Cursos março 2022
“It’s the quality of the feedback rather than its existence or absence that determines its power” Stiggins et al, 2004 Como docentes no Ensino Superior o feedback, quer formativo quer sumativo, quer oralmente ou por escrito, é uma tarefa quotidiana. Estaremos a fazê-lo de forma a realmente potenciar aprendizagens? Que boas práticas podemos aplicar? O que diz a investigação sobre este assunto? Neste encontro responderemos a estas e a outras perguntas sobre Feedback no Ensino Superior. Inscrições aqui Formador Sofia Sá Data: 3 de março Horário: 10h às 12h Duração: 2h Vagas: 50 docentes Regime do curso: Plataforma Zoom
Temas a explorar: Resultados da aprendizagem: Metodologia de ensino utilizada: Informações Adicionais: Formador: Diogo Rolo [linkedin.com/in/diogorolo] – https://mind-revolution.org/ Data: 16-mar-2022 (quarta-feira) Horário: 11h00 – 13h00 Localização: Reitoria da Universidade do Porto, Biblioteca Duração: 2h00 Inscrições: https://forms.gle/4mNUSBGDZuHQFb9h6 Vagas: 25 participantes Regime do curso: presencial
Nesta formação será abordada a utilização de jogos e de ludificação (gamification) nas aulas.
Os jogos são atividades que proporcionam um grau elevado de motivação, que pode ser utilizado nas atividades letivas para envolver os estudantes. Mas um jogo é também uma atividade de resolução de problemas, pelo que pode ser utilizado como um instrumento pedagógico de grande eficácia.
Com base em dinâmicas de aprendizagem, também baseadas em jogos, pretende-se que os participantes experienciem por si o envolvimento promovido por estas, para poderem criar atividades de aprendizagem para os seus estudantes.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Objetivos – Este módulo pretende dar suporte aos docentes para o desenho das atividades letivas de forma lúdica. Para tal serão apresentados estudos de caso e técnicas simples de criação de alguns instrumentos pedagógicos.
Competências – No final da aprendizagem, os formandos serão capazes de:
– Identificar diferentes abordagens lúdicas (Game / Play; game-based / gamified);
– Desenvolver jogos simples para utilizar em aula (ou fora dela);
– Desenhar percursos de aprendizagem ludificada (gamified).
Programa
1. Ludificação da aprendizagem
1.1. Game / Play;
1.2. Game-based / Gamified
2. Jogos na aprendizagem
2.1. Jogos competitivos
2.2. Jogos colaborativos
3. Ludificação (Gamification)
Formador: António Coelho (FEUP)
Datas: 16 e 23 de março das 15 às 16h
Inscrições: https://forms.gle/xUJGTfyLHqfipr4m8
Esta formação tem como principal objetivo dotar os docentes dos conhecimentos e ferramentas necessárias à criação de cursos de formação e/ou unidades curriculares em formato de e/b-learning.
Para assegurar que cada plano de formação a distância se apresente bem estruturado do ponto de vista pedagógico, antes da produção de qualquer conteúdo deve ter-se em consideração fatores determinantes, tais como: estrutura, esforço e investimento de tempo, duração e desenho pedagógico.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Objetivos | 1. Planificar um curso/unidade/módulo para educação a distância;
2. Analisar e preencher um guião de planificação de conteúdos; 3. Preparar conteúdos e atividades. |
Programa | 1. Planificar um curso para educação a distância 1.1 Produção de um curso/UC em formato e/b-learning: noções gerais 1.2 Guião de planificação 2. Construção de módulo de conteúdo semanal: guidelines 3. Modelo de interação/comunicação (ferramentas síncronas e assíncronas) |
Formadores: Isabel Martins e Nuno Regadas (Tecnologias Educativas da U. Porto)
Datas: 25, 31 de março e 8 de abril das 15h às 16h
Inscrições: https://forms.gle/zD7g3EkcwpKsTPNj9