Cursos de dezembro 2020
Com a introdução do ensino híbrido síncrono (simultaneamente um grupo presencial e outro remoto), surge a questão “Como gerir a interacção docente/alunos(as), conteúdo/alunos(as) e alunos(as)/ alunos(as) de forma a que todos tenham acesso à mesma informação e a dinâmica de sala ser igualmente benéfica para todos os envolvidos?”. Nesta sessão vamos reflectir sobre soluções e conhecer os conselhos dos especialistas e investigadores da área. Objetivos – Definir ensino híbrido. – Distinguir ensino híbrido de hi-flex. – Discriminar momentos síncronos e assíncronos. – Reconhecer as maiores tensões do ensino híbrido. – Diferenciar Frontchannel de Backchannel. – Indicar possíveis soluções para os desafios de gestão do Frontchannel. – Nomear possíveis soluções para os desafios de gestão do Backchannel. – Indicar possíveis soluções para os desafios de visualização de materiais. – Nomear possíveis soluções para os desafios na aplicação de momentos Active learning. Programa – Conceitos centrais. – Tensões e soluções. – Frontchannel (diálogo a viva voz). – Backchannel (chat de texto). – Visualização dos materiais. – Momentos de Active learning. Formadora: Sofia Sá; Nº máximo de participantes: 40; Formato: Online, pela plataforma Zoom; Data: 9 dezembro, 14h00-17h00; Inscrições: <https://forms.gle/NwrWCPZiwkpofEeg8>
Nesta sessão de formação iremos abordar a utilização de jogos e de ludificação (gamification) nas aulas. Com base em dinâmicas de aprendizagem, também baseadas em jogos, pretende-se que os participantes experienciem por si o envolvimento promovido por estas, para poderem criar atividades de aprendizagem para os seus estudantes. Objetivos No final da aprendizagem será capaz de: – Identificar diferentes abordagens lúdicas (Game / Play; game-based / gamified); – Desenvolver jogos simples para utilizar em aula (ou fora dela); – Desenhar percursos de aprendizagem ludificada (gamified) Programa 1.1. Game / Play. 1.2. Game-based / Gamified. 2.1. Jogos competitivos. 2.2. Jogos colaborativos. Formador: Professor Doutor António Coelho – FEUP. Nº máximo de participantes: 30. Formato: online – plataforma Zoom. Data: 10 de dezembro, 9h30-12h30. Inscrições: <https://forms.gle/ZkFfh7GdJUPrdLsa6>
Para assistir a um webinar basta clicar no link correspondente à sua preferência e será direcionado para a sala online onde decorre o webinar. Descritivo das sessões em: https://elearning.up.pt/formacao/
Estes webinars não carecem de inscrição prévia, não têm limite de participantes, são a distância e não terão certificados de participação.
Conclusão e Medalhas no Moodle
2 dezembro :: 10h00
Como criar um inquérito no Moodle – Adiado
7 dezembro :: 15h00
Como criar um referendo no Moodle
9 dezembro :: 10h00
Criar um Teste no Moodle
15 dezembro :: 10h00