Cursos de janeiro 2019
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Nota: Formação repartida em 4 manhãs
Objetivo do curso
Dotar os docentes do ensino universitário de aprendizagens significativas.
Resultado da aprendizagem
Procura-se que no final do workshop os docentes possam:
Conhecer o grupo e suas expectativas;
Sentir a “energia” da turma, utilizando técnicas como a empatia e o rapport;
Experimentar e explorar as ferramentas partilhadas nas suas aulas;
Criar novas ferramentas de partilha
Metodologia de ensino
Dinâmicas práticas de reflexão pessoal e em grupo
Formador:
Sofia Andrade
https://www.linkedin.com/in/sofiacandrade/?originalSubdomain=pt
Data: 14,15 , 21 e 22 de Janeiro
Horário: 9.30h – 12.30h
Localização: Reitoria da Universidade do Porto (Sala a designar)
Duração: 12h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivo do curso
A comunicação não verbal tem grande impacto na relação com os(as) estudantes e na eficácia da instrução em sala de aula. Sendo um aspeto maioritariamente inconsciente, neste workshop de 120 minutos vamos abordar as boas práticas das sete grandes áreas da comunicação não verbal.
Formador: Sofia Sá (formadora externa)
Data: 16 de Janeiro
Horário: 14h00– 16h00
Localização: Reitoria da Universidade do Porto (Sala 111)
Duração: 2h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivo do curso
A resolução de exercícios em sala é das práticas mais comuns no Ensino Superior, especialmente no ensino da matemática e outras Unidades Curriculares que envolvem cálculo. Neste workshop de 120 minutos iremos abordar as boas práticas associadas a este método, recorrentes na investigação na área.
Formador: Sofia Sá (formadora externa)
Data: 17 de Janeiro
Horário: 10h30– 12h30
Localização: Reitoria da Universidade do Porto (Sala 111)
Duração: 2h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivo do curso
Quais as vantagens da utilização do Humor em aula para aprendizagem dos alunos? Que tipo de piada favorece a integração dos conteúdos? Que tipo de piada deve ser evitada pelos(as) docentes? Quais são os(as) docentes que mais piadas dizem durante uma aula? Neste workshop vamos responder a estas (e outras) perguntas em 120 minutos.
Formador: Sofia Sá (formadora externa)
Data: 17 de Janeiro
Horário: 14h00– 16h00
Localização: Reitoria da Universidade do Porto (Sala 111)
Duração: 2h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivo do curso
Nesta formação iremos abordar boas práticas pedagógicas do Ensino em contexto real. Duração 3 horas. A formação será baseada no método ativo, promotor de reflexão conjunta e aplicada às práticas específicas dos docentes. Temas a abordar ▪ Ensino em contexto real – desafios e oportunidades ▪ O método demonstrativo e sua aplicação ▪ O método ativo como promotor de aprendizagens ▪ A gestão do erro em contexto real
Formador: Sofia Sá (formadora externa)
Data: 18 de Janeiro
Horário: 09h00– 12h00
Localização: ICBAS – sala 12P1E3
Duração: 3h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivo do curso
- Demonstrar a relevância do treino da atenção no contexto de vida atual, caracterizado frequentemente por ambientes complexos e em mudança constante, contextos de trabalho preenchidos por distrações e interrupções, cargas de trabalho exigentes e níveis de stress elevados
• Expor os benefícios cientificamente validados associados à prática de mindfulness, e partilhar vários métodos de treino da atenção
• Explorar a relevância da prática de mindfulness no processo de ensino, explorando formas de como esta pode ser usada na experiência diária de um professor universitário
• Partilhar formas de integrar a prática formal de mindfulness no dia-a-dia, assim como recursos adicionais para a aprofundar a prática de mindfulness ao longo do tempo
Resultados da formação
- Desenvolvimento de autoconsciência em relação à necessidade de gerir internamente um conjunto de dificuldades que se apresentam dia-a-dia
• Capacidade de treinar a atenção, gerando uma mente mais relaxada, focada e com maior clareza mental
• Formas de integrar a prática de mindfulness no dia-a-dia de um professor universitário, seja na experiência individual, seja na interação com os outros
• Exemplos de como integrar a prática de mindfulness no dia-a-dia, assim como recursos para explorar ao longo do tempo, para retirar o máximo benefício das práticas apresentadas na sessão
Metodologia de ensino
Exposição de conteúdos, discussão em grupo, diálogos com mindfulness e exercícios de escrita
Formador
Diogo Rolo (Mind Revolution (mind-revolution.org) https://www.linkedin.com/in/diogorolo/
Data: 18 de Janeiro
Horário: 9.30h – 12.30h
Localização: Reitoria da Universidade do Porto (Sala a designar)
Duração: 3h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições ESGOTADAS
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivos do curso
Conhecer conceitos e práticas de saúde e técnica vocal, importantes para uma utilização mais saudável e satisfatória da voz.
Resultados da formação
Conhecimento fundamental sobre o mecanismo de produção vocal;
Adoção comportamentos vocais mais saudáveis;
Identificação de sinais de risco/alerta de patologia vocal;
Adequação dos padrões de postura corporal, respiração e colocação de voz à atividade vocal;
Conhecimento de técnicas para melhoria da flexibilidade e resistência vocais;
Conhecimento de práticas de aquecimento e desativação vocal.
Observações
Se possível, deve trazer o seu colchão, manta e almofada.
Formador
Joana Manarte :
https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/joana-manarte
https://www.linkedin.com/in/joana-manarte-1b942023/
Data: 24 de Janeiro (quinta-feira)
Horário:14h00 / 18h00
Localização: Reitoria U. Porto
Duração: 4h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial