Cursos de junho de 2017

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES

Novas Abordagens Pedagógicas e Tecnologias Educativas

 

Quadro de Formações Curso 1: Descrição/Inscrições Curso 2: Descrição/Inscrições Curso 3: Descrição/Inscrições Participação Resultados dos Inquéritos

“LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS – DESIGN THINKING

06 e 08 de junho 2017 – 14h00 – 18h00

Local: Sala 6.39 – FEP (edíficio das pós-graduações)

Formadora: Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro (Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) 

Objetivos Geral

Incentivar os docentes no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, tendo como base a metodologia do Design Thinking e a Educação Empreendedora.

Objetivos Específicos

  • Debater sobre os paradigmas educacionais (conteúdo estático X conteúdo dinâmico);
  • Realizar uma oficina de Design Thinking;
  • Debater sobre práticas pedagógicas inovadoras;
  • Debater os conceitos de educação empreendedora e inovação;
  • Inspirar a visualização sistêmica de um problema da educação;
  • Capacitar o pensamento criativo e inovador;
  • Inspirar uma atuação docente empreendedora;
  • Apresentar a atividade de Brainstorming e algumas ferramentas online e presencial.

Metodologia

A metodologia do Design Thinking é uma abordagem centrada no aspeto humano e destina-se a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem inovadoras e criativas. É um conjunto de métodos e processos para a abordagem de problemas. A metodologia é muito usada em processos criativos de solução de problemas que visam elevar o nível de inovação. O processo passa pelas fases de informação, análise e proposta de solução.

O Design Thinking procura unir diversas perspetivas de solução de problema, priorizando o trabalho colaborativo e multidisciplinar. A aplicação da metodologia é a seguinte:

Fase 1: Divergência

  • Lançamento do Desafio;
  • Observações do problema proposto;
  • Interpretação da observação;
  • Escolha da interpretação;
  • Escolha do espaço de oportunidade.

Fase 2: Convergência

  • Brainstorming;
  • Escolha da melhor ideia;
  • Desenvolvimento do IdeaSpace;
  • Desenvolvimento do Storybording;
  • Apresentação.

Resultados esperados/competências a serem desenvolvidas (a partir dos objetivos propostos)

  • Conhecimentos básicos de Educação Empreendedora;
  • Potencial criativo;
  • Visão sistêmica de problemas e situações;
  • Conhecimento sobre Design Thinking;
  • Conhecimento de Brainstorming;
  • Conheicmento sobre a viabilidade das práticas pedagógicas.

Os docentes devem participar nos dois dias de formação.

Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)

“GOOGLE FOR EDUCATION@UPORTO”

28 de junho 2017 – 14h30 – 17h30

Local: Sala 6.13 – FEP (edíficio das pós-graduações)

Pré-requisitos: Os docentes devem já ter criado a sua “Conta Google”(1) e devem trazer obrigatoriamente portátil para a sessão de formação.
(1) Antes da formação serão disponibilizadas indicações de como criar a “Conta Google”.

Formadora: Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital) 

Objetivos de aprendizagem da sessão

A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto o portefólio de ferramentas de produtividade da Google designado por “G Suite for Education”, ilustrar contextos de aplicação das mesmas e sensibilizar os docentes para algumas boas práticas na utilização deste tipo de ferramentas.

Programa

  • Ferramentas de produtividade online… porquê? prós e contras;
  • Alguns contextos de utilização;
  • Questões básicas sobre privacidade e segurança;
  • Como aceder;
  • Ferramentas disponíveis no domínio G.UPORTO.PT;
  • As ferramentas mais utilizadas com mais detalhe:
    • GMail / Correio
    • Calendar / Calendário
    • Docs / Documentos
    • Sheets / Folhas de cálculo
    • Slides / Apresentações
    • Forms / Formulários
    • Sites / Sites
    • Classroom / Sala de aula
    • Hangouts / Comunicação síncrona texto e vídeo
  • Boas práticas e recomendações.

Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)

 
“EVOLUÇÃO DA PEDAGÓGIA NO ENSINO SUPERIOR”
Apresentações e exercícios práticos (pdf)

29 de junho 2017 – 14h00 – 18h00

Local: Sala de aula na casa cor de rosa (CCR0.1): FAUP (com estacionamento no parque próximo do edifício da FAUP)

Formador: Manuel Firmino (Docente da FEUP) 

Objetivos 

Identificar os processos de ensino-aprendizagem-avaliação utilizados e analisar as práticas docentes, determinando as mudanças necessárias para promover a emergência de processos educativos que desenvolvam a autonomia e a responsabilidade dos estudantes através de uma pedagogia mais emancipatória.

Conteúdos

  • Caracterização dos métodos de ensino, das estratégias de aprendizagem e dos procedimentos de avaliação na docência universitária;
  • Análise e mapeamento dos processos educativos utilizados com recurso a uma taxonomia desenvolvida para o ensino superior;
  • (Re)organização das práticas docentes através da articulação dinâmica e do alinhamento integrado dos processos de ensino-aprendizagem-avaliação.

Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)

87 inscrições para 100 vagas, 65 participações

Quadro das inscrições/participações por unidade orgânica

Quadro das inscrições/participações por categoria

INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO – Resultados

  • Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras – Design Thinking – Total inquéritos: 11 / Total respondidos: 9
  • Google for Education (manhã) – Total inquéritos: 15 / Total respondidos: 14
  • Google for Education (tarde) – Total inquéritos: 17 / Total respondidos: 16
  • Evolução da Pedagogia no Ensino Superior – Total inquéritos: 19 / Total respondidos: 14