Cursos março 2022

Feedback Pedagógico como ferramenta para o sucesso

“It’s the quality of the feedback rather than its existence or absence that determines its power”

Stiggins et al, 2004

Como docentes no Ensino Superior o feedback, quer formativo quer sumativo, quer oralmente ou por escrito, é uma tarefa quotidiana. Estaremos a fazê-lo de forma a realmente potenciar aprendizagens? Que boas práticas podemos aplicar? O que diz a investigação sobre este assunto? Neste encontro responderemos a estas e a outras perguntas sobre Feedback no Ensino Superior.

Inscrições aqui

Formador   Sofia Sá

Data: 3 de março

Horário: 10h às 12h

Duração: 2h

Vagas: 50 docentes

Regime do curso: Plataforma Zoom

Treino da Atenção: cultivar uma mente presente

Temas a explorar:

  • A relevância do treino da atenção no contexto de vida atual
  • Clarificar conceitos: práticas de meditação, mindfulness (cultivo & aplicação) e o treino da atenção
  • Treinar a atenção: os passos fundamentais [inclui prática guiada]
  • Dicas para integração no dia-a-dia e para estabelecer uma prática pessoal

 

Resultados da aprendizagem:

  • Entendimento sobre o fenómeno atual de mindfulness vs. as suas origens históricas e aplicação original
  • Conhecimento e familiarização com diferentes objetos na prática da meditação
  • Cultivo de confiança na gestão dos obstáculos que surgem na prática formal
  • Reconhecimento dos benefícios de uma prática regular

 

Metodologia de ensino utilizada:

  • Exposição de conteúdos, discussão em grupo, diálogos conscientes e exercícios de escrita

 

Informações Adicionais:

  • Esta formação faz parte de uma sequência de cinco sessões abertas, dedicadas à exploração de diferentes temas que visam um dia-a-dia mais consciente

 

Formador: Diogo Rolo [linkedin.com/in/diogorolo] – https://mind-revolution.org/

Data: 16-mar-2022 (quarta-feira)

Horário: 11h00 – 13h00

Localização: Reitoria da Universidade do Porto, Biblioteca

Duração: 2h00

Inscrições: https://forms.gle/4mNUSBGDZuHQFb9h6

Vagas: 25 participantes

Regime do curso: presencial

Ludificação da aprendizagem

Nesta formação será abordada a utilização de jogos e de ludificação (gamification) nas aulas.

Os jogos são atividades que proporcionam um grau elevado de motivação, que pode ser utilizado nas atividades letivas para envolver os estudantes. Mas um jogo é também uma atividade de resolução de problemas, pelo que pode ser utilizado como um instrumento pedagógico de grande eficácia.

Com base em dinâmicas de aprendizagem, também baseadas em jogos, pretende-se que os participantes experienciem por si o envolvimento promovido por estas, para poderem criar atividades de aprendizagem para os seus estudantes.

DESCRIÇÃO DETALHADA
Objetivos – Este módulo pretende dar suporte aos docentes para o desenho das atividades letivas de forma lúdica. Para tal serão apresentados estudos de caso e técnicas simples de criação de alguns instrumentos pedagógicos.
Competências – No final da aprendizagem, os formandos serão capazes de:
– Identificar diferentes abordagens lúdicas (Game / Play; game-based / gamified);
– Desenvolver jogos simples para utilizar em aula (ou fora dela);
– Desenhar percursos de aprendizagem ludificada (gamified).

Programa
1. Ludificação da aprendizagem
1.1. Game / Play;
1.2. Game-based / Gamified
2. Jogos na aprendizagem
2.1. Jogos competitivos
2.2. Jogos colaborativos
3. Ludificação (Gamification)

Formador: António Coelho (FEUP)

Datas: 16 e 23 de março das 15 às 16h

Inscrições: https://forms.gle/xUJGTfyLHqfipr4m8

Desenhar um curso a distância

Esta formação tem como principal objetivo dotar os docentes dos conhecimentos e ferramentas necessárias à criação de cursos de formação e/ou unidades curriculares em formato de e/b-learning.
Para assegurar que cada plano de formação a distância se apresente bem estruturado do ponto de vista pedagógico, antes da produção de qualquer conteúdo deve ter-se em consideração fatores determinantes, tais como: estrutura, esforço e investimento de tempo, duração e desenho pedagógico.

 

DESCRIÇÃO DETALHADA

Objetivos 1. Planificar um curso/unidade/módulo para educação a distância;

2. Analisar e preencher um guião de planificação de conteúdos;

3. Preparar conteúdos e atividades.

Programa 1. Planificar um curso para educação a distância
1.1 Produção de um curso/UC em formato e/b-learning: noções gerais
1.2 Guião de planificação
2. Construção de módulo de conteúdo semanal: guidelines
3. Modelo de interação/comunicação (ferramentas síncronas e assíncronas)

 

Formadores: Isabel Martins e Nuno Regadas (Tecnologias Educativas da U. Porto)

 

Datas: 25, 31 de março e 8 de abril das 15h às 16h

 

Inscrições: https://forms.gle/zD7g3EkcwpKsTPNj9