Cursos de dezembro 2018

Moodle: criar testes - 03 de dezembro - 14h30/17h30

Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo do curso

Esta formação tem como explorar a ferramenta de testes no Moodle.

Objetivos de aprendizagem da sessão

  1. Compreender conceitos sobre tipologias de perguntas;
  2. Perceber funcionamento de perguntas e testes;
  3. Criar testes/exames;
  4. Criar perguntas;
  5. Associar perguntas a testes;
  6. Criar exceções durante a prova;
  7. Consultar resultados;
  8. Estatísticas sobre a prova.

Programa

  1. Funcionamento de testes no Moodle
  2. Introdução às perguntas existentes;
  3. Criação de perguntas;
  4. Criação de testes;
  5. Resultados de testes.

Pré-requisitos:
Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

Formador: Hugo RibeiroIsabel Martins (Tecnologias Educativas U.Porto)

Data: 03 de dezembro

Horário: 14h30 / 17h30

Localização: Sala B319 -FEUP

Duração: 3h

Vagas: 15 Docentes

Regime do curso: Presencial

Turnitin: prevenção do plágio e feedback no trabalho escrito - 05 de dezembro - 09h30/12h30

Inscrições: 
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos do curso

Esta formação tem como principal objetivo conhecer as funcionalidades de feedback e avaliação de trabalhos disponíveis na ferramenta Turnitin. Além do relatório de originalidade dos trabalhos, os Professores podem comentar os trabalhos dos estudantes e criar e aplicar grelhas de avaliação aos mesmos.

Objetivos de aprendizagem da sessão:

  1. Inserir comentários de diferentes tipologias nos trabalhos dos estudantes;
  2. Criar e aplicar grelhas de avaliação a trabalhos.

Programa

  1. Feedback no trabalho escrito:
    1. Inserir comentários de texto e voz nos trabalhos;
    2. Criar e usar quickmarks
    3. Guardar e reutilizar quickmarks
  2. Criar e aplicar rubricas/grelhas de avaliação:
    1. Definir critérios e escalas de avaliação
    2. Associar uma grelha de avaliação a um trabalho
    3. Exemplos de grelhas de avaliação
    4. Aplicar grelhas de avaliação a um trabalho

Pré-requisitos:
Os Docentes já devem conhecer  e ter usado a ferramenta Turnitin.

Observações:
Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

Formadores: Isabel Martins / Teresa Correia (Tecnologias Educativas U.Porto)

Data: 05 de dezembro

Horário: 9h30 / 12h30

Localização: Sala 115 – Reitoria U.POrto

Duração: 3h

Vagas:  15 Docentes

Regime do curso: Presencial

Práticas de voz e técnica vocal - 06 de dezembro - 14h00/18h00

Inscrições:
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição para a LISTA DE ESPERA 

Objetivos do curso

Conhecer conceitos e práticas de saúde e técnica vocal, importantes para uma utilização mais saudável e satisfatória da voz.

Resultados: Conhecimento fundamental sobre o mecanismo de produção vocal;
Adoção comportamentos vocais mais saudáveis;
Identificação de sinais de risco/alerta de patologia vocal;
Adequação dos padrões de postura corporal, respiração e colocação de voz à atividade vocal;
Conhecimento de técnicas para melhoria da flexibilidade e resistência vocais;
Conhecimento de práticas de aquecimento e desativação vocal.

Observações:
Se possível, deve trazer o seu colchão, manta e almofada.

Formador: Joana Manarte
https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/joana-manarte 

https://www.linkedin.com/in/joana-manarte-1b942023/

Data: 06 de dezembro

Horário:14h00 / 18h00

Localização: Sala 477 – Reitoria U.Porto

Duração: 4h

Vagas:  12 Docentes

Regime do curso: Presencial

LinkedIn para Docentes Universitários - 10 de dezembro - 09h30/12h30

Inscrições: 
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos do curso:
Como criar um Perfil apelativo para reforçar autoridade e thought leadership. – como desenvolver uma rede de contactos poderosa para ganhar alcance e visibilidade junto da sua area de especialidade ou investigação – como fazer Prospeção de contatos chave (empresas e pessoas) usando a busca avançada e outras ferramentas – como selecionar os Grupos de Influência mais importantes para a sua atividade académica – como produzir conteúdos relevantes para a sua audiência

Resultados de aprendizagem:
Consciencializar para a importância da rede profissional Linkedin; Construção de Perfis de Sucesso; Desenvolvimento de estratégia de Contactos; Criação de Conteúdos; Plano de Ação Linkedin

Formador: Pedro Caramez:  https://www.linkedin.com/in/caramez/

Data: 10 de dezembro

Horário: 09h30/12h30 

Localização: Sala 332 – Reitoria U.Porto

Duração: 3h

Regime do curso: Presencial

O feedback como estratégia de melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior - 11 de dezembro - 10h00/13h00

Inscrições: 
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivos:

Fundamentar a importância do feedback como estratégia de melhoria das práticas pedagógicas.
•Identificar modos e agentes desse feedback.
•Caraterizar práticas de feedback e respetivas finalidades.

•Organizar um plano de recolha e análise do feedback à medida das necessidades de cada participante.

Resultados:

Identificar as práticas de feedback utilizadas e suas finalidades;
Desenhar um plano de recolha e análise do feedback à medida das necessidades de cada participante.

Formadora: Ana Mouraz

Investigadora colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativa – FPCEUP

https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/ana-mouraz

https://www.linkedin.com/in/ana-mouraz-5ba8603b/?originalSubdomain=pt

Data: 11 de dezembro

Horário: 10h00 / 13h00

Localização: Reitoria U.Porto

Duração: 3h

Vagas:  20 Docentes

Regime do curso: Presencial