Cursos de outubro 2017
Como criar perguntas de escolha múltipla no Moodle
Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Esta formação tem como principal objetivo criar diferentes tipos de perguntas para preparar testes no Moodle U.Porto.
Objetivos de aprendizagem:
- Perceber diferenças entre tipos de perguntas disponíveis
- Organizar a Base de dados de perguntas
- Criar PEM clássicas no Moodle
- Associar perguntas a um teste no Moodle
Programa:
- Perguntas de Escolha Múltipla, VF – Verdadeiro/Falso
- A organização da base de dados de perguntas
- Criação de Perguntas de Escolha Múltipla
- As perguntas e o teste
Formador: Hugo Ribeiro (Tecnologias Educativas UPdigital)
Datas: 4 de outubro de 2017
Horário: 9h30 às 12h30
Local: ICBAS – Sala 13P1E3
Duração: 3h
Destinatários: 18 Docentes da U.Porto
Regime do curso: Presencial
Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivo da formação: Adquirir competências em relação a si próprio e ao outro, ao nível da inteligência emocional nas relações humanas. Observação e perceção emocional das Microexpressões. Consciência emocional de si e do outro, como catalisador de mudança comportamental e gestão de conflitos. Reconhecimento dos gestos, postura e atitude mais autoconfiante/positiva
Conteúdos programáticos:
Módulo 1 – Como construir uma imagem de maior auto-confiança e atitude mental positiva
- Dinâmica de apresentação
- Motivação por associação e dissociação – padrão swish
- Dinâmica: Carrossel de observações
- Dinâmica de auto-observação e reflexão
- Visualização criativa
- Emoções universais – simulador de microexpressões
Módulo 2 – Comunicação e relações
- Dinâmica: “O corpo não engana!”
- Tom de voz, postura, sorriso verdadeiro versus sorriso falso, regra do umbigo, contacto ocular e movimentos oculares
- Identificação da modalidade sensorial preferencial: visual, auditivo, cinestésico
- Dinâmica de identificação da modalidade
- Calibração e rapport
- Pacing and leading
- Questões de poder e Fórmula PEP
- Dinâmica: Discurso de improviso (muletas verbais, não verbais, gestão de tempo)
- Dar feedback: Técnica da sandwiche, importância do reforço positivo e elogio
Módulo 3 – Criar empatias e aprendizagens
- Gestos de poder, regra do lado direito
- Aperto de mão
- Técnicas para alto desempenho não-verbal
- Definição de metas/missões
- Dinâmica de grupo
- Avaliação da formação
Formador: Sofia Andrade ( FPCEUP) – CV(visualizar)
Datas: 10 e 11 de outubro de 2017
Horário: 9h30 às 17h30 / 09h30 às 12h30
Local: Biblioteca do Fundo Antigo – 4º piso – Reitoria
Duração: 7h
Destinatários: Docentes da U.Porto
Regime do curso: Presencial
Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivos de aprendizagem:
A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto as ferramentas de produtividade mais utilizadas dentro da Google “G Suite for Education”, ilustrar contextos de aplicação das mesmas e preparar os docentes para a utilização destas ferramentas.
Programa:
- As ferramentas de produtividade mais utilizadas:
- GMail | Correio
- Calendar | Calendário
- Docs | Documentos
- Sheets | Folhas de cálculo
- Slides | Apresentações
- Alguns contextos de utilização
- Treino prático com as ferramentas
- Resolução de um problema prático
Data: 18 de outubro 2017
Hora: 14h30/17h30
Local: Pólo Zero – Rua de São Filipe de Nery, 4050-070 Porto
Formadora: Sofia Torrão – Unidade de Tecnologias Educativas UPdigital
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes da U.Porto.
Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (introdução à Google For Education na UPorto) e terem criado a sua “Conta Google” (*).
Cada formando terá de levar obrigatoriamente o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
(*) Como criar e aceder à sua conta Google U.Porto
Observações:
Os certificados são emitidos e enviados pelo Serviço de Recursos Humanos da U.Porto.
Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivo do Curso
Esta formação, ministrada em 2 sessões presenciais, tem como principal objetivo dotar os docentes dos conhecimentos e ferramentas necessárias à criação de cursos de formação e/ou unidades curriculares em formato de e/b-learning.
Para assegurar que cada plano de formação a distância se apresente bem estruturado do ponto de vista pedagógico, antes da produção de qualquer conteúdo deve ter-se em consideração fatores determinantes, tais como: estrutura; esforço e investimento de tempo; duração e desenho pedagógico.
