Semana Académica de Formação Pedagógica – 2017

A Universidade do Porto, através da sua Pró-Reitoria para a Inovação Pedagógica e Desporto, em coordenação com o seu Conselho Coordenador do Modelo Educativo da U.Porto (CCMEUP) tem como objetivo apoiar a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos diferentes cursos da U.Porto.

Neste âmbito, a 3ª edição da “Semana Académica de Formação Pedagógica”,  a decorrer de 8 a 12 de maio de 2017, renova o objetivo de desenvolver as competências pedagógicas dos Professores Universitários. Teremos a participação de formadores oriundos de outras instituições Universitárias, nacionais e internacionais e a participação, enquanto formandos, de docentes oriundos de várias Instituições de Ensino Superior (no contexto do Projeto “Sucesso Académico”). Tal permitirá enriquecer, de um modo especial, a discussão de ideias e soluções que seguramente acontecerá em cada formação.

Como temas principais, neste ano foca-se a importância dos vídeos enquanto ferramenta pedagógica, assim como a definição dos objetivos/resultados e competências de aprendizagem na estratégia pedagógica dos modelos educativos.

A U.Porto convida assim todos os docentes a juntarem-se a esta atividade. A Sessão de Abertura da Semana Académica, terá lugar, no dia 8 de maio, às 9h30, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, com a presença do Senhor Vice-Reitor Prof. Doutor Pedro Nuno Teixeira e o Senhor Pró-Reitor, Prof. Doutor Fernando Remião. Pelas 10h00, destaca-se a keynote proferida pela convidada Dilly Fung – Professor of Higher Education Development, University College London (UCL) (biography): “EXCELLENT EDUCATION IN RESEARCH-RICH UNIVERSITIES: NEW DIRECTIONS?”

Keynote de Dilly Fung (apresentação pdf) (vídeo parte 1 / vídeo parte 2)
Reportagem e entrevistas a Dilly Fung e a Fernando Remião (vídeo)

Quadro de Formações KEYNOTE - 8 de maioDia 8 de maio - tardeDia 9 de maioDia 10 de maioDia 11 de maioDia 12 de maioParticipaçãoResultado Inquéritos Satisfação

10h00 – Salão Nobre da Reitoria da U.Porto

“Excellent education in research-rich universities: new directions?”
Dilly Fung – Professor of Higher Education Development, University College London (UCL)
(Biography) (pdf keynote)

Abstract
What is distinctive about student education in research-intensive universities? How can we make student education even more engaging and effective in and for our changing world? This session will address these questions, and explore emerging possibilities for practice at the University of Porto. We will consider how, both within and across disciplines, students on taught degree programmes can benefit from even richer engagement with expertise drawn from research and with cutting-edge practice.

Themes include developing a more ‘Connected Curriculum’, which maximises students’ engagement with researchers and research (Fung in press); the benefits to students of learning through research and enquiry (Wieman and Gilbert 2015); and the possible contribution undergraduate students can make to research itself (Harland 2016). We will also look at some recent examples of changing practice in European research-intensive institutions (Fung, Besters-Dilger and van der Vaart 2017), and address some of the barriers to change. These include issues relating to the reward and recognition of those who commit themselves to leading on educational change (Fung and Gordon 2016).

Concluding with time for questions and comments, we will consider possible next steps for the University of Porto’s research and learning community.

References
Fung, Dilly. In press/2017. A Connected Curriculum for Higher Education. London: UCL Press. https://www.ucl.ac.uk/ucl-press/browse-books/a-connected-curriculum-for-higher-education

Fung, Dilly., Besters-Dilger, Juliane & van der Vaart, Rob. 2017. ‘Excellent Education in Research-rich Universities.’ League of European Research Universities (LERU) http://www.leru.org/files/general/LERU%20Position%20Paper%20Excellent%20Education.pdf

Harland, Tony. 2016. ‘Teaching to enhance research.’ Higher Education Research & Development. 35 3:461-472.

