Cursos dezembro de 2021

</strong>Webinar – Importação de perguntas em massa<strong>

Data / Hora
06/12/2021 / 15:00 – 16:30

Link para entrar na sessão: https://tinyurl.com/formacaoTE

Serão apresentadas formas alternativas de importação de perguntas de uma só vez através de soluções externas.
Espera-se que os participantes estejam já familiarizados com o funcionamento das perguntas e testes no Moodle.

Não é necessário qualquer tipo de registo, basta aceder ao link da sessão

Não será emitido qualquer certificado.

Nota: o início do webinar tem uma tolerância de 10 minutos.  Findo este tempo, e não estando participantes na sala, a sessão será cancelada.

 

As salas de aula omnipresentes</strong><strong>

Sobre a formação:

A transformação dos métodos pedagógicos causada pelo ensino remoto de emergência, adotado para responder aos confinamentos impostos pela pandemia, trouxe à evidência os problemas e o potencial das práticas de ensino e aprendizagem que passaram a ser habitualmente conhecidas como “ensino híbrido”. À experiência (tanto positiva como negativa) assim adquirida acrescenta-se a transformação legislativa aprovada pelo Decreto-Lei 133/2019, que permitiu a acreditação de ciclos de estudos ministrados a distância. Esta sessão de formação convida os participantes a experimentar um modelo “flipped-classroom” adaptado à deslocalização da prática letiva, centrado na sala de aulas, mas independente dela, que tem por objetivo proporcionar uma experiência educativa de qualidade, qualquer que seja o palco em que se situa cada ator (presencial / distância). Para além de se apresentar a organização técnico-pedagógica subjacente ao modelo proposto, que será usado para ministrar a própria sessão, será também promovida uma reflexão sobre as suas virtudes e limitações.

 

Objetivos do módulo:

  • Sensibilizar os participantes para as limitações do modelo educativo tradicional, de natureza expositiva e centrado na sala de aulas
  • Experimentar e discutir um modelo alternativo que alia os métodos “flipped-classroom” à deslocalização das atividades de ensino e aprendizagem

Resultados de aprendizagem (Competências que os formandos deverão ter adquirido no final do curso):

  • Explicar as limitações do modelo educativo tradicional face à transformação pedagógica causada pelos desenvolvimentos tecnológicos e legislativos
  • Desenhar práticas pedagógicas que promovam a inclusividade dos atores no palco educativo independentemente do regime de participação (presencial ou a distância)
  • Criar conteúdos de e-learning que apoiem a reforma do modelo educativo

 

Regime:

Presencial

Local:

FLUP, sala 208 (2º piso)

Data e horário:

16 dezembro – 09h00 às 12h00

Inscrições: https://forms.gle/NLcRJhTty23WMRdr8

Programa Transversal de Mentoria Interpares da U. Porto (Mentoria U. Porto) – princípios orientadores e modos de funcionamento</strong><strong>

 

O Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto (Mentoria U. Porto) entrou no seu 3º ano de implementação e apresenta já uma consistência e envolvimento muito significativo de docentes e de estudantes (mentores e mentorados). Com um elevado índice de participação, a Mentoria U. Porto demonstra a sua grande importância para a integração e vivências solidárias na universidade, indo de encontro às necessidades dos estudantes e fomentando os sentimentos de pertença à Mentoria, a cada Faculdade e Ciclo de Estudos e à U. Porto.

Este curso terá como enfoque os princípios orientadores e eixos estruturantes do Programa, fundamentais para o seu desenvolvimento e a abordagem de diferentes práticas, vivências e desafios decorrentes da sua implementação.

Objetivos:

– Refletir sobre a responsabilidade institucional pelos processos de acolhimento, integração e promoção de vivências democráticas e solidárias dos estudantes no ensino superior

– Apresentar e refletir sobre os princípios orientadores e eixos estruturantes do Programa de Mentoria U.Porto;

– Contextualizar e discutir desafios práticos e vivenciais da Mentoria nas várias UO e Ciclos de Estudo: modos de funcionamento, estruturas, procedimentos práticos,  processos de implementação, desenvolvimento, supervisão pedagógica e monitorização;

– Aprofundar a cooperação intrainstitucional  no âmbito da Mentoria U. Porto.

Programa:

I – A MENTORIA INTERPARES COMO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR :

  1. Desafios associados à integração e vivência dos estudantes no ensino superior;
  2. Responsabilidade institucional e cooperação interinstitucional na criação de programas de acolhimento, integração e vivências democráticas e solidárias no ensino superior;
  3. Contributo de programas de mentoria interpares no ensino superior para a formação integral dos estudantes e para o desenvolvimento de competências transversais

 

II – PRINCÍPIOS ORIENTADORES E EIXOS ESTRUTURANTES DO PROGRAMA DE MENTORIA U.PORTO:

  1. Objetivos
  2. Eixos Estruturantes
  3. Enquadramento Institucional
  4. Organização e Funcionamento
  5. Direitos e Deveres de mentores e mentorados
  6. Coordenação docente, acompanhamento e supervisão pedagógica.

 

 

III – DESAFIOS PRÁTICOS E VIVENCIAIS DA MENTORIA U. PORTO NAS VÁRIAS UO E CICLOS DE ESTUDO

  1. Inscrições de mentores e mentorados/as;
  2. Formação de mentores/as;
  3. Relações mentor-mentorado: procedimentos, desafios e dilemas;
  4. Processos de comunicação e acompanhamento.
  5. A Mentoria para além da relação entre pares: possibilidades e desafios;
  6. Monitorização da Mentoria U. Porto a nível geral e em cada UO ;

 

Metodologia:

Apresentação dos principais desafios subjacentes à criação da Mentoria U. Porto, dos seus objetivos e linhas de orientação;

Reflexão, em grande grupo, sobre os processos de implementação, desenvolvimento e monitorização do Programa e o trabalho pedagógico inerente, tendo por base a experiência dos dois primeiros anos da Mentoria U. Porto a nível da Universidade e das diferentes UO;

Participantes:

Docentes que integram o Programa de Mentoria da U.Porto

Docentes que tencionem integrar a Mentoria U. Porto

 

Equipa de formadores: Teresa Medina, Isabel Ribeiro e Flora Torres

Data: 6 de dezembro

Horário: 17h00 – 19h30

Regime: Presencial

Vagas: 40 docentes

Local: Reitoria da U.Porto – Auditório Ruy Luís Gomes

Inscrições: https://forms.gle/FJSF32r226kTkzBD7