Cursos julho 2021
Fundamentação Este curso, originalmente desenhado no âmbito do projeto europeu CRITHINKEDU – “O Pensamento Crítico nos Curricula do Ensino Superior Europeu” -, liderado pela UTAD, tem como objetivo fomentar a reflexão e a melhoria da prática docente para possibilitar o desenvolvimento de competências e disposições de Pensamento Crítico em alunos do Ensino Superior. Espera-se que, no final, os participantes concebam, planifiquem, implementem e avaliem atividades de ensino e de aprendizagem de modo a serem capazes de promover competências e disposições de Pensamento Crítico nos alunos que frequentam as suas unidades curriculares. Objetivos 1. Sensibilizar os participantes para a importância da promoção de competências e disposições de pensamento crítico nas diferentes unidades curriculares; Conteúdo programático geral Estrutura e duração Sessões plenárias em grande grupo, geralmente com diferentes oradores responsáveis pelos tópicos de aprendizagem (“dicas”). Sessões de trabalho em grupo Sessões práticas em pequeno grupo, de 4 a 5 participantes, com um tutor responsável por monitorizar o trabalho Avaliação Assiduidade – frequência do curso terá que ser igual ou superior a 75% das horas de contacto previstas (30 horas); Datas 13, 14, 19 e 20 de julho Os docentes podem inscrever-se por módulos: Módulo 1 e 2 – 13 e 14 de julho Módulo 3 e 4 – 19 e 20 de julho Os módulos 3 e 4 só podem ser feitos por quem faça os módulos 1 e 2, o que quer dizer que as pessoas podem inscrever-se para os módulos 1 e 2 OU módulos 1 2 3 4. Preço: Inscrições: (1º e 2º Módulos) 13 e 14 julho https://utad.forinsia.com/Inscricoes/Candidaturas/Secretaria.aspx?idCaracterizacao=187&idAccao=260 (3º e 4º módulos) 19 e 20 de julho. https://utad.forinsia.com/Inscricoes/Candidaturas/Secretaria.aspx?idCaracterizacao=190&idAccao=261 O número mínimo de formandos é de 22 e máximo de 34. Regime do curso: Plataforma Zoom
2. Integrar, nas diferentes áreas curriculares, estratégias e atividades de ensino e de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento de competências e disposições de pensamento critico pelos alunos;
3. Conhecer e utilizar instrumentos e técnicas que permitem a avaliação de competências e disposições de pensamento crítico em diferentes unidades curriculares.
Conteúdo programático Conteúdo programáticoConteúdo programáticoConteúdo programáticoConteúdo programáticoConteúdo programáticoConteúdo programáticoConteúdo programático Conteúdo programático
1. A promoção do pensamento crítico no contexto do Ensino Superior Europeu (Práticas, resultados, Expectativas, barreiras, desafios e recomendações)
2. Modelos e taxonomias de competências e Disposições de Pensamento Crítico
3. Modelos de desenho e planeamento de Unidades Curriculares para o Pensamento Crítico
4. Estratégias/metodologias/atividades promotoras do Pensamento Crítico
5. Avaliação de competências e disposições de Pensamento Crítico
4 dias repartidos em 2 dias consecutivos em duas semanas consecutivas
Trabalho prático – elaboração de um portefólio individual com os diferentes trabalhos desenvolvidos ao longo do curso a partilhar no Google Drive/ Padlet do curso.