Cursos de janeiro 2017
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES
Métodos de avaliação e seleção de estudantes, Competências Pessoais e Tecnologias Educativas
CURSO 1
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin – 4ª edição
Inscrição para docentes da U.Porto : 20 vagas
24 de janeiro 2017 – 09h30 – 12h30
Local: Sala 4 – Faculdade de Desporto (com estacionamento)
Formador: Isabel Martins ( Tecnologias Educativas UPdigital)
Sumário da sessão:
- O Turnitin, comummente apelidado de ferramenta de deteção de plágio, é um software que permite verificar a originalidade de um trabalho pela comparação de texto igual.
- Com base nas semelhanças encontradas, o sistema gera um relatório de originalidade e ilustra o resultado de similaridade em percentagem e cor.
- O Turnitin deve ser usado como ferramenta de prevenção de plágio, uma vez que fornece a docentes e estudantes feedback sobre o estado do trabalho no que respeita a um eventual risco de plágio.
- A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).
Perguntas da sessão:
- O que é o Turnitin?
- Para que serve?
- Como se acede?
- Como se usa?
- Como se consulta o relatório de originalidade?
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)
CURSO 2
Inteligencia Emocional I
Inscrição para docentes da U.Porto :16 vagas
26 de janeiro 2017 – 09h30 – 13h00 / 14h00-17h30
Local: Sala 115 – Reitoria da U.Porto
Formador: Isabel Gonçalves (Formadora do IST (Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa)
Objetivo:
Apresentar brevemente o conceito de inteligência emocional (Daniel Goleman), os estudos de António Damásio e ensaiar algumas aplicações dos mesmos à prática da docência no Ensino Superior.
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)
CURSO 1
ACTIVE LEARNING: metodologias ativas em sala de aula
17 de janeiro 2017 – 14h30 – 17h30
Local: Sala 477 – 4º piso da Reitoria da U.Porto
Formador: Sofia Sá (Formadora do IST ULisboa)
Objetivos:
- Distinguir active learning de passive learning;
- Reconhecer técnicas e metodologias activas;
- Identificar aplicações de active learning em sala de aula
Conteúdos:
- O que é o active learning?
- Metodologias activas versus passivas;
- Active learning – Métodos e técnicas;
- Aplicação de active learning na sala de aula.
Inscrição para docentes da U.Porto :16 vagas
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)
CURSO 2
Estratégias Comunicacionais Para Docentes
18 de janeiro 2017 – das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
Local: Sala 477 – 4º piso da Reitoria da U.Porto
Formador: Sofia Sá (Formadora do IST ULisboa)
Objetivo:
Propõe-se, com esta ação de formação, que os participantes adquiram e/ou aprofundem estratégias comunicacionais que potenciem a sua eficácia educativa.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 – Assertividade e Comunicação Positiva
- As bases da assertividade;
- Tipos de comportamento;
- Comunicação positiva e suas técnicas.
Módulo 2 – Sinalética Comunicacional
- Mapas conceptuais;
- Estabelecimento de ligações de conteúdos;
- Marcos referenciais.
Módulo 3 – O Poder da Pergunta
- Como? Tipos de perguntas e sua aplicação;
- Quando? O Método interrogativo e seus Timings;
- A Quem? Atribuições de respostas aos estudantes.
Módulo 4 – Feedback e Escuta Ativa
- Tipos de feedback;
- Como dar feedback eficazmente;
- Técnicas de escuta ativa.
Inscrição para docentes da U.Porto :16 vagas
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)
CURSO 1
REFLEXÃO SOBRE OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ESTUDANTES CANDIDATOS AOS 2ºs CICLOS DE ESTUDO
11 de janeiro 2017 – 14h30 – 17h30
Local: FAUP – sala 0.1 da Casa cor de rosa (com estacionamento)
Formadores:
Fernando Remião (FFUP). Apresentação (pdf)
José Carneiro (FBAUP). Apresentação (pdf)
José Machado da Silva (FEUP). Apresentação(pdf)
Marina Serra Lemos (FPCEUP). Apresentação (pdf)
Sumário da sessão:
A escolha dos critérios adequados para a seleção dos estudantes candidatos aos 2ºs ciclos de estudo é determinante para garantir a equidade e justiça do processo de seleção, mas também para criar as condições necessárias para assegurar a seleção certa dos estudantes para o curso. Esta formação terá como objetivo a partilha, por alguns Diretores/Elementos de Comissões Científicas, de alguns critérios adotados nos respetivos cursos, mas acima de tudo será uma oportunidade para discussão e reflexão conjunta sobre este processo essencial para o sucesso dos Cursos de Mestrado.
Esta formação é dirigida, em especial, a Diretores e elementos das Comissões Científicas dos 2ºs ciclos de estudo, mas também a todos os docentes que de, algum modo, estejam ligados a processos de seleção de estudantes.
Algumas questões a abordar:
- Formação prévia, quais escolher? Como valorizar comparativamente as áreas adequadas de formação?
- Como avaliar o mérito académico? Usar a tradicional classificação 0 a 20 ou usar a Escala Europeia de Comparabilidade de Classificações? Qual a diferença entre elas e as vantagens de cada uma?
- O que avaliar no mérito científico? Apresentações, resumos em congresso, artigos científicos, participações em projetos? Que peso atribuir a cada uma?
- Como enquadrar experiências profissionais? Serão elas mais ou menos importantes que o mérito científico ou académico?
- Formação em línguas? Importante? Que peso atribuir?
- Cartas de motivação e de referência. Para que servem? Como avaliar a sua pertinência?
- Entrevistas, como ser objetivo?
Inscrição para docentes da U.Porto :20 vagas
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)
184 inscrições para 88 vagas, 85 participações
Quadro das inscrições/participações por unidade orgânica
Quadro das inscrições/participações por categoria
INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO – Resultados
- Reflexão sobre critérios de seleção dos estudantes candidatos aos 2º ciclos de estudo – Total inquéritos: 20 / Total respondidos: 20
- Active Learning: Metodologias ativas em sala de aula – Total inquéritos: 16 / Total respondidos: 15
- Estratégias comunicacionais para docentes – Total inquéritos: 16 / Total respondidos: 14
- Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin – 4ª edição – Total inquéritos: 20 / Total respondidos: 19
- Inteligência Emocional I – Total inquéritos: 16 / Total respondidos: 15