/
Data: 13 de junho
Horário: 9h30 – 12h30
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111
Duração: 3 horas
Vagas:
Regime do curso: Presencial
Oficina III - Integração da diversidade na Universidade do Porto - 12 de junho - 14h30 às 17h30Inscrições
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Objetivos
A criação de ambientes interculturais é o mais importante desafio que a internacionalização coloca a todas as pessoas que, na Universidade, são responsáveis pela qualidade das aprendizagens e bem-estar de estudantes. Este curso pretende apresentar e discutir resultados na UP do projeto HE4u2, no âmbito do qual se realizou uma ação de formação em 2017; com base na discussão pretende-se ainda identificar estratégias e atividades que potencializem a capacidade de resposta da Universidade à sua crescente diversidade.
Resultados da Aprendizagem
– Problematizar a temática de direitos humanos no Ensino Superior.
– Conhecer e problematizar dados da UP no diz respeito à inclusão e diversidade no ES
– Implementar atividades e estratégias para promover a inclusão.
Metodologia de ensino utilizada
Esta ação de formação será desenvolvida em duas fases:
-Fase de formação não presencial: textos e vídeos preparatórios que abordam aspetos interculturais disponibilizados na plataforma moodle;
– Fase de formação presencial:
- Apresentação dinâmica dos resultados do projeto Integração da Diversidade no Ensino Superior: objetivos e tarefas do projeto; dados da Universidade do Porto; mentoria de pares e outras estratégias de apoio; descolonização do currículo;
- Discussão coletiva;
- Trabalho em grupo no sentido de gerar estratégias de promoção de um ambiente intercultural mais inclusivo;
- Partilha coletiva de estratégias e integração final.
Formadores: Amélia Lopes, Isabel Menezes, José Pedro Amorim, Sofia Castanheira Pais e Márcia Coelho
Data: 12 de junho
Horário: 14h30– 17h30
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111
Duração: 3h
Vagas: 20
Regime do curso: Presencial
Oficina IV - Treinar a Resiliência: Porquê e Para Quê?- 13 de junho – 9h30 às 12h30Inscrições
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Objetivo do curso
- Demostrar a pertinência do treino da resiliência nos diversos domínios da nossa vida, em especial no contexto do Docente Universitário
- Identificar as dimensões que potenciam o nosso nível de resiliência individual
- Partilhar metodologias que levam ao aumento da resiliência individual e que permitem lidar com os desafios do dia-a-dia de forma mais ampla e construtiva
Programa
- Enquadrar o treino da Resiliência no âmbito da Psicologia Positiva
- Ampliar o meu nível de resiliência
- Como aumentar a confiança, o networking, a adaptabilidade e o propósito
- O otimismo realista
- Gerir emoções para contagiar performance
Resultado da aprendizagem
- Ampliar a auto-consciência sobre as dimensões que potenciam o treino da resiliência
- Identificar as ações a desenvolver para nutrir a nossa resiliência
Metodologia
Trata-se de uma metodologia participativa, com um foco efetivo sobre o dia-a-dia do Docente Universitário. Serão realizados trabalhos em grupo e exercícios de reflexão individual, promovendo a aquisição de ferramentas que potenciem o treino da resiliência.
Formador: Isabel Paiva de Sousa
https://www.linkedin.com/in/isabel-paiva-de-sousa-2b53bbb/
Data: 13 de junho
Horário: 9h30 – 12h30
Localização: Reitoria da universidade do Porto – sala 111
Duração: 3
Vagas: 30
Regime do curso: Presencial
Oficina V - Video Lectures enquanto ferramenta pedagógica - 13 de junho – 14h às 16hInscrições
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Lista de espera aquiPúblico alvo
Docentes Universitários (preferencialmente, os formandos deverão fazer-se acompanhar de smartphone/iPhone ou iPad/Tablet)Objetivos de aprendizagem
- Apresentar o vídeo enquanto ferramenta pedagógica em contexto de ensino presencial e à distância
- Contextualizar os formatos e aplicações disponíveis para a gravação de vídeos na U.Porto
- Exemplificar o tema com:
- “Video Lecture Capture” na unidade curricular “Toxicologia Mecanística” (ToxMec) do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) da U.Porto
- “Video Lecture” no MOOC TOX-OER
- Dar a conhecer bibliografia atualizada sobre o tema
Resultados de aprendizagem
- Descrever, exemplificando, metodologias para a utilização do vídeo enquanto ferramenta pedagógica
- Discutir, apoiando-se em referências bibliográficas, as vantagens e desvantagens da utilização do vídeo enquanto ferramenta de aprendizagem
- Fazer uso da aplicação “Explain Everything” (“Explain EDU” e/ou “Explain Everything Whiteboard”) enquanto ferramenta pedagógica
Organização da formação
- Sala de formação com projetor
- Apresentação do tema (30 min*)
- Discussão sobre as vantagens e desvantagens da utilização do vídeo e das diferentes ferramentas/aplicações disponíveis (20 min*)
- Intervalo (10 min)
- Sala de formação com bom acesso à rede (utilização pessoal de computadores/tablets/smartphones)
- Exemplificação: “ToxMec” e “TOX-OER” (10 min*)
- Componente prática de realização de um “video”, usando o aplicativo “Explain Everything” (50 min*)
Formador: Fernando Remião
Data: 13 de junho
Horário: 14h – 16h
Localização: Reitoria da universidade do Porto – sala 111
Duração: 2h
Regime do curso: Presencial
Inscrições
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Descrição da sessão
Este webinar aborda a tendência crescente de colocar os estudantes no papel de produtores de vídeo.
