Cursos outubro 2019
Inscrições
Para os docentes UP que participam no projeto piloto
Formador
Catarina Távora
https://www.linkedin.com/in/catarina-tavora/
Data: 2 de outubro
Horário: 15h00 – 16h30
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – Biblioteca do 3º piso
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Objetivos do curso
3 R´s:
Refletir sobre as áreas chave de um professor “líder”;
Responder sobre as competências chave no ensino no séc. XXI;
Renovar um novo sentido de docência: mais consciente e otimista!
Temas como a comunicação, a arte de dar feedback e o desenvolvimento pessoal serão partilhados durante as dinâmicas
Formador
Sofia Andrade
https://www.linkedin.com/in/sofiacandrade/
Data: 4 de outubro
Horário: 14h30 às 18h30
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 110
Duração: 4
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Objetivos gerais
Identificar algumas ferramentas disponíveis no universo da plataforma Moodle U.Porto que possam responder às práticas de avaliação formativa e sumativa no processo de ensino-aprendizagem.
Resultados de aprendizagem
1 – Refletir sobre o processo de Avaliação
2 – Consolidar os conceitos de Avaliação Formativa e Avaliação Sumativa
3 – Identificar as soluções tecnológicas disponíveis
Programa
Avaliação Formativa VS Avaliação Sumativa
O ciclo avaliativo
Apresentação de cenários de utilização
Reflexão e discussão
Local
Edifício Coronel Pacheco, Sala 205
Formadores
Hugo Ribeiro, Teresa Correia
Observações
Nº mínimo de formandos: 8
Nº máximo de formandos: 15
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Esta formação faz parte de uma sequência de três sessões abertas (a ocorrerem em outubro, novembro e dezembro), dedicadas à exploração de diferentes aplicações da prática de mindfulness
Resultado da aprendizagem
- Desenvolvimento de autoconsciência dos nossos estados internos
- Conhecimento e familiaridade de diferentes objetos na prática de mindfulness
- Cultivo de confiança na gestão dos obstáculos que surgem na prática formal
- Reconhecimento dos benefícios de uma prática de mindfulness regular
Formador
Catarina Távora
https://www.linkedin.com/in/catarina-tavora/
Data: 9 de outubro
Horário: 15h às 17h00
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – Biblioteca 3º piso
Vagas: 25 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Objetivos gerais
- Treinar a oralidade e a capacidade de comunicação;
- Capacitar os formandos para falar em frente a uma câmara no contexto de vídeo educativo – exercício prático.
Resultados de aprendizagem
Nesta ação de formação será explorada a relação de um docente com a câmara de vídeo em exercício pedagógico. Fundamentalmente, pretende-se dotar os docentes de capacidades de comunicação em situações de gravação de vídeo, para potenciar a formação a distância ou diversificar o tipo de conteúdo educativo na atividades letivas quotidianas.
Data
10 outubro 2019
Horário
09h30 – 12h30
Local
Edifício Coronel Pacheco, Auditório da Régie + Estúdio TV
Formador
Pedro Pacheco
Observações
Nº mínimo de formandos: 5
Nº máximo de formandos: 10
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Objetivo do curso
Procura-se que no final do workshop os docentes possam:
Criar novas ferramentas de partilha
Conhecer o grupo e as suas expectativas;
Sentir a “energia” da turma, utilizando técnicas como a empatia e o rapport;
Experimentar e explorar as ferramentas partilhadas nas suas aulas;
Formador
Sofia Andrade
https://www.linkedin.com/in/sofiacandrade/
Data: 14 de outubro
Horário: 9h às 13h e 14:30h às 18:30h
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111
Duração: 8 horas
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Esta formação tem como principal objetivo iniciar os docentes na utilização da ferramenta Turnitin, por forma a promover uma maior e mais adequada utilização deste software de verificação da originalidade de trabalhos, feedback e avaliação.
Visa também a promoção da integridade académica pela adoção de uma conduta séria e esclarecida dos estudantes, servindo a ferramenta para realizar um trabalho formativo na persecução dos objetivos académicos de cada um.
Objetivos de aprendizagem da sessão:
- A integridade académica na U.Porto: documentos e diretrizes;
- O software Turnitin e as suas principais funcionalidades;
- Aceder ao Turnitin, criar e configurar um trabalho;
- Ler e interpretar o relatório de originalidade.
Programa
- Princípios de integridade académica na U.Porto
- O que é o Turnitin?
