Cursos de novembro 2018
Inscrições:
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivos do curso
Esta formação tem como principal objetivo iniciar os docentes na utilização da ferramenta Turnitin, por forma a promover uma maior e mais adequada utilização deste software de verificação da originalidade de trabalhos, feedback e avaliação.
A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto”, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).
Objetivos de aprendizagem da sessão
- Conhecer o software Turnitin e as suas principais funcionalidades;
- Aceder ao Turnitin: via Moodle U.Porto e via portal e-learning;
- Criar e configurar um trabalho;
- Submeter um trabalho via Turnitin;
- Ler e interpretar o relatório de originalidade;
- Dar feedback e avaliar.
Programa
- O que é o Turnitin?
- Para que serve?
- Como se acede?
- Como se usa?
- Como se consulta o relatório de originalidade?
- Dar feedback e avaliar trabalhos.
Pré-requisitos
Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
Formadores: Isabel Martins / Teresa Correia (Tecnologias Educativas U.Porto)
Data: 08 de novembro
Horário: 9h30 / 12h30
Localização: Sala 115 – Reitoria U.POrto
Duração: 3h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivo do curso
Esta formação tem como principal objetivo apresentar e discutir as principais formas de gravação de aulas. Como operacionalizar o processo e envolver os estudantes? Como promover novas formas de ensino e aprendizagem apoiadas na tecnologia vídeo?
Objetivos de aprendizagem da sessão
- Perceber a relevância da gravação de aulas no processo pedagógico;
- Reconhecer os diferentes tipos de gravação de aulas;
- Reconhecer os cuidados a ter na preparação, gravação e edição das aulas.
Programa
- Importância da gravação de aulas (atualmente);
- Que formatos e formas apresentam as gravações de aula;
- Como preparar e executar a gravação?
- A edição e disponibilização.
Pré-requisitos: n/a
Formador: Hugo Ribeiro / Nuno Regadas (Tecnologias Educativas U.Porto)
Data: 09 de novembro
Horário: 10h00 / 12h00
Localização: Sala 203 -FLUP
Duração: 2h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições: VAGAS ESGOTADAS
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição para LISTA DE ESPERA
Descrição do curso
“O conceito de ecologia da aprendizagem está relacionado a um ensino personalizado porque permite que ele seja adaptado para qualquer aluno ou professor, as duas partes importantes do processo. Mas os recursos tecnológicos também podem ser aplicados coletivamente na composição da aula. Então, estamos falando de um ensino que é simultaneamente individual e coletivo. https://www.caminhos.info/equipa/sara-dias-trindade/#.W8dMJmhKiM_https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/professor-nao-precisa-de-conhecimentos-aprofundados-em-tecnologia-para-aplicar-inovacoes/”
Objetivo do curso
Identificar novos cenários de aprendizagem; conhecer estratégias digitais para desenvolvimento de ecologias de aprendizagem
Pré-requisitos
Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
Formador: Sara Trindade, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Data: 20 novembro 2018
Horário: 09h30 / 12h30
Localização: Sala 477 – Reitoria da U.Porto
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições: VAGAS ESGOTADAS
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição para LISTA DE ESPERA
Objetivos do curso
Compreender os conceitos de Aprendizagem significativa, aprendizagem ativa e flipped classroom
Analisar casos de implementação de aprendizagem ativa.
Desenhar processos formativos suportados em metodologias ativas
Selecionar ferramentas para suportar a aprendizagem ativa
Resultado da formação
Capacidade de planeamento de metodologias ativas para uma aprendizagem significativa
Metodologia de ensino
Expositivo (afirmativo e interrogativo); demonstrativo e Aprendizagem ativa com recurso a estudos de casos.
Pré-requisitos
Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
Formador: Paula Peres ( e Equipa EIPP), Politécnico do Porto
Data: 22 de novembro 2018
Horário: 14h30/17h30
Localização: Sala 477 – Reitoria da U.Porto
Duração: 3h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições: VAGAS ESGOTADAS
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição para LISTA DE ESPERA
Objetivos do curso
- Demonstrar a relevância do treino da atenção no contexto de vida atual, caracterizado frequentemente por ambientes complexos e em mudança constante, contextos de trabalho preenchidos por distrações e interrupções, cargas de trabalho exigentes e níveis de stress elevados
• Expor os benefícios cientificamente validados associados à prática de mindfulness, e partilhar vários métodos de treino da atenção
• Explorar a relevância da prática de mindfulness no processo de ensino, explorando formas de como esta pode ser usada na experiência diária de um professor universitário
• Partilhar formas de integrar a prática formal de mindfulness no dia-a-dia, assim como recursos adicionais para a aprofundar a prática de mindfulness ao longo do tempo
Resultado da formação
- Desenvolvimento de autoconsciência em relação à necessidade de gerir internamente um conjunto de dificuldades que se apresentam dia-a-dia
• Capacidade de treinar a atenção, gerando uma mente mais relaxada, focada e com maior clareza mental
• Formas de integrar a prática de mindfulness no dia-a-dia de um professor universitário, seja na experiência individual, seja na interação com os outros
• Exemplos de como integrar a prática de mindfulness no dia-a-dia, assim como recursos para explorar ao longo do tempo, para retirar o máximo benefício das práticas apresentadas na sessão
Metodologia de ensino
Exposição de conteúdos, discussão em grupo, diálogos com mindfulness e exercícios de escrita
Pré-requisitos
Cada participante deve levar o seu equipamento móvel, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
Formador: Diogo Rolo, Mind Revolution (mind-revolution.org)
Data: 28 de novembro de 2018
Horário: 09h30 às 11h30
Localização: Reitoria U.Porto
Duração: 2h
Vagas: 25 Docentes
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos: Equipamento móvel com ligação à internet
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Objetivos do curso
Esta formação prática tem como principal objetivo apresentar e discutir a gestão de vídeos na interface web do Panopto. Destinado a quem já utiliza o Panopto, a formação poderá, no entanto, ser frequentada por novos utilizadores. Pretende-se mostrar quais os métodos mais eficazes para gerir corretamente os vídeos e diminuir o erro na utilização.
Objetivos de aprendizagem da sessão
- Ser capaz de gerir eficazmente as sessões existentes no Panopto;
- Conhecer a estrutura de pastas e a navegação no video management system do Panopto;
- Reconhecer os cuidados a ter na alteração de permissões de visualização;
- As estatísticas e como interpretá-las.
Programa
- Como gerir a biblioteca de vídeos.
- Copiar, mover, criar pastas.
- Estatísticas
Pré-requisitos: n/a
Formador:Hugo Ribeiro / Nuno Regadas (Tecnologias Educativas U.Porto)
Data: 28 de novembro
Horário: 14h30 / 16h30
Localização: FCUP – FC6 – Sala de formação
Duração: 2h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial