Cursos de abril 2018

Ajude-nos a melhorar as formações pedagógicas.
Colabore neste Inquérito.

Comunicação em sala de aula: conceitos e boas práticas - 03 abril - 09h00/18h00

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo da formação:
A comunicação é a estratégia mais utilizada por docentes no seu quotidiano profissional. As estratégias comunicacionais fulcrais para a docência, quer na relação professor aluno, quer na transmissão de conteúdos, quer no contato formativo com os estudantes são diversas e evoluem quando alvo de reflexão, especialmente quando a mesma é baseada em boas práticas reconhecidas na área cientifica.

Pretende-se assim, com esta formação, que os/as participantes adquiram novas perspetivas face às técnicas comunicacionais que utilizam em sala de aula e que tenham acesso a novas estratégias reconhecidas pela sua eficácia e impacto.

Conteúdos:

  • O método interrogativo
  • Feedback e feedforward
  • A comunicação na relação professor-aluno
  • Transmissão eficaz de conteúdos: Boas práticas

Metodologia:

As metodologias utilizadas serão maioritariamente ativas, promotoras de reflexão individual e em pequenos grupos.

Formador: Sofia Sá (formadora externa)

Data: 03 de abril 2018

Horário: 09h00 às 18h00

Localização: ICBAS – sala 05 Piso 1 Edifício 3

Duração: 7h

Vagas: 10 Docentes

Regime do curso: Presencial

Turnitin: prevenção do plágio e feedback no trabalho escrito - 09 abril - 09h30/12h30

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo da formação:
Esta formação tem como principal objetivo conhecer as funcionalidades de feedback e avaliação de trabalhos disponíveis na ferramenta Turnitin. Além do relatório de originalidade dos trabalhos, os Professores podem comentar os trabalhos dos estudantes e criar e aplicar grelhas de avaliação aos mesmos.

Objetivos de aprendizagem da sessão:

  1. Inserir comentários de diferentes tipologias nos trabalhos dos estudantes;
  2. Criar e aplicar grelhas de avaliação a trabalhos.

Programa

  1. Feedback no trabalho escrito:
    1. Inserir comentários de texto e voz nos trabalhos;
    2. Criar e usar quickmarks
    3. Guardar e reutilizar quickmarks
  2. Criar e aplicar rubricas/grelhas de avaliação:
    1. Definir critérios e escalas de avaliação
    2. Associar uma grelha de avaliação a um trabalho
    3. Exemplos de grelhas de avaliação
    4. Aplicar grelhas de avaliação a um trabalho

Formador: Isabel Martins, Tecnologias Educativas UPdigital

Data: 09 de abril 2018

Horário: 09h30 às 12h30

Localização: FBAUP,  PS – 32(PAVILHÃO SUL)

Duração: 3h

Vagas: 18 Docentes

Regime do curso: Presencial

Pré-requisitos:
Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

Desenhar um curso à distância no AcademiaUP - 12 e 19 de abril - 09h30/12h30

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo da formação:
Esta formação, ministrada em 2 sessões presenciais,  tem como principal objetivo dotar os docentes dos conhecimentos e ferramentas necessárias à criação de cursos de formação e/ou unidades curriculares em formato de e/b-learning.
Para assegurar que cada plano de formação a distância se apresente bem estruturado do ponto de vista pedagógico, antes da produção de qualquer conteúdo deve ter-se em consideração fatores determinantes, tais como: estrutura; esforço e investimento de tempo; duração e desenho pedagógico.

Objetivos de aprendizagem da sessão:

  1. Planificar um curso para educação a distância;
  2. Analisar e preencher um guião de planificação de conteúdos;
  3. Preparar conteúdos e atividades para um modelo de formação a distância;
  4. Comunicar e interagir num ambiente online.

Programa
Módulo 1.  Planificar um curso para educação a distância

  1. Produção de um curso/UC em formato e/b-learning: noções gerais
  2. Guião de planificação de UC:
  3. estrutura da UC
  4. índice de conteúdos
  5. divisão da UC em semanas/módulos
  6. avaliação
  7. recursos e atividades
  8. vídeo de apresentação da UC + guião de preparação

Módulo 2.  Aplicação prática de conhecimentos adquiridos

  1. Construção de módulo de conteúdo semanal: guidelines
    1. Tema da semana
    2. Objetivos de aprendizagem
    3. Resultados de aprendizagem
    4. Conteúdos programáticos/recursos educativos e atividades
  2. Modelo de interação / comunicação (ferramentas síncronas e assíncronas)
  3. Recursos adicionais:
    1. Articulação e gestão do calendário semanal do curso;
    2. Criação e partilha de tipologia de tarefas, por grau de dificuldade.

