Cursos de janeiro 2017

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES

Métodos de avaliação e seleção de estudantes, Competências Pessoais e Tecnologias Educativas

Quadro de Formações 3Descrição/Inscrições 3Quadro de Formações 2Descrição/Inscrições 2Quadro de Formações 1Descrição/Inscrições 1ParticipaçãoResultados dos Inquéritos

CURSO 1

Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin – 4ª edição

Inscrição para docentes da U.Porto : 20 vagas

24 de janeiro 2017 – 09h30 – 12h30

Local: Sala 4 – Faculdade de Desporto (com estacionamento)

Formador: Isabel Martins ( Tecnologias Educativas UPdigital)

Sumário da sessão:

  • O Turnitin, comummente apelidado de ferramenta de deteção de plágio, é um software que permite verificar a originalidade de um trabalho pela comparação de texto igual.
  • Com base nas semelhanças encontradas, o sistema gera um relatório de originalidade e ilustra o resultado de similaridade em percentagem e cor.
  • O Turnitin deve ser usado como ferramenta de prevenção de plágio, uma vez que fornece a docentes e estudantes feedback sobre o estado do trabalho no que respeita a um eventual risco de plágio.
  • A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).

Perguntas da sessão:

  • O que é o Turnitin?
  • Para que serve?
  • Como se acede?
  • Como se usa?
  • Como se consulta o relatório de originalidade?

Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)

CURSO 2

Inteligencia Emocional I

Inscrição para docentes da U.Porto :16 vagas

26 de janeiro 2017 – 09h30 – 13h00 / 14h00-17h30

Local: Sala 115 – Reitoria da U.Porto

Formador: Isabel Gonçalves  (Formadora do IST (Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa)

Objetivo:
Apresentar brevemente o conceito de inteligência emocional (Daniel Goleman), os estudos de António Damásio e ensaiar algumas aplicações dos mesmos à prática da docência no Ensino Superior.

Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)

CURSO 1

ACTIVE LEARNING: metodologias ativas em sala de aula

Material de apoio

17 de janeiro 2017 – 14h30 – 17h30

Local: Sala 477 – 4º piso da Reitoria da U.Porto

Formador: Sofia Sá (Formadora do IST ULisboa)

Objetivos:

  • Distinguir active learning de passive learning;
  • Reconhecer técnicas e metodologias activas;
  • Identificar aplicações de active learning em sala de aula

Conteúdos:

  • O que é o active learning?
  • Metodologias activas versus passivas;
  • Active learning – Métodos e técnicas;
  • Aplicação de active learning na sala de aula.

Inscrição para docentes da U.Porto :16 vagas

Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)

CURSO 2

Estratégias Comunicacionais Para Docentes

Material de apoio

18 de janeiro 2017 – das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

Local: Sala 477 – 4º piso da Reitoria da U.Porto

Formador: Sofia Sá (Formadora do IST ULisboa)

Objetivo:
Propõe-se, com esta ação de formação, que os participantes adquiram e/ou aprofundem estratégias comunicacionais que potenciem a sua eficácia educativa.

Conteúdos Programáticos
Módulo 1 – Assertividade e Comunicação Positiva

  • As bases da assertividade;
  • Tipos de comportamento;
  • Comunicação positiva e suas técnicas.

Módulo 2 – Sinalética Comunicacional

  • Mapas conceptuais;
  • Estabelecimento de ligações de conteúdos;
  • Marcos referenciais.

Módulo 3 – O Poder da Pergunta

  • Como? Tipos de perguntas e sua aplicação;
  • Quando? O Método interrogativo e seus Timings;
  • A Quem? Atribuições de respostas aos estudantes.

Módulo 4 – Feedback e Escuta Ativa

  • Tipos de feedback;
  • Como dar feedback eficazmente;
  • Técnicas de escuta ativa.

Inscrição para docentes da U.Porto :16 vagas

Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)

 

 

CURSO 1

REFLEXÃO SOBRE OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ESTUDANTES CANDIDATOS AOS 2ºs CICLOS DE ESTUDO

11 de janeiro 2017 – 14h30 – 17h30

Local: FAUP – sala 0.1 da Casa cor de rosa (com estacionamento)

Formadores:
Fernando Remião (FFUP). Apresentação (pdf)
José Carneiro (FBAUP). Apresentação (pdf)
José Machado da Silva (FEUP). Apresentação(pdf)
Marina Serra Lemos (FPCEUP). Apresentação (pdf)

Sumário da sessão:

A escolha dos critérios adequados para a seleção dos estudantes candidatos aos 2ºs ciclos de estudo é determinante para garantir a equidade e justiça do processo de seleção, mas também para criar as condições necessárias para assegurar a seleção certa dos estudantes para o curso. Esta formação terá como objetivo a partilha, por alguns Diretores/Elementos de Comissões Científicas, de alguns critérios adotados nos respetivos cursos, mas acima de tudo será uma oportunidade para discussão e reflexão conjunta sobre este processo essencial para o sucesso dos Cursos de Mestrado.
Esta formação é dirigida, em especial, a Diretores e elementos das Comissões Científicas dos 2ºs ciclos de estudo, mas também a todos os docentes que de, algum modo, estejam ligados a processos de seleção de estudantes. 

Algumas questões a abordar:

  • Formação prévia, quais escolher? Como valorizar comparativamente as áreas adequadas de formação?
  • Como avaliar o mérito académico? Usar a tradicional classificação 0 a 20 ou usar a Escala Europeia de Comparabilidade de Classificações? Qual a diferença entre elas e as vantagens de cada uma?
  • O que avaliar no mérito científico? Apresentações, resumos em congresso, artigos científicos, participações em projetos? Que peso atribuir a cada uma?
  • Como enquadrar experiências profissionais? Serão elas mais ou menos importantes que o mérito científico ou académico?
  • Formação em línguas? Importante? Que peso atribuir?
  • Cartas de motivação e de referência. Para que servem? Como avaliar a sua pertinência?
  • Entrevistas, como ser objetivo?

Inscrição para docentes da U.Porto :20 vagas
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)

184 inscrições para 88 vagas, 85 participações

Quadro das inscrições/participações por unidade orgânica

Quadro das inscrições/participações por categoria

INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO – Resultados

  • Reflexão sobre critérios de seleção dos estudantes candidatos aos 2º ciclos de estudo – Total inquéritos: 20 / Total respondidos: 20
  • Active  Learning: Metodologias ativas em sala de aula – Total inquéritos: 16 / Total respondidos: 15
  • Estratégias comunicacionais para docentes – Total inquéritos: 16 / Total respondidos: 14
  • Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin – 4ª edição – Total inquéritos: 20 / Total respondidos: 19
  • Inteligência Emocional I – Total inquéritos: 16 / Total respondidos: 15