Cursos de fevereiro 2017

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES

Competências Pessoais e Tecnologias Educativas

Quadro de FormaçõesCURSO 1 Descrição/InscriçõesCURSO 2 - Descrição/InscriçõesCURSO 3 - Descrição/InscriçõesParticipaçãoResultados dos Inquéritos

Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin – 5ª edição

Inscrição para docentes da U.Porto : 20 vagas ESGOTADAS

07 de fevereiro 2017 – 09h30 – 12h30

Local: Sala 7 – Faculdade de Desporto (com estacionamento)

Formador: Isabel Martins ( Tecnologias Educativas UPdigital)

Sumário da sessão:

  • O Turnitin, comummente apelidado de ferramenta de deteção de plágio, é um software que permite verificar a originalidade de um trabalho pela comparação de texto igual.
  • Com base nas semelhanças encontradas, o sistema gera um relatório de originalidade e ilustra o resultado de similaridade em percentagem e cor.
  • O Turnitin deve ser usado como ferramenta de prevenção de plágio, uma vez que fornece a docentes e estudantes feedback sobre o estado do trabalho no que respeita a um eventual risco de plágio.
  • A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).

Perguntas da sessão:

  • O que é o Turnitin?
  • Para que serve?
  • Como se acede?
  • Como se usa?
  • Como se consulta o relatório de originalidade?

Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)

COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO E VOZ NA DOCÊNCIA. CONHECER PARA OTIMIZAR

Inscrições para docentes da U.Porto : 15 vagas ESGOTADAS

08 de fevereiro 2017 – 14h00 – 19h00

Local: Sala 477 – Reitoria da U.Porto

Formador: Ricardo Santos (Docente na ESTSP-IPP) – CV: Visualizar

Objetivo da formação:

  • (Re) Conhecer os diferentes elementos que participam no processo de comunicação de produção vocal
  • Identificar aspetos que interferem com a saúde vocal
  • Analisar elementos do perfil individual de voz falada e sua influência no processo comunicativo
  • Experienciar técnicas de controlo vocal e respiratório
  • Aplicar as técnicas abordadas em contextos de prática profissional

Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)

Coaching e comunicação positiva para Docentes Universitários
Inscrições para docentes da U.Porto : 16 vagas – ESGOTADAS

21 de fevereiro – 09h30 – 13h00 / 14h00 – 17h30
22 de fevereiro – 09h30 – 12h30

Local: FEP – Edifício Pós-Graduações – Sala 642

Formadora: Sofia Andrade (Serviço para a Educação Contínua – FPCEUP)

Sumário da sessão:
1ª. parte– O COACHING APLICADO À DOCÊNCIA:

  • Origens, filosofia e essência do Coaching
  • Definição de Coaching – o que é e o que não é Coaching
  • Pilares fundamentais do Coaching aplicado à Docência
  • Conceitos importantes em Coaching: Objetivos, Crenças e Valores
  • Exemplos práticos e dinâmicas

2ª. parte– O DOCENTE COMO COACH

  • Qualidades de um Docente-Coach
  • Ferramentas internas e externas do Docente-Coach
  • Princípios e importância da comunicação positiva
  • Técnicas de comunicação não verbal
  • A interação Docente-Aluno (Coach-Coachee)
  • O Docente como facilitador de processos de mudanças
  • Elevar a autoconscencialização do aluno
  • Ajudar a desenvolver atitudes e comportamentos (+) positivos
  • Melhorar o autoconceito e autoconfiança
  • Conseguir maior responsabilização
  • Exercícios e dinâmicas práticas

3ª. parte– O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADA E DE MOTIVAÇÃO

  • Compreender como é que as pessoas pensam, aprendem e se motivam para a aprendizagem
  • O processo e os diferentes sistemas de aprendizagem
  • Deteção dos canais preferidos de aprendizagem dos alunos – Programação Neurolínguistica
  • Deteção da análise do Perfil Pessoal da Personalidade ao nível da aprendizagem
  • Como adaptar as deferentes formas de aprender, para tornar mais eficaz o ensino
  • Os diferentes processos mentais de motivação humana
  • Estratégias práticas de coaching para despertar motivação
  • Exercícios e dinâmicas práticas

4ª. parte– O PROCESSO DE COACHING NA PRÁTICA

  • As diferentes fases do processo de Coaching – Ferramentas práticas para cada fase do processo
  • Auto-conscencialização e identificação de necessidades de melhoria (ferramentas práticas)
  • Estabelecimento de metas/objetivos aluno-docente (ferramentas práticas)
  • Crenças limitantes e crenças potenciadoras aluno-docente (ferramentas práticas)
  • Perguntas de reflexão-ação (ferramentas práticas)
  • Tarefas de auto-responsabilização e Definição do Plano de Ação (ferramentas práticas)
  • Acompanhamento e Feedback (ferramentas práticas)
  • O ciclo de melhoria e de aprendizagem contínua no Coaching
  • Exercícios e dinâmicas práticas

Metodologia
É adoptada a Metodologia Experiencial de Aprendizagem, assente no pressuposto Learn by doing.
Aprendizagem focada em resultados práticos
Sessões dinâmicas, vivenciais e interativas
Estudo de casos e Exercícios prático

Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)

103 inscrições para 51 vagas, 49 participações

Quadro das inscrições/participações por unidade orgânica

Quadro das inscrições/participações por categoria

INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO – Resultados

  • Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin – 5ª edição – Total inquéritos: 20 / Total respondidos: 15
  • Competências de comunicação e voz na docência. Conhecer para otimizar – Total inquéritos: 15 / Total respondidos: 14
  • Coaching e comunicação positiva para docentes universitários – Total inquéritos: 16 / Total respondidos: 15