Cursos julho 2021

Promover o pensamento crítico na minha unidade curricular - ADIADO

Fundamentação

Este curso, originalmente desenhado no âmbito do projeto europeu CRITHINKEDU – “O Pensamento Crítico nos Curricula do Ensino Superior Europeu” -, liderado pela UTAD, tem como objetivo fomentar a reflexão e a melhoria da prática docente para possibilitar o desenvolvimento de competências e disposições de Pensamento Crítico em alunos do Ensino Superior. Espera-se que, no final, os participantes concebam, planifiquem, implementem e avaliem atividades de ensino e de aprendizagem de modo a serem capazes de promover competências e disposições de Pensamento Crítico nos alunos que frequentam as suas unidades curriculares.

Objetivos

1. Sensibilizar os participantes para a importância da promoção de competências e disposições de pensamento crítico nas diferentes unidades curriculares;
2. Integrar, nas diferentes áreas curriculares, estratégias e atividades de ensino e de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento de competências e disposições de pensamento critico pelos alunos;
3. Conhecer e utilizar instrumentos e técnicas que permitem a avaliação de competências e disposições de pensamento crítico em diferentes unidades curriculares.
Conteúdo programático Conteúdo programáticoConteúdo programáticoConteúdo programáticoConteúdo programáticoConteúdo programáticoConteúdo programáticoConteúdo programático Conteúdo programático

Conteúdo programático geral
1. A promoção do pensamento crítico no contexto do Ensino Superior Europeu (Práticas, resultados, Expectativas, barreiras, desafios e recomendações)
2. Modelos e taxonomias de competências e Disposições de Pensamento Crítico
3. Modelos de desenho e planeamento de Unidades Curriculares para o Pensamento Crítico
4. Estratégias/metodologias/atividades promotoras do Pensamento Crítico
5. Avaliação de competências e disposições de Pensamento Crítico

Estrutura e duração
4 dias repartidos em 2 dias consecutivos em duas semanas consecutivas

Sessões plenárias em grande grupo, geralmente com diferentes oradores responsáveis pelos tópicos de aprendizagem (“dicas”).

Sessões de trabalho em grupo

Sessões práticas em pequeno grupo, de 4 a 5 participantes, com um tutor responsável por monitorizar o trabalho

Avaliação

Assiduidade – frequência do curso terá que ser igual ou superior a 75% das horas de contacto previstas (30 horas);
Trabalho prático –  elaboração de um portefólio individual com os diferentes trabalhos desenvolvidos ao longo do curso a partilhar no Google Drive/ Padlet do curso.

Datas

13, 14, 19 e 20 de julho

Os docentes podem inscrever-se por módulos:

Módulo 1 e 2 – 13 e 14 de julho

Módulo 3 e 4 – 19 e 20 de julho

Os módulos 3 e 4 só podem ser feitos por quem faça os módulos 1 e 2, o que quer dizer que as pessoas podem inscrever-se para os módulos 1 e 2 OU módulos 1 2 3 4.

Preço:

  1. Módulo 1 e 2 (15 horas) : 80 euros/formando
  2. 4 dias completos (30 horas): 160 euros/formando

Inscrições:

(1º e 2º Módulos)

13 e 14 julho

https://utad.forinsia.com/Inscricoes/Candidaturas/Secretaria.aspx?idCaracterizacao=187&idAccao=260

(3º e 4º módulos)

19 e 20 de julho.

https://utad.forinsia.com/Inscricoes/Candidaturas/Secretaria.aspx?idCaracterizacao=190&idAccao=261

O número mínimo de formandos é de 22 e máximo de 34.

Regime do curso: Plataforma Zoom