Cursos de março 2019

Vídeo educativo com panopto – 13 de março - 14h30/17h30

Inscrições
Docentes UP: Turma esgotada.

Clique aqui para se inscrever na lista de espera.

Objetivos do curso

  • Perceber a importância do vídeo no processo pedagógico;
  • Reconhecer os diferentes tipos de vídeo educativos;
  • Como fazer um vídeo educativo recorrendo ao Panopto.

Resultados

Esta formação tem como principal objetivo apresentar e discutir a importância do vídeo no processo pedagógico. Durante o curso serão mostrados exemplos de utilização de vídeo em contexto educativo, sendo ao mesmo tempo destacados os cuidados a ter na produção de vídeos. Pretende-se demonstrar qual a importância do vídeo e promover a discussão sobre o papel do vídeo nos dias de hoje. No final da formação os formandos são convidados a criarem o seu vídeo.

Formadores: 

Nuno Regadas e Hugo Ribeiro

Data: 13 de março

Horário: 14h30 / 17h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 3h

Vagas: minimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial

Foco & multitasking: uma nova forma de trabalhar– sessão 3 - 13 de março – 10h00/13h00

Inscrições 
Programa piloto.

Apenas para os docentes que estiveram presentes na sessão do dia 28 de novembro ou 18 de janeiro (o link para inscrição será enviado por email).

Objetivo do curso

Dotar os docentes do ensino universitário de aprendizagens significativas.

Resultado da aprendizagem

Esta sessão explorará:

– o multitasking enquanto estratégia de sobrevivência no dia-a-dia

– o apelo do multitasking… e as suas consequências negativas

– como gerir o multitasking? Uma abordagem integrada com estratégias de apoio internas e externas

– como é que a prática de mindfulness pode suportar a continuidade da atenção (ou o foco)

– dicas para gerir a relação com gadgets

Metodologia de ensino

Dinâmicas práticas de reflexão pessoal e em grupo

Formador

Diogo Rolo

https://www.linkedin.com/in/diogorolo/

Data: 13 de março

Horário: 10h00 – 13h00

Localização: Reitoria da Universidade do Porto – Salão Nobre

Duração: 3

Vagas: 50 Docentes

Regime do curso: Presencial

Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin – 21 de março - 9h30/12h30

Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Objetivos do curso

Iniciar os docentes na utilização da ferramenta Turnitin, por forma a promover uma maior e mais adequada utilização deste software de verificação da originalidade de trabalhos, feedback e avaliação.
A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto”, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).

Resultados

  1. Conhecer o software Turnitin e as suas principais funcionalidades;
  2. Aceder ao Turnitin: via Moodle U.Porto e via portal e-learning;
  3. Criar e configurar um trabalho;
  4. Submeter um trabalho via Turnitin;
  5. Ler e interpretar o relatório de originalidade;
  6. Dar feedback e avaliar

Formadores: 

Isabel Martins e Teresa Correia

Data: 21 de março

Horário: 9h30 / 12h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 3h

Vagas: minimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial

Estudantes Internacionais, Minorias e Diversidade Cultural: Estratégias de Inclusão em Contexto Pedagógico – 25 de março – 14h30/18h30

Inscrições 
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Lista de espera

Objetivo do curso

Esta formação visa fornecer uma visão integrada da diversidade, bem como de boas práticas e estratégias aplicáveis a turmas multiculturais do ensino superior.

Resultado da aprendizagem

No final da formação os docentes conseguirão:

  • Identificar, de forma mais sistemática, dinâmicas de exlusão/inclusão em si mesmos e nos alunos
  • Identificar, de forma mais sistemática, obstáculos e potencialidades postos pela diversidade cultural no seu local de trabalho
  • Implementar estratégias de sala de aula com vista a aumentar os níveis de participação dos alunos em contexto multicultural
  • Melhorar a gestão de aspectos da diversidade cultural em contexto de sala de aula

Metodologia de ensino

A formação encontra-se dividida em 3 momentos, cada um englobando uma parte expositiva e uma experencial:

  • Momento I: Eu perante a diversidade
  • Momento II: Eu , como professor, perante a diversidade
  • Momento III: Eu, como professor de uma turma culturalmente diversa, em contexto de sala de aula

Formador:

Pedro Oliveira

Doutorado em Antropologia Social (àrea da Multiculturalidade e Diferenças Culturais) e psicólogo clínico. Colabora com o Instituto Superior Técnico e Católica Business School.

Data: 25 de Março

Horário: 14.30h – 18.30h

Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111

Duração: 4 horas

Vagas:  15 Docentes

Regime do curso: Presencial

Webinar - Acessibilidade Digital no Ensino à Distância – 25 de março - 14h30/15h30

Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Objetivos do curso

  • Planificar um curso para educação a distância;
  • Analisar e preencher um guião de planificação de conteúdos;
  • Preparar conteúdos e atividades para um modelo de formação a distância;
  • Comunicar e interagir num ambiente online.

Programa

Módulo 1.  Planificar um curso para educação a distância

  1. Produção de um curso/UC em formato e/b-learning: noções gerais
  2. Guião de planificação de UC:
  3. estrutura da UC
  4. índice de conteúdos
  5. divisão da UC em semanas/módulos
  6. avaliação
  7. recursos e atividades
  8. vídeo de apresentação da UC + guião de preparação

Módulo 2.  Aplicação prática de conhecimentos adquiridos

  1. Construção de módulo de conteúdo semanal: guidelines
    1. Tema da semana
    2. Objetivos de aprendizagem
    3. Resultados de aprendizagem
    4. Conteúdos programáticos/recursos educativos e atividades
  2. Modelo de interação / comunicação (ferramentas síncronas e assíncronas)
  3. Recursos adicionais:
    1. Articulação e gestão do calendário semanal do curso;

Criação e partilha de tipologia de tarefas, por grau de dificuldade

Formadores: 

Nuno Regadas

Data: 25 de março

Horário: 14h30 / 15h30

Duração: 1h

Vagas: minimo 6 e máximo 1oo docentes

Regime do curso: online