Fung, Dilly and Claire Gordon. 2016. ‘Rewarding educators and education leaders in research-intensive universities.’ York: Higher Education Academy. https://www.heacademy.ac.uk/sites/default/files/rewarding_educators_and_education_leaders.pdf

Wieman, Carl and Gilbert, Sarah. 2015. ‘Taking a Scientific Approach to Science Education, Part I–Research and Part II—Changing Teaching.’  Microbe 10 4:152-156 and 10 5:203-207.

14h00 às 18h00 – Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da U.Porto, 3º piso, sala 332

Inscrições para docentes da U.Porto: 15 vagas
“Vídeo em educação – Panopto”

Formadores:
Hugo Ribeiro (Tecnologias Educativas UPdigital)
Nuno Regadas (Tecnologia Educativas UPdigital)

Objetivo:

  • Perceber a importância do vídeo no processo pedagógico;
  • Reconhecer os diferentes tipos de vídeo educativos;
  • Como fazer um vídeo educativo recorrendo ao Panopto.

Programa:  

  • Apresentação;
  • O papel do vídeo na educação – a importância crescente deste meio;
  • O vídeo online;
  • As diferentes abordagens;
  • Vídeos gravados por estudantes? Sim e porquê?
  • Detalhes de pré-produção;
  • O backoffice do panopto e o gravador.
  • Como usar e começar a gravar diferentes tipos de vídeo usando o Panopto

Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)

9h30 às 12h30 / 14h30 às 17h30 – FPCEUP – sala 254

Total de vagas para a Docentes e Técnicos da U.Porto: 25

VAGAS ESGOTADAS
Integração da diversidade no ensino superior”

Formadores:  
Amélia Lopes – FPCEUP
Isabel Menezes – FPCEUP
José Pedro Amorim – FPCEUP
Márcia Coelho – FPCEUP
Sofia Pais – FPCEUP

Descrição: A criação de ambientes interculturais é o mais importante desafio que a internacionalização coloca a todos os que na universidade são responsáveis pela qualidade das aprendizagens e o bem-estar dos estudantes. Este curso pretende fornecer conceitos e refletir sobre estratégias e atividades que potencializem a capacidade de resposta da universidade à sua crescente diversidade.

Plano da Formação (manhã e tarde):

  •  30 minutos de apresentação
  •  30 minutos discussão em grupos
  •  15 minutos Apresentação dos resultados da discussão
  •  Pausa para café
  •  30 minutos discussão em grupos (troca os grupos)
  •  45 minutos Apresentação dos resultados e soluções da discussão

Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)

9h30 às 12h30 – FCUP – sala FC4 012

Inscrições para docentes da U.Porto: 24 vagas
Inscrições para docentes externos: 6 vagas
“Learning outcomes – change of paradigm in teaching and learning in HE”
(idioma Inglês)
Documentação de apoio

Formador:
István Vilmos Kovács (Eötvös Loránd University, Budapest) (CV)

AIM:
Reflection about the diversification and tailored design of learning, which can involve numerous ways of innovative learning arrangements that combine activities of work, research, inquiry, critical reflection, reflection on action, entrepreneurship, development or philanthropic activities.

Descrição:
Higher Education traditionally follows simple protocols of teaching and learning (Lectures, seminars, tests, exams), matching subjects, teachers, classes and auditoriums. Subjects (courses) are basically derived from what the team of lecturers are capable to teach. The relation to the potential use of the study programme is usually not too strong, especially not to future labour market needs. The principles of the “Universitas spirit” can also be interpreted as the rejection of serving the expectations of the labour market or any other utilitarian purposes. Supporting scientific discovery, the holistic development of the personality or sustaining cultural continuity seem more attractive intellectual challenge for traditional university than meeting the needs of students.

The approach of learning outcomes is a radical shift. Analysing probable workplaces, occupations’ competence needs help derive what students should be able to do by graduation (or by the end of a course). Therefore teaching does not any more mean to transfer our knowledge, rather the design of a learning environment and processes that results in the professional and personal development of students.

In this approach the emphases from teacher and teaching moves to student and learning. Applying the new results of learning sciences one can not anymore expect to much from plenary lectures. The diversification and tailored design of learning can involve numerous ways of innovative learning arrangements that combine activities of work, research, inquiry, critical reflection, reflection on action, entrepreneurship, development or philanthropic activities. The passive absorption of encyclopaedically structured knowledge is complemented or replaced by co-creation and value production in the learning process.