Formador: Isabel Martins, Sofia Torrão e Nuno Regadas – Tecnologias Educativas UPdigital

Data: 12 e 19 de abril 2018

Horário: 09h30 às 12h30

Localização: ICBAS, Sala 18P1E3 (PCs)

Duração: 3h + 3h

Vagas: 18 Docentes

Regime do curso: Presencial

Pré-requisitos:
Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.

Observações:
O curso tem a duração de 6 horas, distribuídas por 2 sessões (3h cada).

Comunicação e Emoções: quando o corpo se expressa mais do que as palavras - 16 e 17 abril

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo da formação:
Adquirir competências em relação a si próprio e ao outro, ao nível da inteligência emocional nas relações humanas. Observação e perceção emocional das Microexpressões. Consciência emocional de si e do outro, como catalisador de mudança comportamental e gestão de conflitos. Reconhecimento dos gestos, postura e atitude mais autoconfiante/positiva

Conteúdos programáticos:

Módulo 1 – Como construir uma imagem de maior auto-confiança e atitude mental positiva

  • Dinâmica de apresentação
  • Motivação por associação e dissociação – padrão swish
  • Dinâmica: Carrossel de observações
  • Dinâmica de auto-observação e reflexão
  • Visualização criativa
  • Emoções universais – simulador de microexpressões

Módulo 2 – Comunicação e relações

  • Dinâmica: “O corpo não engana!”
  • Tom de voz, postura, sorriso verdadeiro versus sorriso falso, regra do umbigo, contacto ocular e movimentos oculares
  • Identificação da modalidade sensorial preferencial: visual, auditivo, cinestésico
  • Dinâmica de identificação da modalidade
  • Calibração e rapport
  • Pacing and leading
  • Questões de poder e Fórmula PEP
  • Dinâmica: Discurso de improviso (muletas verbais, não verbais, gestão de tempo)
  • Dar feedback: Técnica da sandwiche, importância do reforço positivo e elogio

Módulo 3 – Criar empatias e aprendizagens

  • Gestos de poder, regra do lado direito
  • Aperto de mão
  • Técnicas para alto desempenho não-verbal
  • Definição de metas/missões
  • Dinâmica de grupo
  • Avaliação da formação

Formador: Sofia Andrade ( FPCEUP) – CV(visualizar)

Datas/horarios
16 de abril : 14h30-17h30
17 de abril : 09h30-13h00 e 14h00-17h30

Local: Biblioteca do Fundo Antigo – 4º piso – Reitoria

Duração: 10h

Destinatários: Docentes da U.Porto

Regime do curso: Presencial

Formação Básica de Primeiros Socorros - Formação Adiada

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo da formação:
Saber proceder em situações de primeiros socorros e executar técnicas simples de socorrismo para controlar um cenário de acidente ou doença súbita.

Formador: Enfermeira Joana Amaro (ISPUP)

Data: a confirmar

Horário: a confirmar

Localização: a confirmar

Duração: 4h

Vagas: 18 Docentes

Regime do curso: Presencial

Como gravar uma aula com o Panopto - 19 abril - 10h00/12h00

Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo da formação:

Esta formação tem como principal objetivo apresentar e discutir as principais formas de gravação de aulas. Como operacionalizar o processo e envolver os estudantes? Como promover novas formas de ensino e aprendizagem apoiadas na tecnologia vídeo?

Objetivos de aprendizagem da sessão

  • Perceber a relevância da gravação de aulas no processo pedagógico;
  • Reconhecer os diferentes tipos de gravação de aulas;
  • Reconhecer os cuidados a ter na preparação, gravação e edição das aulas.

Programa

  • Importância da gravação de aulas (atualmente);
  • Que formatos e formas apresentam as gravações de aula;
  • Como preparar e executar a gravação?
  • A edição e disponibilização.

 

Formador: Nuno Regadas – Tecnologias Educativas UPdigital

Data: 19 de abril de 2018

Horário: 10h00 às 12h00

Localização: FEP (edificio das pós-graduações – Sala 626)

Duração: 2h

Vagas: 18 Docentes

Regime do curso: Presencial