Objetivos de aprendizagem:
- Planificar um curso para educação a distância;
- Analisar e preencher um guião de planificação de conteúdos;
- Preparar conteúdos e atividades para um modelo de formação a distância;
- Comunicar e interagir num ambiente online.
Programa:
Módulo 1. Planificar um curso para educação a distância
- Produção de um curso/UC em formato e/b-learning: noções gerais
- Guião de planificação de UC:
- Estrutura da UC
- Índice de conteúdos
- Divisão da UC em semanas/módulos
- Avaliação
- Recursos e atividades
- Vídeo de apresentação da UC + guião de preparação
Módulo 2. Aplicação prática de conhecimentos adquiridos
- Construção de módulo de conteúdo semanal: guidelines
- Tema da semana
- Objetivos de aprendizagem
- Resultados de aprendizagem
- Conteúdos programáticos/recursos educativos e atividades
- Modelo de interação / comunicação (ferramentas síncronas e assíncronas)
- Recursos adicionais:
- Articulação e gestão do calendário semanal do curso;
- Criação e partilha de tipologia de tarefas, por grau de dificuldade.
Formadores: Isabel Martins e Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)
Datas: 23 e 30 de outubro de 2017
Horário: 14h30 às 17h30
Localização: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Duração: 3h + 3h
Vagas: 18 Docentes da U.Porto.
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos: Não aplicável
Observações:
A formação tem a duração de 6 horas, distribuídas por 2 sessões (3h cada).
A obtenção do certificado de participação implica a frequência das 2 sessões. Os certificados são emitidos e enviados pelo Serviço de Recursos Humanos da U.Porto.
Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivos do curso:
Esta formação, ministrada em 2 sessões presenciais, tem como principal objetivo dotar os docentes dos conhecimentos e ferramentas necessárias à criação de cursos de formação e/ou unidades curriculares em formato de e/b-learning.
Para assegurar que cada plano de formação a distância se apresente bem estruturado do ponto de vista pedagógico, antes da produção de qualquer conteúdo deve ter-se em consideração fatores determinantes, tais como: estrutura; esforço e investimento de tempo; duração e desenho pedagógico.
Objetivos de aprendizagem:
- Planificar um curso para educação a distância;
- Analisar e preencher um guião de planificação de conteúdos;
- Preparar conteúdos e atividades para um modelo de formação a distância;
- Comunicar e interagir num ambiente online.
Programa:
Módulo 1. Planificar um curso para educação a distância
- Produção de um curso/UC em formato e/b-learning: noções gerais
- Guião de planificação de UC:
- Estrutura da UC
- Índice de conteúdos
- Divisão da UC em semanas/módulos
- Avaliação
- Recursos e atividades
- Vídeo de apresentação da UC + guião de preparação
Módulo 2. Aplicação prática de conhecimentos adquiridos
- Construção de módulo de conteúdo semanal: guidelines
- Tema da semana
- Objetivos de aprendizagem
- Resultados de aprendizagem
- Conteúdos programáticos/recursos educativos e atividades
- Modelo de interação / comunicação (ferramentas síncronas e assíncronas)
- Recursos adicionais:
- Articulação e gestão do calendário semanal do curso;
- Criação e partilha de tipologia de tarefas, por grau de dificuldade.
Formadores: Isabel Martins e Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)
Data: 24 e 31 de outubro de 2017
Horário: 9h30 às 12h30
Localização: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – (Sala a confirmar)
Duração: 3h + 3h
Vagas: 18 Docentes da U.Porto.
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos: Não aplicável
Observações:
A formação tem a duração de 6 horas, distribuídas por 2 sessões (3h cada).
A obtenção do certificado de participação implica a frequência das 2 sessões. Os certificados são emitidos e enviados pelo Serviço de Recursos Humanos da U.Porto.
Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivos do curso:
Esta formação tem como principal objetivo conhecer as funcionalidades de feedback e avaliação de trabalhos disponíveis na ferramenta Turnitin. Além do relatório de originalidade dos trabalhos, os Professores podem comentar os trabalhos dos estudantes e criar e aplicar grelhas de avaliação aos mesmos.
Objetivos de aprendizagem:
- Inserir comentários de diferentes tipologias nos trabalhos dos estudantes;
- Criar e aplicar grelhas de avaliação a trabalhos.
