Cursos de dezembro 2020

Ensino híbrido: tensões e reflexões - dia 9 de dezembro das 14h00-17h00

Com a introdução do ensino híbrido síncrono (simultaneamente um grupo presencial e outro remoto), surge a questão “Como gerir a interacção docente/alunos(as), conteúdo/alunos(as) e alunos(as)/ alunos(as) de forma a que todos tenham acesso à mesma informação e a dinâmica de sala ser igualmente benéfica para todos os envolvidos?”. Nesta sessão vamos reflectir sobre soluções e conhecer os conselhos dos especialistas e investigadores da área.

Objetivos

– Definir ensino híbrido.

– Distinguir ensino híbrido de hi-flex.

– Discriminar momentos síncronos e assíncronos.

– Reconhecer as maiores tensões do ensino híbrido.

– Diferenciar Frontchannel de Backchannel.

– Indicar possíveis soluções para os desafios de gestão do Frontchannel.

– Nomear possíveis soluções para os desafios de gestão do Backchannel.

– Indicar possíveis soluções para os desafios de visualização de materiais.

– Nomear possíveis soluções para os desafios na aplicação de momentos Active learning.

Programa

– Conceitos centrais.

– Tensões e soluções.

– Frontchannel (diálogo a viva voz).

– Backchannel (chat de texto).

– Visualização dos materiais.

– Momentos de Active learning.

Formadora: Sofia Sá;

Nº máximo de participantes: 40;

Formato: Online, pela plataforma Zoom;

Data: 9 dezembro, 14h00-17h00;

Inscrições: <https://forms.gle/NwrWCPZiwkpofEeg8>

Ludificação da aprendizagem: técnicas e ferramentas simples para utilizar jogos nas aulas - dia 10 de dezembro das 9h30 às 12h30h

Nesta sessão de formação iremos abordar a utilização de jogos e de ludificação (gamification) nas aulas. Com base em dinâmicas de aprendizagem, também baseadas em jogos, pretende-se que os participantes experienciem por si o envolvimento promovido por estas, para poderem criar atividades de aprendizagem para os seus estudantes.

 

Objetivos

No final da aprendizagem será capaz de:

– Identificar diferentes abordagens lúdicas (Game / Play; game-based / gamified);

– Desenvolver jogos simples para utilizar em aula (ou fora dela);

– Desenhar percursos de aprendizagem ludificada (gamified)

 

Programa

  1. Ludificação da aprendizagem.

1.1. Game / Play.

1.2. Game-based / Gamified.

  1. Jogos na aprendizagem.

2.1. Jogos competitivos.

2.2. Jogos colaborativos.

  1. Ludificação (Gamification).

 

Formador: Professor Doutor António Coelho – FEUP.

Nº máximo de participantes: 30.

Formato: online – plataforma Zoom.

Data: 10 de dezembro, 9h30-12h30.

Inscrições: <https://forms.gle/ZkFfh7GdJUPrdLsa6>

Webinars - Apoio Ao Ensino A Distância

Para assistir a um webinar basta clicar no link correspondente à sua preferência e será direcionado para a sala online onde decorre o webinar. Descritivo das sessões em:  https://elearning.up.pt/formacao/
Estes webinars não carecem de inscrição prévia, não têm limite de participantes, são a distância e não terão certificados de participação.

Conclusão e Medalhas no Moodle 2 dezembro :: 10h00
Como criar um inquérito no Moodle  – Adiado 7  dezembro :: 15h00
Como criar um referendo no Moodle 9 dezembro :: 10h00
Criar um Teste no Moodle 15 dezembro :: 10h00