Cursos de fevereiro 2018

Competências de Comunicação e Voz na Docência: Conhecer para otimizar - 01 fevereiro - 09h30/17h30

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Docentes Externos: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Objetivo do curso: 

  • (Re) Conhecer os diferentes elementos que participam no processo de comunicação de produção vocal
  • Identificar aspetos que interferem com a saúde vocal
  • Analisar elementos do perfil individual de voz falada e sua influência no processo comunicativo
  • Experienciar técnicas de controlo vocal e respiratório
  • Aplicar as técnicas abordadas em contextos de prática profissional

Formador: Ricardo Santos (Docente na ESTSP-IPP) – CV: Visualizar

Data: 01 de fevereiro 2018

Horário: 09h30 às 17h30

Localização: Sala 115 – Reitoria da U.Porto

Duração: 7h

Vagas: 18 Docentes

Regime do curso: Presencial

Como acompanhar alunos em trabalhos de projetos - 07 fevereiro - 10h00/13h00

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Docentes Externos: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Objetivo do curso: 

Esta formação é centrada na discussão de estratégias e troca de experiências entre os participantes, com o objetivo de melhorar o modo como os docentes fazem o acompanhamento dos alunos durante a realização de trabalhos de projeto.

Embora se pretenda tratar este assunto de modo transversal a ciclos de estudo e disciplinas, a discussão incidirá essencialmente sobre projetos no âmbito de 1º e 2º ciclos de estudo.

Serão abordadas as diferentes fases de desenvolvimento de um projeto:

  1. Definição da ideia ou tema do projeto
  2. Plano de ação
  3. Execução e monitorização do projeto
  4. Produto final do projeto
  5. Apresentação ou discussão do projeto

Algumas questões a discutir:

  1. Quem deve propor a ideia ou tema para o projeto: o professor ou o(s) aluno(s)?
  2. Como definir o produto final que deve resultar do projeto?
  3. Questões centrais sobre a planificação da execução do projeto: dificuldade do tema e estimativas de tempo de trabalho.
  4. Como monitorizar e dar feedback sobre a execução do projeto ao longo do tempo?
  5. Produção e submissão do produto final: prever a possibilidade de melhorar e resubmeter?
  6. No final: apresentar ou discutir o projeto?

Formador: José Paulo Cravino, Docente do Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia – CIDTFF (CV)

Data: 07 de fevereiro 2018

Horário: 10h00 às 13h00

Localização: Sala 115 – Reitoria da U.Porto

Duração: 3h

Vagas: 18 Docentes

Regime do curso: Presencial

Potentials of digital learning for higher education - 07 fevereiro - 14h30/17h30

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Docentes Externos: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Formador:
Ulf Daniel Ehlers, Baden-Württemberg Cooperative State University Karlsruhe

Abstract:

Digital technologies today constitute a reality in teaching and learning in universities.

More and more teachers and students make use of digital media and benefit from greater flexibility, improved self-study opportunities and more student centered learning environments, and that universities across Europe have made great progress in innovation of teaching and learning. However, digital technologies for higher education are also a subject of great debate. It is clear that technology enhanced learning is demanding for holistic concepts of teaching and learning innovation – teachers as well as students have to be taken onboard, so that new possibilities can turn into potentials and successes. Digital tools, learning design, content, MOOCs and digital skill, open and free educational resources and open educational practices are just some of the issues which need attention development and support. Teachers often felt that they are left alone in meeting these great challenges. The workshop will build on questions and issue of participants which will be asked to contribute their issues in the beginning. Innovation in teaching and learning, good practices and successful examples are put in the center and participants will be asked to develop their own vision and plan for a next step in their digital teaching future.

Data: 07 de fevereiro 2018

Horário: 14h30 às 17h30

Localização: Biblioteca do Fundo Antigo – Reitoria da U.Porto

Duração: 3h

Vagas: 30 Docentes

Regime do curso: Presencial

Motivação no ensino universitário - o que faz andar a roda: Modulo I - Motivação nos Professores - 08 fevereiro - 14h00/18h00

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Docentes Externos: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Objetivo do curso:
O workshop “Motivação no ensino universitário – o que faz andar a roda” pretende ser um momento de reflexão assim como uma oportunidade para colocar em prática algumas estratégias.

Módulo I – Motivação nos professores
Estratégias motivacionais para docentes
Estratégias para os docentes adquirirem a capacidade de se motivarem a si mesmos, aos seus estudantes e colegas.
Diversas variáveis como a motivação dos seus estudantes, as práticas institucionais, o bem-estar físico e psicológico podem influenciar a motivação dos professores.

Formador: Margarida F. Braga, Docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Data: 08 de fevereiro 2018

Horário: 14h00 às 18h00

Localização: FEP – Edificio das pós-graduações – Sala 613

Duração: 4h

Vagas: 18 Docentes

Regime do curso: Presencial

Motivação no ensino universitário - o que faz andar a roda: Modulo II - Motivação nos Estudantes- 09 fevereiro - 14h00/18h00

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Docentes Externos: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Objetivo do curso:
O workshop “Motivação no ensino universitário – o que faz andar a roda” pretende ser um momento de reflexão assim como uma oportunidade para colocar em prática algumas estratégias.

Módulo II – Motivação nos estudantes
Estratégias motivacionais para estudantes
Desenvolver a motivação nos estudantes é a chave para o sucesso académico.
Diversas teorias explicam os aspetos psicológicos da motivação, assumindo as crenças pessoais, o ambiente e aspetos sociais como elementos centrais. Com este workshop pretende-se refletir sobre o que faz mobilizar e motivar os estudantes.

Formador: Margarida F. Braga; Docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Data: 09 de fevereiro 2018

Horário: 14h00 às 18h00

Localização: FEP – Edificio das pós-graduações – Sala 613

Duração: 4h

Vagas: 18 Docentes

Regime do curso: Presencial

Boas Práticas no Ensino Superior: Gestão de trabalhos de grupo - 27 fevereiro - 14h30/17h30

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Nota: os docentes que ficaram em lista de espera serão contactados

Objetivos do curso:

Neste workshop analisaremos boas práticas associadas à criação de grupos, à gestão da realização dos trabalhos e à avaliação de trabalhos e projetos realizados por vários estudantes.

Formador: Sofia Sá (formadora externa)

Data: 27 de fevereiro de 2018

Horário: 14h30 às 17h30

Localização: Sala 115 – Reitoria da U.Porto

Duração: 3h

Vagas:  18 Docentes

Regime do curso: Presencial

Boas Práticas no Ensino Superior - Método Interrogativo - 28 fevereiro - 10h00/13h00

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Nota: os docentes que ficaram em lista de espera serão contactados

Objetivos do curso:

Neste workshop abordaremos as fases do método interrogativo em sala de aula, os tipos de perguntas mais eficazes bem como boas práticas associadas ao mesmo.

Formador: Sofia Sá (formadora externa)

Data: 28 de fevereiro de 2018

Horário: 10h00 às 13h00

Localização: Sala 115 – Reitoria da U.Porto

Duração: 3h

Vagas:  18 Docentes

Regime do curso: Presencial

Boas Práticas no Ensino Superior - MindMapping - 28 fevereiro - 14h00/17h00

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Nota: os docentes que ficaram em lista de espera serão contactados

Objetivos do curso:

Neste workshop abordaremos as potencialidades da utilização de Mapas Mentais em sala de aula, bem como os procedimentos necessários à sua criação (é necessário um equipamento com ligação à Internet).

Formador: Sofia Sá (formadora externa)

Data: 28 de fevereiro de 2018

Horário: 14h00 às 17h00

Localização: Sala 115 – Reitoria da U.Porto

Duração: 3h

Vagas:  18 Docentes

Regime do curso: Presencial