Querendo assinalar a aproximação do verão e do encerramento das atividades letivas, o Gabinete de Inovação Pedagógica da U. Porto organiza uma iniciativa especial de balanço, reflexão e motivação sobre as práticas pedagógicas no dia-a-dia da nossa instituição. Pretendemos, desta forma, promover uma reflexão particular, que sirva ainda para despertar em todos os participantes a motivação para o próximo ano e a consciência da necessidade de se olhar para a transmissão de conhecimentos e competências como uma componente essencial da missão dos docentes universitários.
Para tanto, foi planeado para os dias 11, 12 e 13 de junho um conjunto de Oficinas de Partilha Pedagógica, versando sobre vários temas e preocupações específicas. Espera-se que destes dias nasça uma reflexão partilhada e a reafirmação da prática docente como uma área de intervenção explícita, deliberada e sistemática dos docentes, orientada para a melhoria contínua do processo educativo na Universidade.
Programa das Oficinas de Partilha Pedagógica
Inscrição para as sessões de abertura e encerramento – aqui
Inscrição para as Oficinas de Partilha Pedagógica aqui
terça-feira – 11 de junho
Sessão de abertura - ”Ensino da Física no primeiro ano da Universidade: inovar numa instituição conservadora?” - João Lopes dos Santos - 10h00
Ensino da Física no primeiro ano da Universidade: inovar numa instituição conservadora?
Resumo:
Como é que ensinamos Física? Como a aprendemos!
Este método serve-nos há mais de 300 anos.
A investigação em ensino da Física tem uns meros 40 anos de existência.
Devemos prestar atenção aos seus ensinamentos ou devemos ignorá-los?
Nesta breve apresentação descreve-se um projecto de “inovação pedagógica” no ensino de uma Unidade Curricular do primeiro ano dos cursos de Física e Engenharia Física na U. Porto.
Convidado: João Lopes dos Santos – professor da Faculdade de Ciências da U.Porto
Data: 11 de junho
Horário: 10h
Local: Biblioteca do Fundo Antigo, Piso 3
Inscrição aqui
Oficina I - Como Falar Para Uma Câmara De Vídeo - 14h30/17h30
Formador: Pedro Pacheco – Tecnologias Educativas, U.Porto
Objetivos
- Treinar a oralidade e a capacidade de comunicação;
- Capacitar os formandos para falar em frente a uma câmara no contexto de vídeo educativo – exercício prático
Resumo
Nesta ação de formação será explorada a relação de um docente com a câmara de vídeo em exercício pedagógico. Fundamentalmente, pretende dotar-se os docentes de capacidades de comunicação em situações de gravação de vídeo, para potenciar a formação a distância ou diversificar o tipo de conteúdo educativo nas atividades letivas quotidianas.
Data: 11 de junho
Horário: 14h30 às 17h30
Localização: Auditório da Régie do edifício de Coronel Pacheco / Estúdio de TV
Vagas: 10 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições aqui
quarta-feira – 12 de junho
Oficina II - Metodologia de Case Study - Um aliado pedagógico - 9h30/12h30
Formador: Renata Blanc – FEP – Faculdade de Economia
Objetivos
No final da formação, os participantes deverão estar capacitados a:
Compreender as vantagens de utilização dos casos de estudo em aula, comparativamente com o tradicional método expositivo
- Identificar os principais tipos de casos de estudo existentes
- Identificar quais os elementos complementares ao uso de casos de estudo, nomeadamente Teaching Notes
- Conhecer diferentes formas de utilização dos casos de estudo em aula
Programa
- Casos de estudo enquanto metodologia: vantagens e desvantagens
- Principais tipos de Casos de Estudo
- Formas de utilização de Casos de Estudo em sala de formação
- Pequeno exercício exploratório de formas de uso de um caso de estudo em sala
- Conselhos para uma boa utilização de Casos de Estudo em sala de formação
- Teaching Notes, formatos e utilização como suporte de preparação a aulas.
Resultados
No final deste módulo os participantes deverão estar aptos a utilizar Case Studies em contexto formativo.
Metodologia
Será utilizada uma metodologia de aprendizagem participativa
Data: 12 de junho
Horário: 9h30 às 12h30
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111
Vagas: 30 docentes
Regime do curso: Presencial
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Oficina III - Integração da diversidade na Universidade do Porto - 14h30/17h30
Formadores: Amélia Lopes, Isabel Menezes, José Pedro Amorim, Sofia Castanheira Pais e Márcia Coelho – FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Objetivos
A criação de ambientes interculturais é o mais importante desafio que a internacionalização coloca a todas as pessoas que, na Universidade, são responsáveis pela qualidade das aprendizagens e bem-estar de estudantes. Este curso pretende apresentar e discutir resultados na UP do projeto HE4u2, no âmbito do qual se realizou uma ação de formação em 2017; com base na discussão pretende-se ainda identificar estratégias e atividades que potencializem a capacidade de resposta da Universidade à sua crescente diversidade.
Resultados da Aprendizagem
– Problematizar a temática de direitos humanos no Ensino Superior.
