Cursos de novembro 2020

Ludificação da aprendizagem: técnicas e ferramentas simples para utilizar jogos nas aulas

Descrição

Nesta sessão de formação iremos abordar a utilização de jogos e de ludificação (gamification) nas aulas. Com base em dinâmicas de aprendizagem, também baseadas em jogos, pretende-se que os participantes experienciem por si o envolvimento promovido por estas, para poderem criar atividades de aprendizagem para os seus estudantes.

Objetivos do curso

No final da aprendizagem será capaz de:

– Identificar diferentes abordagens lúdicas (Game / Play; game-based / gamified);
– Desenvolver jogos simples para utilizar em aula (ou fora dela);
– Desenhar percursos de aprendizagem ludificada (gamified)

Programa:
1. Ludificação da aprendizagem
1.1. Game / Play;
1.2. Game-based / Gamified
2. Jogos na aprendizagem
2.1. Jogos competitivos
2.2. Jogos colaborativos
3. Ludificação (Gamification)

Inscrições

Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição – Turma completa

Formador

António Coelho

Data: 6 de novembro -Adiada para dia 13

Horário: 9h30 às 12h30

Duração: 3h

Vagas: 30 docentes

Regime do curso: Plataforma Zoom

 

Webinar - Estratégias para avaliação remota de estudantes de medicina da U. Minho

RESUMO

O surto da pandemia de Covid19 representa um período disruptivo e transformador. Neste cenário, a Faculdade de Medicina da Universidade do Minho tomou medidas rápidas, incluindo a decisão de implementar um processo de avaliação remota. Para isso, consideramos informações relevantes coletadas por meio de uma pesquisa para os alunos sobre acessibilidade e confiança no uso de instrumentos baseados na Web, bem como nossa experiência em tecnologia educacional. No entanto, nossa experiência em avaliação remota era muito limitada e não havia tempo suficiente para testá-la suficientemente.

O que foi tentado?

  • Justiça.
  • Liberdade de escolha.
  • Exames formativos e rede de suporte.
  • Livro aberto e itens cronometrados.
  • Minimizar a interrupção do processo educativo.
  • Transparência e apoio emocional.

+info: http://dx.doi.org/10.1111/medu.14322

Datas: 13 de novembro (4f) (14:30 às 16:00)
Inscrição: sem custos, mas obrigatória, realizada através do link (confere certificado de participação)

FORMADOR

José Miguel Pêgo is an Anesthesiologist and an Associate Professor at the School of Medicine, Braga, Portugal. He is also part of the Population Heath Research Domain at Life and Health Sciences Research Institute, Braga, Portugal. He teaches Pharmacology, Anesthesiology, Critical Care.

He is the Vice Dean for Education managing pre- and post-graduation affaris. He is mainly interested in the effects of chronic stress in emotional behavior and understanding the underlying mechanisms. He is also interested in the cognitive skills assessment process.
He is certified by the National Board of Medical Examiners in the Foundations of Assessment in Medical Education (FAME) course and a member of the European Board of Medical Assessors.
He is the founder and CEO of iCognitus, a spin-off company that specializes in written assessment software (QuizOne).

Esta formação é da organização do LEA FEUP

 

Active learning em ensino remoto sincrono

A utilização de momentos ativos em sala de aula é referida como uma boa prática inegável no Ensino Superior, constando inclusive da lista dos Seven Principles For Good Practice in Undergraduate Education (Chickering & Gamson). Em ensino remoto é possível, em sessões síncronas, planear momentos ativos para potenciar a aprendizagem e aumentar o envolvimento dos estudantes.

Neste workshop iremos, assim, distinguir Active de passive learning, identificar estratégias de active learning passíveis de conduzir em aulas síncronas remotas e clarificar a diferença entre Ensino à distância (EaD) e Ensino remoto de emergência (ERE).

OBJETIVOS DO CURSO

  • Diferenciar e-learning de emergency remote teaching
  • Especificar as diferenças entre ensino síncrono e assíncrono
  • Distinguir Active de Passive Learning
  • Reconhecer as aulas síncronas como passíveis de conduzir com actividades de Active Learning
  • Diferenciar os principais 4 métodos de Ensino
  • Identificar actividades de Active Learning possíveis de aplicar em aulas síncronas
  • Experienciar uma sessão síncrona com active learning

PROGRAMA

  • Conceitos basilares
  • Métodos de ensino e suas características
  • Atividades de active learning
  • Boas práticas de implementação de atividades de active learning em sala de aula

Inscrições

Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Formador

Sofia Sá

Data: 27 de novembro

Horário: 10h00 às 13h00

Duração: 3h

Vagas: 40 docentes

Regime do curso: Plataforma Zoom

Webinars - Apoio Ao Ensino A Distância

Para assistir a um webinar basta clicar no link correspondente à sua preferência e será direcionado para a sala online onde decorre o webinar. Descritivo das sessões em:  https://elearning.up.pt/formacao/
Estes webinars não carecem de inscrição prévia, não têm limite de participantes, são a distância e não terão certificados de participação.

Criar um Teste no Moodle 4 novembro :: 15h00
Criar e configurar um trabalho Turnitin   6 novembro :: 10h00
Entrega de trabalho individual no Moodle 10 novembro :: 10h00
Turnitin – Feedback e avaliação no trabalho escrito 11 novembro :: 15h00
Flip the Teacher – Vídeos Gravados por Estudantes 16 novembro :: 11h00
Gestão de vídeos no Panopto (edição avançada e incorporação de perguntas) 18 novembro :: 15h00
Criar um teste com perguntas abertas no Moodle 24 novembro :: 15h00
Criar um teste com perguntas fechadas no Moodle 26 novembro :: 10h00
Gestão de grupos e trabalhos de grupo no Moodle – Adiado  30 novembro :: 15h00