Cursos de junho de 2017
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES
Novas Abordagens Pedagógicas e Tecnologias Educativas
“LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS – DESIGN THINKING“
06 e 08 de junho 2017 – 14h00 – 18h00
Local: Sala 6.39 – FEP (edíficio das pós-graduações)
Formadora: Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro (Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Objetivos Geral
Incentivar os docentes no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, tendo como base a metodologia do Design Thinking e a Educação Empreendedora.
Objetivos Específicos
- Debater sobre os paradigmas educacionais (conteúdo estático X conteúdo dinâmico);
- Realizar uma oficina de Design Thinking;
- Debater sobre práticas pedagógicas inovadoras;
- Debater os conceitos de educação empreendedora e inovação;
- Inspirar a visualização sistêmica de um problema da educação;
- Capacitar o pensamento criativo e inovador;
- Inspirar uma atuação docente empreendedora;
- Apresentar a atividade de Brainstorming e algumas ferramentas online e presencial.
Metodologia
A metodologia do Design Thinking é uma abordagem centrada no aspeto humano e destina-se a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem inovadoras e criativas. É um conjunto de métodos e processos para a abordagem de problemas. A metodologia é muito usada em processos criativos de solução de problemas que visam elevar o nível de inovação. O processo passa pelas fases de informação, análise e proposta de solução.
O Design Thinking procura unir diversas perspetivas de solução de problema, priorizando o trabalho colaborativo e multidisciplinar. A aplicação da metodologia é a seguinte:
Fase 1: Divergência
- Lançamento do Desafio;
- Observações do problema proposto;
- Interpretação da observação;
- Escolha da interpretação;
- Escolha do espaço de oportunidade.
Fase 2: Convergência
- Brainstorming;
- Escolha da melhor ideia;
- Desenvolvimento do IdeaSpace;
- Desenvolvimento do Storybording;
- Apresentação.
Resultados esperados/competências a serem desenvolvidas (a partir dos objetivos propostos)
- Conhecimentos básicos de Educação Empreendedora;
- Potencial criativo;
- Visão sistêmica de problemas e situações;
- Conhecimento sobre Design Thinking;
- Conhecimento de Brainstorming;
- Conheicmento sobre a viabilidade das práticas pedagógicas.
Os docentes devem participar nos dois dias de formação.
Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)
“GOOGLE FOR EDUCATION@UPORTO”
28 de junho 2017 – 14h30 – 17h30
Local: Sala 6.13 – FEP (edíficio das pós-graduações)
Pré-requisitos: Os docentes devem já ter criado a sua “Conta Google”(1) e devem trazer obrigatoriamente portátil para a sessão de formação.
(1) Antes da formação serão disponibilizadas indicações de como criar a “Conta Google”.
Formadora: Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)
Objetivos de aprendizagem da sessão
A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto o portefólio de ferramentas de produtividade da Google designado por “G Suite for Education”, ilustrar contextos de aplicação das mesmas e sensibilizar os docentes para algumas boas práticas na utilização deste tipo de ferramentas.
Programa
- Ferramentas de produtividade online… porquê? prós e contras;
- Alguns contextos de utilização;
- Questões básicas sobre privacidade e segurança;
- Como aceder;
- Ferramentas disponíveis no domínio G.UPORTO.PT;
- As ferramentas mais utilizadas com mais detalhe:
- GMail / Correio
- Calendar / Calendário
- Docs / Documentos
- Sheets / Folhas de cálculo
- Slides / Apresentações
- Forms / Formulários
- Sites / Sites
- Classroom / Sala de aula
- Hangouts / Comunicação síncrona texto e vídeo
- Boas práticas e recomendações.
Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)
“EVOLUÇÃO DA PEDAGÓGIA NO ENSINO SUPERIOR”
Apresentações e exercícios práticos (pdf)
29 de junho 2017 – 14h00 – 18h00
Local: Sala de aula na casa cor de rosa (CCR0.1): FAUP (com estacionamento no parque próximo do edifício da FAUP)
Formador: Manuel Firmino (Docente da FEUP)
Objetivos
Identificar os processos de ensino-aprendizagem-avaliação utilizados e analisar as práticas docentes, determinando as mudanças necessárias para promover a emergência de processos educativos que desenvolvam a autonomia e a responsabilidade dos estudantes através de uma pedagogia mais emancipatória.
Conteúdos
- Caracterização dos métodos de ensino, das estratégias de aprendizagem e dos procedimentos de avaliação na docência universitária;
- Análise e mapeamento dos processos educativos utilizados com recurso a uma taxonomia desenvolvida para o ensino superior;
- (Re)organização das práticas docentes através da articulação dinâmica e do alinhamento integrado dos processos de ensino-aprendizagem-avaliação.
Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)
87 inscrições para 100 vagas, 65 participações
Quadro das inscrições/participações por unidade orgânica
Quadro das inscrições/participações por categoria
INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO – Resultados
- Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras – Design Thinking – Total inquéritos: 11 / Total respondidos: 9
- Google for Education (manhã) – Total inquéritos: 15 / Total respondidos: 14
- Google for Education (tarde) – Total inquéritos: 17 / Total respondidos: 16
- Evolução da Pedagogia no Ensino Superior – Total inquéritos: 19 / Total respondidos: 14