Cursos de abril de 2019

Turnitin - prevenção do plágio e feedback no trabalho escrito – 2 de Abril - 14h30/17h30

Inscrições

Docentes UP: Formulário de inscrição aqui

Objetivos do curso

  • Inserir comentários de diferentes tipologias nos trabalhos dos estudantes;
  • Criar e aplicar grelhas de avaliação a trabalhos.

Programa

  1. Feedback no trabalho escrito:
    1. Inserir comentários de texto e voz nos trabalhos;
    2. Criar e usar quickmarks
    3. Guardar e reutilizar quickmarks
  2. Criar e aplicar rubricas/grelhas de avaliação:
    1. Definir critérios e escalas de avaliação
    2. Associar uma grelha de avaliação a um trabalho
    3. Exemplos de grelhas de avaliação
    4. Aplicar grelhas de avaliação a um trabalho

Resultados

Esta formação tem como principal objetivo conhecer as funcionalidades de feedback e avaliação de trabalhos disponíveis na ferramenta Turnitin. Além do relatório de originalidade dos trabalhos, os Professores podem comentar os trabalhos dos estudantes e criar e aplicar grelhas de avaliação aos mesmos.

Formadores: 

Isabel Martins e Teresa Correia

Data: 2 de abril

Horário: 14h30 / 17h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 206

Duração: 3h

Vagas: minimo 6 e máximo 20 docentes

Regime do curso: Presencial

Desenhar um curso à distância no AcademiaUP - 16 de abril - 14.30h/17.30h

Inscrições 

A turma está completa. 

Docentes UP: Lista de espera – Inscrição aqui

Objetivo do curso

Esta formação, ministrada em 2 sessões presenciais,  tem como principal objetivo dotar os docentes dos conhecimentos e ferramentas necessárias à criação de cursos de formação e/ou unidades curriculares em formato de e/b-learning.
Para assegurar que cada plano de formação a distância se apresente bem estruturado do ponto de vista pedagógico, antes da produção de qualquer conteúdo deve ter-se em consideração fatores determinantes, tais como: estrutura; esforço e investimento de tempo; duração e desenho pedagógico.

Programa

Módulo 1.  Planificar um curso para educação a distância

  1. Produção de um curso/UC em formato e/b-learning: noções gerais
  2. Guião de planificação de UC:
  3. estrutura da UC
  4. índice de conteúdos
  5. divisão da UC em semanas/módulos
  6. avaliação
  7. recursos e atividades
  8. vídeo de apresentação da UC + guião de preparação

Módulo 2.  Aplicação prática de conhecimentos adquiridos

  1. Construção de módulo de conteúdo semanal: guidelines
    1. Tema da semana
    2. Objetivos de aprendizagem
    3. Resultados de aprendizagem
    4. Conteúdos programáticos/recursos educativos e atividades
  2. Modelo de interação / comunicação (ferramentas síncronas e assíncronas)
  3. Recursos adicionais:
    1. Articulação e gestão do calendário semanal do curso;
    2. Criação e partilha de tipologia de tarefas, por grau de dificuldade.

Resultado da aprendizagem

  1. Planificar um curso para educação a distância;
  2. Analisar e preencher um guião de planificação de conteúdos;
  3. Preparar conteúdos e atividades para um modelo de formação a distância;
  4. Comunicar e interagir num ambiente online.

Formadores:

Isabel Martins e Nuno Regadas

Data: 16 de abril

Horário: 14.30h – 17.30h

Localização: Edifício Coronel Pacheco – Auditório Régie

Duração: 3h

Vagas: mínimo 6 e máximo 18 docentes

Regime do curso: Presencial

Workshop Práticas de voz e técnica vocal – sessão 2 - 16 de abril – 14h00/18h00

Inscrições 
Programa piloto.

Apenas para os docentes que estiveram presentes na sessão do dia 24 de janeiro (o link para inscrição será enviado por email).

Objetivo do curso

Conhecer conceitos e práticas de saúde e técnica vocal, importantes para uma utilização mais saudável e satisfatória da voz.

Resultado da aprendizagem

Conhecimento fundamental sobre o mecanismo de produção vocal;
Adoção comportamentos vocais mais saudáveis;
Identificação de sinais de risco/alerta de patologia vocal;
Adequação dos padrões de postura corporal, respiração e colocação de voz à atividade vocal;
Conhecimento de técnicas para melhoria da flexibilidade e resistência vocais;
Conhecimento de práticas de aquecimento e desativação vocal.

Formador

Joana Manarte :

https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/joana-manarte 

https://www.linkedin.com/in/joana-manarte-1b942023/

Data: 16 de abril

Horário: 14h00 – 18h00

Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111 ou MIL (Praça Coronel Pacheco) – A confirmar

Duração: 4

Vagas: 16 Docentes

Regime do curso: Presencial

Ergonomia, Saúde e Qualidade de vida no local do trabalho – 17 de abril – 9h30/12h30

Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Objetivo do curso

1. Compreender os pressupostos básicos para a criação de um posto de trabalho ergonómico;

2. Identificar um conjunto de estratégias e ferramentas de promoção da saúde em ambiente laboral e fora dele.

Resultado da aprendizagem

Espera-se que os formandos no final saibam:

Adequar o posto de trabalho às suas características

Quais os comportamentos essenciais que permitem promover a saúde e os determinantes da doença.

Formador: 

Rui Garganta

https://sigarra.up.pt/fadeup/en/func_geral.formview?p_codigo=226020

Observação: vestir “roupa leve” e, se possível, sapatilhas

Data: 17 de abril

Horário: 9h30– 12h30

Localização: Reitoria da Universidade do Porto (Sala 111) ou MIL (Praça Coronel Pacheco) – A confirmar

Duração: 3h

Vagas: mínimo 10 e máximo 20 docentes

Regime do curso: Presencial

Workshop para estudantes da U. Porto - Mindfulness: Treinar a Atenção para Gerir o Stress e o Foco – 18 de abril – 17h30/19h30

Inscrições
Turma completa.

Objetivo do workshop

Esta formação terá como objectivo demonstrar a relevância do treino da atenção no contexto de vida actual dos alunos universitários, que é caracterizado frequentemente por níveis altos de pressão e carga de trabalho, contextos de estudo preenchidos por distracções e interrupções, assim como contextos emocionais desafiantes, que resultam em níveis de stress elevados

Durante a sessão serão partilhados vários métodos de treino da atenção, assim como alguns dos benefícios cientificamente validados associados à prática de mindfulness, que incluem níveis mais reduzidos de stress e ansiedade, maiores níveis de foco e clareza mental, melhorias na gestão das emoções, e o aumento de competências prosociais como o altruísmo.  

Será também explorada a relevância da prática de mindfulness no processo de ensino, explorando formas de como esta pode ser usada na experiência diária de um aluno universitário, seja na sua experiência individual, seja na relação com os outros

Finamente, serão partilhadas formas de integrar a prática formal de mindfulness no dia-a-dia, assim como recursos adicionais para a aprofundar a prática ao longo do tempo.

Formador: 

Diogo Rolo (Mind Revolution – mind-revolution.org)

https://www.linkedin.com/in/diogorolo/

Data: 18 de abril

Horário: 17h30– 19h30

Localização: Reitoria da Universidade do Porto  – A confirmar

Duração: 2h

Vagas:  100 estudantes da U. Porto

Regime do curso: Presencial

A energia das emoções: o papel fundacional da consciência - Sessão 4 - 23 de abril – 15/18h

Inscrições 
Programa piloto.

Apenas para os docentes que estiveram presentes na sessão do dia 28 de novembro ou 18 de janeiro (o link para inscrição será enviado por email).

Objetivo da sessão

Esta sessão explorará: 

– o papel das emoções universais

– uma exploração das componentes dos processos emocionais

– uma investigação das 3 emoções mais comuns no trabalho 

– mapa de reactividade: reagir a emoções destrutivas de forma construtiva, com base na atenção & consciência

– perfis de reactividade emocional comuns

– como é que a prática de mindfulness pode suportar o desenvolvimento da consciência corporal

– dicas para comunicar com mais consciência

Formador: 

Diogo Rolo (Mind Revolution – mind-revolution.org)

https://www.linkedin.com/in/diogorolo/

Data:23 abril

Horário: 15h00– 18h00

Localização: Reitoria da Universidade do Porto – Salão Nobre

Duração: 3h

Vagas: 50 Docentes

Regime do curso: Presencial