</strong>Webinar – Importação de perguntas em massa<strong>
Data / Hora
06/12/2021 / 15:00 – 16:30
Serão apresentadas formas alternativas de importação de perguntas de uma só vez através de soluções externas.
Espera-se que os participantes estejam já familiarizados com o funcionamento das perguntas e testes no Moodle.
Não é necessário qualquer tipo de registo, basta aceder ao link da sessão
Não será emitido qualquer certificado.
Nota: o início do webinar tem uma tolerância de 10 minutos. Findo este tempo, e não estando participantes na sala, a sessão será cancelada.
As salas de aula omnipresentes</strong><strong>
Sobre a formação:
A transformação dos métodos pedagógicos causada pelo ensino remoto de emergência, adotado para responder aos confinamentos impostos pela pandemia, trouxe à evidência os problemas e o potencial das práticas de ensino e aprendizagem que passaram a ser habitualmente conhecidas como “ensino híbrido”. À experiência (tanto positiva como negativa) assim adquirida acrescenta-se a transformação legislativa aprovada pelo Decreto-Lei 133/2019, que permitiu a acreditação de ciclos de estudos ministrados a distância. Esta sessão de formação convida os participantes a experimentar um modelo “flipped-classroom” adaptado à deslocalização da prática letiva, centrado na sala de aulas, mas independente dela, que tem por objetivo proporcionar uma experiência educativa de qualidade, qualquer que seja o palco em que se situa cada ator (presencial / distância). Para além de se apresentar a organização técnico-pedagógica subjacente ao modelo proposto, que será usado para ministrar a própria sessão, será também promovida uma reflexão sobre as suas virtudes e limitações.
Objetivos do módulo:
- Sensibilizar os participantes para as limitações do modelo educativo tradicional, de natureza expositiva e centrado na sala de aulas
- Experimentar e discutir um modelo alternativo que alia os métodos “flipped-classroom” à deslocalização das atividades de ensino e aprendizagem
Resultados de aprendizagem (Competências que os formandos deverão ter adquirido no final do curso):
- Explicar as limitações do modelo educativo tradicional face à transformação pedagógica causada pelos desenvolvimentos tecnológicos e legislativos
- Desenhar práticas pedagógicas que promovam a inclusividade dos atores no palco educativo independentemente do regime de participação (presencial ou a distância)
- Criar conteúdos de e-learning que apoiem a reforma do modelo educativo
Regime:
Presencial
Local:
FLUP, sala 208 (2º piso)
Data e horário:
16 dezembro – 09h00 às 12h00
Inscrições: https://forms.gle/NLcRJhTty23WMRdr8
Programa Transversal de Mentoria Interpares da U. Porto (Mentoria U. Porto) – princípios orientadores e modos de funcionamento</strong><strong>
O Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto (Mentoria U. Porto) entrou no seu 3º ano de implementação e apresenta já uma consistência e envolvimento muito significativo de docentes e de estudantes (mentores e mentorados). Com um elevado índice de participação, a Mentoria U. Porto demonstra a sua grande importância para a integração e vivências solidárias na universidade, indo de encontro às necessidades dos estudantes e fomentando os sentimentos de pertença à Mentoria, a cada Faculdade e Ciclo de Estudos e à U. Porto.
Este curso terá como enfoque os princípios orientadores e eixos estruturantes do Programa, fundamentais para o seu desenvolvimento e a abordagem de diferentes práticas, vivências e desafios decorrentes da sua implementação.
Objetivos:
– Refletir sobre a responsabilidade institucional pelos processos de acolhimento, integração e promoção de vivências democráticas e solidárias dos estudantes no ensino superior
– Apresentar e refletir sobre os princípios orientadores e eixos estruturantes do Programa de Mentoria U.Porto;
– Contextualizar e discutir desafios práticos e vivenciais da Mentoria nas várias UO e Ciclos de Estudo: modos de funcionamento, estruturas, procedimentos práticos, processos de implementação, desenvolvimento, supervisão pedagógica e monitorização;
– Aprofundar a cooperação intrainstitucional no âmbito da Mentoria U. Porto.
Programa:
I – A MENTORIA INTERPARES COMO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR :
- Desafios associados à integração e vivência dos estudantes no ensino superior;
- Responsabilidade institucional e cooperação interinstitucional na criação de programas de acolhimento, integração e vivências democráticas e solidárias no ensino superior;
- Contributo de programas de mentoria interpares no ensino superior para a formação integral dos estudantes e para o desenvolvimento de competências transversais
II – PRINCÍPIOS ORIENTADORES E EIXOS ESTRUTURANTES DO PROGRAMA DE MENTORIA U.PORTO:
- Objetivos
- Eixos Estruturantes
- Enquadramento Institucional
- Organização e Funcionamento
- Direitos e Deveres de mentores e mentorados
- Coordenação docente, acompanhamento e supervisão pedagógica.
III – DESAFIOS PRÁTICOS E VIVENCIAIS DA MENTORIA U. PORTO NAS VÁRIAS UO E CICLOS DE ESTUDO
- Inscrições de mentores e mentorados/as;
- Formação de mentores/as;
- Relações mentor-mentorado: procedimentos, desafios e dilemas;
- Processos de comunicação e acompanhamento.
- A Mentoria para além da relação entre pares: possibilidades e desafios;
- Monitorização da Mentoria U. Porto a nível geral e em cada UO ;
Metodologia:
Apresentação dos principais desafios subjacentes à criação da Mentoria U. Porto, dos seus objetivos e linhas de orientação;
Reflexão, em grande grupo, sobre os processos de implementação, desenvolvimento e monitorização do Programa e o trabalho pedagógico inerente, tendo por base a experiência dos dois primeiros anos da Mentoria U. Porto a nível da Universidade e das diferentes UO;
Participantes:
Docentes que integram o Programa de Mentoria da U.Porto
Docentes que tencionem integrar a Mentoria U. Porto
Equipa de formadores: Teresa Medina, Isabel Ribeiro e Flora Torres
Data: 6 de dezembro
Horário: 17h00 – 19h30
Regime: Presencial
Vagas: 40 docentes
Local: Reitoria da U.Porto – Auditório Ruy Luís Gomes
Inscrições: https://forms.gle/FJSF32r226kTkzBD7