Cursos de novembro 2020
Descrição Nesta sessão de formação iremos abordar a utilização de jogos e de ludificação (gamification) nas aulas. Com base em dinâmicas de aprendizagem, também baseadas em jogos, pretende-se que os participantes experienciem por si o envolvimento promovido por estas, para poderem criar atividades de aprendizagem para os seus estudantes. Objetivos do curso No final da aprendizagem será capaz de: – Identificar diferentes abordagens lúdicas (Game / Play; game-based / gamified); Programa: Inscrições Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição – Turma completa Formador Data: 6 de novembro -Adiada para dia 13 Horário: 9h30 às 12h30 Duração: 3h Vagas: 30 docentes Regime do curso: Plataforma Zoom
– Desenvolver jogos simples para utilizar em aula (ou fora dela);
– Desenhar percursos de aprendizagem ludificada (gamified)
1. Ludificação da aprendizagem
1.1. Game / Play;
1.2. Game-based / Gamified
2. Jogos na aprendizagem
2.1. Jogos competitivos
2.2. Jogos colaborativos
3. Ludificação (Gamification)
RESUMO O surto da pandemia de Covid19 representa um período disruptivo e transformador. Neste cenário, a Faculdade de Medicina da Universidade do Minho tomou medidas rápidas, incluindo a decisão de implementar um processo de avaliação remota. Para isso, consideramos informações relevantes coletadas por meio de uma pesquisa para os alunos sobre acessibilidade e confiança no uso de instrumentos baseados na Web, bem como nossa experiência em tecnologia educacional. No entanto, nossa experiência em avaliação remota era muito limitada e não havia tempo suficiente para testá-la suficientemente. O que foi tentado? +info: http://dx.doi.org/10.1111/medu.14322 FORMADOR José Miguel Pêgo is an Anesthesiologist and an Associate Professor at the School of Medicine, Braga, Portugal. He is also part of the Population Heath Research Domain at Life and Health Sciences Research Institute, Braga, Portugal. He teaches Pharmacology, Anesthesiology, Critical Care. He is the Vice Dean for Education managing pre- and post-graduation affaris. He is mainly interested in the effects of chronic stress in emotional behavior and understanding the underlying mechanisms. He is also interested in the cognitive skills assessment process. Esta formação é da organização do LEA FEUP
Datas: 13 de novembro (4f) (14:30 às 16:00)
Inscrição: sem custos, mas obrigatória, realizada através do link (confere certificado de participação)
He is certified by the National Board of Medical Examiners in the Foundations of Assessment in Medical Education (FAME) course and a member of the European Board of Medical Assessors.
He is the founder and CEO of iCognitus, a spin-off company that specializes in written assessment software (QuizOne).
A utilização de momentos ativos em sala de aula é referida como uma boa prática inegável no Ensino Superior, constando inclusive da lista dos Seven Principles For Good Practice in Undergraduate Education (Chickering & Gamson). Em ensino remoto é possível, em sessões síncronas, planear momentos ativos para potenciar a aprendizagem e aumentar o envolvimento dos estudantes. Neste workshop iremos, assim, distinguir Active de passive learning, identificar estratégias de active learning passíveis de conduzir em aulas síncronas remotas e clarificar a diferença entre Ensino à distância (EaD) e Ensino remoto de emergência (ERE). OBJETIVOS DO CURSO PROGRAMA Inscrições Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição Formador Data: 27 de novembro Horário: 10h00 às 13h00 Duração: 3h Vagas: 40 docentes Regime do curso: Plataforma Zoom
Para assistir a um webinar basta clicar no link correspondente à sua preferência e será direcionado para a sala online onde decorre o webinar. Descritivo das sessões em: https://elearning.up.pt/formacao/
Estes webinars não carecem de inscrição prévia, não têm limite de participantes, são a distância e não terão certificados de participação.
Criar um Teste no Moodle
4 novembro :: 15h00
Criar e configurar um trabalho Turnitin
6 novembro :: 10h00
Entrega de trabalho individual no Moodle
10 novembro :: 10h00
Turnitin – Feedback e avaliação no trabalho escrito
11 novembro :: 15h00
Flip the Teacher – Vídeos Gravados por Estudantes
16 novembro :: 11h00
Gestão de vídeos no Panopto (edição avançada e incorporação de perguntas)
18 novembro :: 15h00
Criar um teste com perguntas abertas no Moodle
24 novembro :: 15h00
Criar um teste com perguntas fechadas no Moodle
26 novembro :: 10h00
Gestão de grupos e trabalhos de grupo no Moodle – Adiado
30 novembro :: 15h00