No doubt, students need to know facts and understand theories as well, but it is more and more obvious, that engaged deep learning better contributes to the traditional expectations in a more sustainable and applicable way, especially for the longer run.

Plano da Formação para as 3 horas

Apresentação pelo orador (em inglês), com posterior discussão do tema em grupos de trabalho.

Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição) 


 

9h30 às 12h30 / 14h30 ás 17h30
Faculdade de Economia da U.Porto – sala 642

Inscrições para docentes da U.Porto: 15 vagas
Inscrições para docentes externos: 5 vagas
“Objetivos de Aprendizagem, Alinhamento Construtivo e Autorregulação

Formadora:
Isabel Gonçalves (IST) (CV)

Objetivo:
Apresentar os referenciais teóricos relativos ao trabalho de Biggs (alinhamento construtivo) e de Chickering & Gamson (princípios de boas práticas no ensino superior) com ilustrações baseadas na documentação de boas práticas de docência no IST. Apresentar o conceito de autorregulação da aprendizagem.

Conteúdos:

  • Alinhamento construtivo
    • Conceitos Essenciais
    • Referenciais teóricos
    • Prática na sala de aula
  • Boas práticas no Ensino Superior
  • Autorregulação da aprendizagem

Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)

9h30 às 12h30
Reitoria da U.Porto, Biblioteca do Fundo Antigo, 3º piso, sala 332

Inscrições para docentes da U.Porto: 15 vagas
Inscrições para docentes externos: 5 vagas
Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
“Projectos CALOHEE e TALOE: Contribuições para definição de resultados de aprendizagem (RA) e para avaliar”

Formador:
Alfredo Soeiro (FEUP) 

Objetivo:
A sessão dedica-se a quem queira conhecer como escrever os resultados de aprendizagem (RA) de um módulo, curso ou disciplina e como escolher os métodos de avaliação de acordo com os tipos diferentes de RA. Serão apresentadas iniciativas nestas áreas como as da Tuning Academy incluindo a relativa ao quadro de avaliação CALOHEE e a ferramenta digital TALOE para aconselhamento na escolha dos métodos de avaliação. Os documentos considerados úteis para a sessão serão distribuídos aos inscritosA sessão consiste de apresentações breves, supondo que houve preparação prévia, seguida de trabalho de grupo, apresentação dos resultados por cada grupo e debate.

Plano da Formação:
09:30 – 11:00

  • Descrição e análise da metodologia TUNING (www.tuningacademy.org) – 20 min
  • Descrição de CALOHEE (www.calohee.eu) – 10 min
  • Divisão em grupos e análise de casos de estudo – 30 min
  • Apresentação por grupo e debate de resultados – 30 min

11:30 – 12:30

  • Descrição e explicação sobre a ferramenta digital TALOE (http://taloe.up.pt) – 10 mim
  • Divisão em grupos e cada grupo experimentará a ferramenta digital com RA – 20 min
  • Apresentação por grupo e debate de resultados – 30 min

 Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição) 


Total de participações: 201

  • Total de formações: 6
  • Total de participações/Docentes UPorto: 148
  • Total de participações/Técnicos UPorto: 17
  • Total de participações/Docentes externos: 36

Frequentaram pelo menos 1 formação:

  • Docentes da UPorto: 95
  • Técnicos da UPorto: 17
  • Docentes externos: 23

Dados por Unidade Orgânica

 

INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO – RESULTADOS

  • Vídeo em educação “PANOPTO” – Total inquéritos: 21 / Total respondidos: 11
  • Integração da diversidade no Ensino Superior: caso de estudantes internacionais – Total inquéritos: 29 / Total respondidos: 25
  • Learning Outcomes Change of paradigm in teaching and learning in HE – Total inquéritos: 25 / Total respondidos: 20
  • Objetivos de aprendizagem alinhamento construtivo e autorregulação – Total inquéritos: 18 / Total respondidos: 13
  • Projectos CALOHEE e TALOE: Contribuições para definição de resultados de aprendizagem (RA) e para avaliar – Total inquéritos: 17 / Total respondidos: 12