- Para que serve?
- Como se acede?
- Como se usa?
- Como se consulta o relatório de originalidade?
Data
16 de outubro
Horário
14:30h às 17:30h
Local
Edifício Coronel Pacheco, Sala 205
Formadores
Isabel Martins, Isabel Ventura
Observações
1. Os docentes devem trazer o seu próprio computador portátil.
Nº mínimo de formandos: 8
Nº máximo de formandos: 15
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Com esta sessão espera-se apresentar aos participantes os conceitos iniciais do LMS (Learning Management System) Moodle e que é usado na Universidade do Porto. Conhecer a interface e os recursos mais relevantes são os principais objetivos.
Objetivos de aprendizagem
1- Perceber o acesso e a integração com o SiGARRA.
2- Conhecer a interface e workflow.
3- Gerir conteúdos com condições.
Programa
- Criação de uma UC
- Utilizadores
- Acesso
- Interface
- Recursos disponíveis
- Gestão de conteúdos
Data
18 outubro 2019
Hora
10h00 – 11h00
Formador
Hugo Ribeiro
Observações
2 dias antes da sessão envia-se aos inscritos o link de acesso à sala virtual onde irá decorrer o webinar.
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Objetivos gerais
- Criar e aplicar grelhas de avaliação a trabalhos;
- Inserir comentários de diferentes tipologias nos trabalhos dos estudantes.
Resultados de aprendizagem
Esta formação tem como principal objetivo conhecer as funcionalidades de feedback e avaliação de trabalhos disponíveis na ferramenta Turnitin. Além do relatório de originalidade dos trabalhos, os Professores podem comentar os trabalhos dos estudantes e criar e aplicar grelhas de avaliação aos mesmos.
Programa
- Feedback no trabalho escrito:
- Inserir comentários de texto e voz nos trabalhos;
- Criar e usar quickmarks
- Guardar e reutilizar quickmarks
- Criar e aplicar rubricas/grelhas de avaliação:
- Definir critérios e escalas de avaliação
- Associar uma grelha de avaliação a um trabalho
- Exemplos de grelhas de avaliação
- Aplicar grelhas de avaliação a um trabalho
Data
23 de outubro
Horário
14:30h às 17:30h
Local
Edifício Coronel Pacheco, Sala 205
Formadores
Isabel Martins, Isabel Ventura
Observações
1. Os docentes devem trazer o seu próprio computador portátil.
Nº mínimo de formandos: 8
Nº máximo de formandos: 15
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Nesta ação de formação serão exploradas abordagens da plataforma Moodle U.Porto. Pretende-se realizar o exercício de análise das práticas pedagógicas em sala de aula e apresentar ferramentas que possam potenciar/complementar a sua utilização.
Objetivos gerais
- Apresentar as diferentes ferramentas essenciais às práticas pedagógicas mais comuns.
Programa
- Apresentação das diferentes soluções disponibilizadas pelas Tecnologias educativas
- Análise de cenários
- Apresentação de sugestões para implementação das ferramentas
Data
24 outubro 2019
Horário
09h30 – 12h30
Local
Edifício Coronel Pacheco, Sala 205
Formadores
Margarida Amaral e Isabel Martins
Observações
1. Os docentes devem trazer o seu próprio computador portátil.
2. Não é necessária experiência prévia na utilização de ferramentas de tecnologias educativas (Moodle, Panopto, Turnitin).
Nº mínimo de formandos: 8
Nº máximo de formandos: 15
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Esta formação tem como principal objetivo apresentar e aplicar o processo de criação de vídeos com o Panopto. Quando utilizar o vídeo e como utilizá-lo de forma eficaz.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer os diferentes tipos de vídeo educativos;
- Como fazer um vídeo educativo recorrendo ao Panopto.
Programa
- O papel do vídeo na educação – a importância crescente deste meio;
- Os diferentes tipos de vídeo educativo, em sala de aula e fora desta;
- Gravar vídeos com o Panopto. Como usar e começar a gravar diferentes tipos de vídeo.
Pré-requisitos
- Aconselhável ter Panopto associado a UC no Moodle.
- Aconselhável trazer computador portátil com câmara e microfone.
- Pensar numa ideia que pretende comunicar via vídeo
Data
30 outubro 2019
Hora
09h30 – 12h30
Local
Edifício Coronel Pacheco, Auditório da Régie
Formadores
Nuno Regadas, Alberto Seixas