Programa:
- Feedback no trabalho escrito:
- Inserir comentários de texto e voz nos trabalhos;
- Criar e usar quickmarks
- Guardar e reutilizar quickmarks
- Criar e aplicar rubricas/grelhas de avaliação:
- Definir critérios e escalas de avaliação
- Associar uma grelha de avaliação a um trabalho
- Exemplos de grelhas de avaliação
- Aplicar grelhas de avaliação a um trabalho
Formador: Isabel Martins (Tecnologias Educativas UPdigital)
Datas: 25 de outubro de 2017
Horário: 9h30 às 12h30
Localização: Faculdade de Economia da Universidade do Porto – Sala 504 (edificio Pós-graduação)
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes da U.Porto
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos:
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
PRÓXIMOS CURSOS
Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin
Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivo do curso:
Esta formação tem como principal objetivo iniciar os docentes na utilização da ferramenta Turnitin, por forma a promover uma maior e mais adequada utilização deste software de verificação da originalidade de trabalhos, feedback e avaliação.
A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto”, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).
Objetivos de aprendizagem:
- Conhecer o software Turnitin e as suas principais funcionalidades;
- Aceder ao Turnitin: via Moodle U.Porto e via portal e-learning;
- Criar e configurar um trabalho;
- Submeter um trabalho via Turnitin;
- Ler e interpretar o relatório de originalidade;
- Dar feedback e avaliar.
Programa:
- O que é o Turnitin?
- Para que serve?
- Como se acede?
- Como se usa?
- Como se consulta o relatório de originalidade?
- Dar feedback e avaliar trabalhos.
Formador: Isabel Martins (Tecnologias Educativas UPdigital)
Data: 8 de novembro de 2017
Horário: 9h30 às 12h30
Localização: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes da U.Porto
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos:
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
Vídeo como ferramenta pedagógica – Panopto
Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivos do curso:
Esta formação tem como principal objetivo apresentar e discutir a importância do vídeo no processo pedagógico. Quando utilizar o vídeo e como utilizá-lo de forma eficaz.
Objetivos de aprendizagem:
- Perceber a importância do vídeo no processo pedagógico;
- Reconhecer os diferentes tipos de vídeo educativos;
- Como fazer um vídeo educativo recorrendo ao Panopto.
Programa:
- O papel do vídeo na educação – a importância crescente deste meio;
- Os diferentes tipos de vídeo educativo, em sala de aula e fora desta;
- Vídeos gravados por estudantes? Sim e porquê?
- Gravar vídeos com o Panopto. Como usar e começar a gravar diferentes tipos de vídeo.
Formador: Nuno Regadas (Tecnologias Educativas UPdigital)
Data: 13 de novembro de 2017
Horário: 9h30 às 12h30
Localização: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes da U.Porto
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos: Não aplicável
Google for Education @U.Porto | 3. Google sites
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivos de aprendizagem:
A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto a ferramenta de produção de sítios web, Google Sites, que integra o conjunto de ferramentas da Google “G
Suite for Education”, ilustrar exemplos e contextos de aplicação da mesma e preparar os docentes para a utilização desta ferramenta. No final da sessão os docentes deverão conseguir construir um site e publicá-lo.
Programa:
- O que é um site
- A ferramenta Google Sites
- Alguns exemplos
- Contextos pedagógicos de utilização
- Treino prático com a ferramenta
- Resolução de um problema prático: construção de um site
Formador: Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)
Data: 15 de novembro de 2017
Horário: 14h30 às 17h30
Localização: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes da U.Porto
Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (Google for Education @U.Porto | 1. Introdução) e terem criado “Conta Google” (*).
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
Google for Education @U.Porto | 4. Google forms
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivos de aprendizagem:
A formação tem como principal objetivo apresentar aos docentes da U.Porto a ferramenta de realização de questionários, Google Forms, que integra o conjunto de ferramentas da Google
“G Suite for Education”, ilustrar exemplos e contextos de aplicação da mesma e preparar os docentes para a utilização desta ferramenta. No final da sessão os docentes deverão conseguir construir um questionário, publicá-lo e analisar as respostas recebidas.
Programa:
- A ferramenta Google Forms
- Alguns exemplos de questionários
- Contextos pedagógicos de utilização
- Treino prático com a ferramenta
- Resolução de um problema prático: construção de um questionário, receber respostas e analisá-las
Formador: Sofia Torrão (Tecnologias Educativas UPdigital)
Data: 22 de novembro de 2017
Horário: 14h30 às 17h30
Localização Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Duração: 3h
Destinatários: Docentes da U.Porto
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos:
Os docentes devem, de preferência, ter frequentado a primeira ação de formação (Google for Education @U.Porto | 1. Introdução) e terem criado “Conta Google” (*).
Cada participante tem de levar o seu computador portátil para a formação, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
(*) Como criar e aceder à sua conta Google U.Porto