Como utilizar esta estratégia na sala de aula e quais os benefícios de o fazer?
Como usar o conceito de flipped classroom em benefício de todos, estudantes e docentes.
Objetivos de aprendizagem da sessão
• Perceber a relevância da gravação de vídeos por estudantes;
• Reconhecer os diferentes contextos de utilização;
• Reconhecer os cuidados a ter na preparação, gravação e edição dos vídeos.
Formadores: Nuno Regadas
Data: 19 junho
Horário: 14h30– 15h30
Localização: zoom
Duração: 1h
Vagas: mínimo 6 e máximo 100 docentes
Regime do curso: Online
Nota: 2 dias antes da sessão envia-se aos inscritos o link de acesso à sala virtual onde irá decorrer o webinar.
Inscrições
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Objetivos do curso
- Saber estruturar a página;
- Saber publicar conteúdos, identificando a tipologia de recurso mais adequada;
- Saber adicionar restrições de acesso aos recursos.
Programa
- Conhecer a nova interface e iconografia da plataforma;
- Editar e alterar as configurações da página;
- Publicar e editar recursos:
- Inserir etiquetas
- Adicionar hiperligações
- Criar uma página
- Adicionar ficheiros, pastas de ficheiros e galerias de imagens
- Importar conteúdos SIGARRA (ficha da UC e sumários)
- Criar um livro
- Aplicar restrições de acesso aos recursos.
Resultados
Esta formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a utilização da plataforma Moodle U.Porto, incidindo essencialmente na estruturação da página e no procedimento para a publicação de diversos recursos.
Formadores: Isabel Martins, Nuno Regadas
Data: 25 de junho
Horário: 9h30 / 12h30
Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204
Duração: 3h
Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
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Objetivo do curso
A formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a gestão dos estudantes em grupos de trabalho, podendo estes ser associados a diferentes tipos de atividades ou recursos.
Resultado da aprendizagem
- Perceber o conceito de grupo e agrupamento, e em que contexto utilizar os grupos e/ou agrupamentos.
- Saber criar grupos (manual e automaticamente) e agrupamentos.
- Saber definir uma atividade que permita aos estudantes a auto inscrição em grupos definidos pelo docente.
- Saber aplicar a um conteúdo uma condição de acesso – para visualização – com base em grupo ou agrupamentos.
Pré-requisitos
Para a frequência da formação os participantes devem ter conhecimentos elementares de utilização em Moodle, estando familiarizados com termos como “recursos” e “atividades” no âmbito da plataforma.
Formadores: Teresa Correia, Hugo Ribeiro
Data: 26 de junho
Horário: 9h30 – 12h30
Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204
Duração: 3
Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes
Regime do curso: Presencial
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Objetivos
- Saber configurar uma entrega de trabalho, individual ou de grupo.
- Perceber os passos necessários para a avaliação e comentário online das submissões dos estudantes/grupos.
Programa
- Criar um trabalho individual
- Configurar entregas individuais
- Ver as submissões
- Avaliar: classificação e comentário de feedback
- Criar um trabalho de grupo
- Configurar entregas em grupo
- Ver as submissões dos grupos
- Avaliar o grupo: classificação e comentário de feedback
Pré-requisitos
Para a frequência da formação os participantes devem obrigatoriamente ter conhecimentos básicos de utilização em Moodle. Para além de estarem familiarizados com termos como “recursos” e “atividades”, é fundamental perceber o conceito e saber criar grupos e agrupamentos na plataforma.
Formador: Teresa Correia, Hugo Ribeiro
Data: 27 de junho
Horário: 9h30– 12h30
Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204
Duração: 3h
Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes
Regime do curso: Presencial
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Objetivo do curso
- Compreender conceitos sobre tipologias de perguntas;
- Perceber funcionamento de perguntas e testes;
- Criar testes/exames;
- Criar perguntas;
- Associar perguntas a testes;
- Criar exceções durante a prova;
- Consultar resultados;
- Estatísticas sobre a prova.
Programa
- Funcionamento de testes no Moodle
- Introdução às perguntas existentes;
- Criação de perguntas;
- Criação de testes;
- Resultados de testes.
Pré-requisitos
A ferramenta de testes exige conhecimentos iniciais na utilização da plataforma pelo que se aconselha que os docentes saibam gerir conteúdos no Moodle U.PORTO.
Formadores: Hugo Ribeiro, Isabel Martins
Data: 28 de junho
Horário: 9h30– 12h30
Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204
Duração: 3h
Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes
Regime do curso: Presencial