Semana Académica de Formação Pedagógica – 2016
A “Semana Académica de Formação Pedagógica” (2 a 6 de maio) tem como objetivo a melhoria das competências pedagógicas dos Professores Universitários. Neste ano, focam-se os processos de avaliação, em resposta a uma orientação dada pelo Conselho Coordenador do Modelo Educativo da U.Porto (CCMEUP). Pretende-se que estas formações sejam uma oportunidade para a troca de experiências e um desafio para a renovação das práticas instituídas. A participação de docentes oriundos de uma dezena de Instituições de Ensino Superior (no contexto do Projeto “Sucesso Académico”) permitirá enriquecer, de um modo especial, a discussão de ideias e soluções que seguramente acontecerá em cada formação.
A U.Porto convida assim todos os docentes a juntarem-se a esta atividade, em resposta ao desafio da melhoria daquela que é a primeira missão da Universidade, o Ensino. Em jeito de motivação, partilha-se um recente artigo publicado na revista “Science“.
Sessão de Abertura da Semana Académica – dia 2 de maio, 9h30 na Sala Plana da FAUP – com a presença do Reitor da U.Porto, Professor Doutor Sebastião Feyo de Azevedo e do Diretor da FAUP, Professor Doutor Carlos Guimarães. Será proferida a Palestra do Doutor Vipin Gupta (Professor da California State University San Bernardino e Fellow do American Council of Education Program) intitulada “Scientific assessment models for advancing the performance of college graduates” (entrada livre e estacionamento no parque da FAUP disponível, à lotação).
Notícia e vídeo da Semana Académica:
Palestra do Doutor Vipin Gupta: visualizar
Acesso à documentação de suporte às formações: aqui
Estas formações decorrem no contexto do “Sucesso Académico”. Este projeto, que a Universidade do Porto coordena, em colaboração com outras Universidades e Politécnicos Nacionais, é apoiado pela Secretaria de Estado do Ensino Superior e tem como principal objetivo o combate ao abandono e insucesso escolar.
A atividade destina-se aos docentes da U.Porto e das Instituições Parceiras, que participam na qualidade de formadores e de formandos. As formações decorrerão num ambiente informal, promovendo a aprendizagem ativa dos formandos, nomeadamente a nível da:
- Discussão sobre as vantagens/desvantagens dos modelos em causa
- Aplicabilidade às unidades curriculares dos formandos
- Operacionalização técnica das ferramentas tecnológicas disponíveis
- Criação de parcerias pedagógicas, à semelhança das colaborações científicas
A partilha da experiência pessoal de cada docente formador, numa breve apresentação inicial, da aplicação do modelo de avaliação em questão na sua unidade curricular trará um sentido prático a estas formações. Posteriormente, as mesmas decorrerão em conformidade com os modelos A, B e C que se descrevem de seguida.
Modelos de funcionamento:
Formato A:
- Avaliar no Moodle U.Porto
- Inquéritos de audiência (Socrative e Poll Everywhere)
- A prevenção de plágio e o feedback no trabalho escrito – Ferramenta Turnitin
Apresentação inicial, de cerca de 15 min, por pelo menos um docente formador que exemplifique o contexto de utilização das ferramentas em causa na sua unidade curricular. Posteriormente, a formação será continuada por formadores (da área das Tecnologias Educativas) para demonstração de como operacionalizar tecnicamente as referidas ferramentas tecnológicas. A formação terá a duração de 3h no total (com intervalo de 15 min). Para melhor aproveitamento recomenda-se que os formandos se façam acompanhar do seu portátil.
Formato B:
- Instrumentos de avaliação I e II
Nesta formação, que terá 2 componentes (I e II) com objetivos diferenciados, a formadora do IST da U.Lisboa realizará a formação segundo um plano delineado em conformidade com a sua experiência nas formações pedagógicas realizadas no âmbito do “Sistema de garantia da Qualidade das Unidades Curriculares do IST“.
Formato C:
- Avaliar projetos
- Auto e hetero-avaliação
- Orientação e avaliação de estudantes de dissertação e de tese
- Dinâmicas de grupo
- Avaliação contínua por mini testes
A formação terá um moderador e até quatro docentes convidados que farão uma breve apresentação (15 min/docente) sobre a sua prática de avaliação. Posteriormente, serão organizados 4 grupos de trabalho, em que cada docente formador dará apoio a um grupo de docentes no estudo da aplicação das referidas metodologias de avaliação nas UCs dos formandos. Na parte final da formação, o moderador promoverá uma discussão geral sobre as vantagens/desvantagens e aplicabilidade do modelo em causa. A formação terá a duração de 3h no total (com intervalo de 15 min).
Número de Formações: 10
Vagas por formação: 24
Vagas Totais: 240
Inscrições gratuitas
Admissão na formação por ordem de inscrição
Docentes da U.Porto
Vagas: 185
As INSCRIÇÕES (docentes da U.Porto) nas formações decorrem de 18 a 25 de abril. Os docentes da U.Porto poderão inscrever-se até 3 ações de formação, ficando imediatamente colocados na primeira opção disponível. De 26 a 28 de abril, colocam-se os docentes nas vagas sobrantes, em função das inscrições recebidas na semana anterior.
Docentes das Instituições Parceiras
Universidades: UBI, UM, UC, UL, UMINHO, UNL, UTAD e ISCTE-IUL
Politécnicos nacionais: P.Porto, IPL e IPC
Vagas: 55 (5 por Instituição Parceira)
As INSCRIÇÕES (docentes externos à U.Porto) nas formações decorrem de 18 a 25 de abril. Os docentes das Instituições Parceiras da U.Porto no Projeto “Sucesso Académico” poderão inscrever-se até 3 ações de formação, ficando imediatamente colocados na primeira opção disponível. De 26 a 28 de abril, colocam-se os docentes nas vagas sobrantes destinadas às Instituições Parceiras, em função das inscrições recebidas na semana anterior.
Partilha de custos (Instituições Parceiras do “Sucesso Académico”):
- A U.Porto disponibilizará as verbas do Projeto “Sucesso Académico” para financiar eventuais despesas de deslocação dos formadores. Para mais informações, contactar (inovped@reit.up.pt),
- As deslocações dos docentes das Instituições Parceiras para participação, enquanto formandos, poderão ser suportadas pelas verbas do Projeto “Sucesso Académico” referentes a cada instituição (até 270 euros/Instituição). Para mais informações, contactar (inovped@reit.up.pt)
Certificação
Será atribuído um Certificado, pela Inovação Pedagógica da U.Porto, aos Formadores e aos Formandos.
Os docentes da U.Porto poderão ainda solicitar que a formação fique registada na Página dos Formandos dos Cursos promovidos pela Inovação Pedagógica.
Faculdade de Arquitectura (FAUP)
Sala EB S-J [4.2] Sala do Janelão
Via Panorâmica S/N, 4150-755 Porto
Faculdade de Desporto (FADEUP)
Sala 8
Rua Dr. Plácido Costa 91, 4200-450 Porto
Quadro geral da participação por Faculdade e Instituição Parceira nas Formações (dados atualizados a 29.04.2016)
- Candidatos: número de docentes que se candidataram às formações
- Formandos: número de docentes com inscrições aceites
- Inscrições: número de inscrições confirmadas
- Lista/Espera: número de inscrições em lista de espera
- Desistências: número de docentes que abdicaram entretanto da sua vaga
- Formadores: número de formadores e moderadores
INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO – Resultados
- Avaliar no Moodle U.Porto – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 24
- Inquéritos de audiência – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 20
- A prevenção de plágio e o feedback no trabalho escrito – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 13
- Avaliar projetos – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 21
- Auto e Hetero-Avaliação – Total inquéritos: 25 / Total respondidos:21
- Orientação e avaliação de estudantes de dissertação e de tese – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 21
- Dinâmicas de grupo – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 18
- Avaliação contínua por mini-testes – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 18
- Instrumentos de avaliação (I) – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 21
- Instrumentos de avaliação (II) – Total inquéritos: 27 / Total respondidos:27