– Conhecer e problematizar dados da UP no diz respeito à inclusão e diversidade no Ensino Superior
– Implementar atividades e estratégias para promover a inclusão
Metodologia de ensino utilizada
Esta ação de formação será desenvolvida em duas fases:
– Fase de formação não presencial: textos e vídeos preparatórios que abordam aspetos interculturais disponibilizados na plataforma moodle;
– Fase de formação presencial:
- Apresentação dinâmica dos resultados do projeto Integração da Diversidade no Ensino Superior: objetivos e tarefas do projeto; dados da Universidade do Porto; mentoria de pares e outras estratégias de apoio; descolonização do currículo;
- Discussão coletiva;
- Trabalho em grupo no sentido de gerar estratégias de promoção de um ambiente intercultural mais inclusivo;
- Partilha coletiva de estratégias e integração final.
Data: 12 de Junho
Horário: 14h30 às 17h30
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – Sala 111
Duração: 3h
Vagas: 20 Docentes
Regime do curso: Presencial
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Quinta-feira – 13 de junho
Oficina IV - Treinar a Resiliência: Porquê e Para Quê? – 9h30/12h30
Formador: Isabel Paiva de Sousa – FEP – Faculdade de Economia
Objetivos
- Demostrar a pertinência do treino da resiliência nos diversos domínios da nossa vida, em especial no contexto do Docente Universitário
- Identificar as dimensões que potenciam o nosso nível de resiliência individual
- Partilhar metodologias que levam ao aumento da resiliência individual e que permitem lidar com os desafios do dia-a-dia de forma mais ampla e construtiva
Programa
- Enquadrar o treino da Resiliência no âmbito da Psicologia Positiva
- Ampliar o meu nível de resiliência
- Como aumentar a confiança, o networking, a adaptabilidade e o propósito
- O otimismo realista
- Gerir emoções para contagiar performance
Resultados
– Ampliar a auto-consciência sobre as dimensões que potenciam o treino da resiliência
– Identificar as ações a desenvolver para nutrir a nossa resiliência
Metodologia
Trata-se de uma metodologia participativa, com um foco efetivo sobre o dia-a-dia do Docente Universitário. Serão realizados trabalhos em grupo e exercícios de reflexão individual, promovendo a aquisição de ferramentas que potenciem o treino da resiliência.
Data: 13 de junho
Horário: 9h30 às 12h30
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – Sala 111
Duração: 3h
Vagas: 30 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições aqui
Oficina V - “Video Lectures” enquanto ferramenta pedagógica – 14h00/16h00
Inscrições
Docentes UP: Formulário de inscrição aqui
Lista de espera aqui
Público alvo
Docentes Universitários (preferencialmente, os formandos deverão fazer-se acompanhar de smartphone/iPhone ou iPad/Tablet)
Objetivos de aprendizagem
- Apresentar o vídeo enquanto ferramenta pedagógica em contexto de ensino presencial e à distância
- Contextualizar os formatos e aplicações disponíveis para a gravação de vídeos na U.Porto
- Exemplificar o tema com:
- “Video Lecture Capture” na unidade curricular “Toxicologia Mecanística” (ToxMec) do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) da U.Porto
- “Video Lecture” no MOOC TOX-OER
- Dar a conhecer bibliografia atualizada sobre o tema
Resultados de aprendizagem
- Descrever, exemplificando, metodologias para a utilização do vídeo enquanto ferramenta pedagógica
- Discutir, apoiando-se em referências bibliográficas, as vantagens e desvantagens da utilização do vídeo enquanto ferramenta de aprendizagem
- Fazer uso da aplicação “Explain Everything” (“Explain EDU” e/ou “Explain Everything Whiteboard”) enquanto ferramenta pedagógica
Organização da formação
- Sala de formação com projetor
- Apresentação do tema (30 min*)
- Discussão sobre as vantagens e desvantagens da utilização do vídeo e das diferentes ferramentas/aplicações disponíveis (20 min*)
- Intervalo (10 min)
- Sala de formação com bom acesso à rede (utilização pessoal de computadores/tablets/smartphones)
- Exemplificação: “ToxMec” e “TOX-OER” (10 min*)
- Componente prática de realização de um “video”, usando o aplicativo “Explain Everything” (50 min*)
Formador: Fernando Remião
Data: 13 de junho
Horário: 14h – 16h
Localização: Reitoria da universidade do Porto – sala 111
Duração: 2h
Regime do curso: Presencial
Sessão de encerramento - “Que formação Pedagógica no futuro e para que objetivos?” - Alexandre Quintanilha - 16h00
Que formação pedagógica no futuro e para que objetivos?
Resumo:
Como principais objectivos da educação incluiria a capacidade de reconhecer problemas, de imaginar respostas e de implementar soluções a esses desafios. Não só a nível pessoal, como também social e ambiental. Hoje sabemos que todos os domínios do conhecimento são fundamentais nesta viagem. Serão dados exemplos concretos deste processo.
Convidado: Alexandre Quintanilha – professor Jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Data: 13 de junho 2019
Local: Biblioteca do Fundo Antigo, Piso 3
Inscrições aqui
Lista de espera aqui
Nota: No âmbito deste evento público, a Universidade do Porto procederá à captação de imagens e som para fins estritos de divulgação das atividades institucionais promovidas pela Instituição de Ensino Superior.