Congressos e Seminários
O MEA tem como um dos eixos ativos da sua função a divulgação de congressos, conferências e seminários relevantes na área da Inovação Pedagógica.
novembro
Conferência Internacional de Pesquisa em Educação
4 e 5 de novembro, em Barcelona (Espanha)
12th annual International Conference of Education, Research and Innovation
12 e 13 de novembro, em Sevilha (Espanha)
O ICERI é uma das maiores conferências internacionais no setor da educação.
A submissão de propostas de resumos – nas áreas da educação, pesquisa e inovação – está aberta até ao dia 11 de julho de 2019.
Transforming Higher Education for the Future
de 13 a 15 de novembro na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla – BUAP (México)
4º International Teaching Forum
Pratiques pédagogiques innovantes, interculturalité et compètences transversales
14 e 15 de novembro, em Clermont-Ferrand (França)
O objetivo central desta conferência científica é refletir sobre práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior de vários países.
A língua preferencial será o inglês, mas o francês também será aceite.
outubro
EDUCAUSE Annual Conference
de 14 a 17 de outubro, em Chicago, IL
“EDUCAUSE helps those who lead, manage, and use information technology to shape strategic decisions at every level. EDUCAUSE actively engages with colleges and universities, corporations, foundations, government, and other nonprofit organizations to further the mission of transforming higher education through the use of information technology.”
CIDInE 2019
Colóquio CIDInE | Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras
25 e 26 de outubro no Instituto Politécnico do Porto
“O CIDInE tem vindo a constituir-se desde 1991 como uma plataforma de diálogo e partilha de ideias e projetos em educação, juntando investigadores de várias instituições de Portugal e Brasil, com a finalidade de construírem e divulgarem conhecimento que sirva aqueles que, de alguma forma, pretendem promover a mudança educativa. Focalizado numa primeira fase sobre contextos e dimensões de desenvolvimento humano, aprendizagem, curriculum e formação, passou, numa segunda fase, por uma focalização sobre questões ligadas à supervisão, ao desenvolvimento pessoal, profissional e institucional e ao ensino e inovação no Ensino Superior. O CIDInE pretende, com este colóquio, fazer um balanço do trabalho realizado ao longo dos seus mais de vinte e cinco anos de existência e perspetivar linhas de atuação futura, juntando aqueles que trabalham em educação para a conceção de novos projetos que contribuam para outros modos de educar, ensinar e aprender.”
setembro
31st Annual EAIE Conference and Exhibition
de 24 a 27 de setembro, em Helsínquia (Finlândia)
“The Annual EAIE Conference and Exhibition is a forum for networking and exchanging ideas between peers. The 2019 theme is ‘encompassing all voices’, which participants will explore through workshops, sessions, Ignite© sessions and poster sessions.”
agosto
EAIR 41st Annual Forum Leiden 2019
de 25 a 28 de agosto na Universidade de Leiden (Holanda)
O tema da conferência é “Responsibility of Higher Education Systems: What? Why? How?”.
CHER 32nd Annual Conference
de 28 a 30 de agosto na Universidade de Kassel (Alemanha)
O tema da conferência é “Theories and Methods in Higher Education Research”.
julho
Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
11 e 12 julho no Instituto Politécnico de Santarém (Portugal)
Data limite para a inscrição: 30 de junho de 2019 – Taxa de inscrição: Valor: 50 euros
Com este sexto Congresso (CNaPPES 2019), será dada uma continuidade a este projecto que visa valorizar e promover a excelência pedagógica no Ensino Superior e contribuir para a criação de comunidades de docentes, nomeadamente na disseminação das suas práticas e da aprendizagem com os pares. A abordagem teórica e prescritiva não é visada, mas sim a partilha e discussão do que realizámos e que funcionou bem e mal em contexto real de prática pedagógica.
Tal como nas edições anteriores, o CNaPPES conta com o apoio da DGES e da Secretaria de Estado do Ensino Superior.
junho
European University Information Systems
de 5 a 7 de junho na Norwegian University of Science and Technology (NTNU), em Trondheim (Noruega)
“This congress presents an opportunity for sharing experiences amongst international specialists, users, researchers, decision-makers, and teaching staff from all over Europe. The event provides an ideal audience to present and publish the latest results of research, development, and deployment of Information Technology in HEIs.”
CONNECTING THROUGH EDUCATIONAL TECHNOLOGY
de 16 a 19 de junho, em Bruges (Bélgica)
“The Conference programme includes plenaries, parallel sessions with paper presentations, workshops, trainings, moderated poster and demo sessions and the synergy strand, ensuring digital interactivity and cooperation on the social web.”
“Since 2008, EDEN is continuously granting the Best Research Paper Award at EDEN’s Annual Conferences as well as at EDEN’s bi-annual Research Workshops. A high-quality standard selection process shall guarantee the branding of a distinguished and reputable award for scholarly conference papers in the field of open, distance and e-learning.”
fevereiro
We warmly invite you to the ‘Transformative Teacher Learning for Better Student Learning within an Emerging European Context’ conference, organised by EDiTE in Lisbon, 18-20 February, 2019, at the Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. We proudly announce this event as the final meeting of the EDiTE project that brought together researchers from five European universities in a joint effort to research current issues in teacher education. EDiTE researchers will come together in order to summarise and present their research findings of the last three years, and to engage with an international audience, in dialogue with well-known researchers, keynote speakers, policy makers, school practitioners and the public audience. All our sessions including keynote speeches and thematic parallel sessions are open and free to the public, but online registration is necessary. Abstract submissions are open for EDiTE and NAFOL researchers. Join our event!
Num contexto onde grande parte dos estudantes convivem diariamente com as tecnologias, torna-se imperativo que os sistemas de educação e de formação, assim como os seus respetivos atores sejam qualificados e se mantenham actualizados neste domínio. No quadro da União Europeia, muitas têm sido as iniciativas e programas destinados a estimular a aquisição e desenvolvimento de competências digitas por todos os cidadãos, em particular pelos educadores e formadores. É especialmente importante que estes não sejam apenas digitalmente competentes na sua prática profissional, mas também o sejam na sua reflexão e desenvolvimento profissional contínuo, com vista a uma efetiva promoção das competências digitais dos aprendentes no decurso do processo de ensino e aprendizagem.
A Iª Conferência Internacional de Investigação em Educação Aberta, a Distância e em Rede – nextED2019 reúne especialistas internacionais e nacionais e pretende dar a conhecer a académicos, investigadores, docentes, formadores e estudantes, os resultados mais recentes da investigação neste novo domínio da educação, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências digitais dos educadores, para inovação em educação e para a transferência de conhecimento para a sociedade.
A conferência é organizada em parceria entre a unidade de investigação e desenvolvimento (UID) Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] e o Departamento de Educação e Ensino a Distância [DEED] da Universidade Aberta. #nextED2019
Trata-se de um evento gratuito mas de inscrição obrigatória devido à capacidade limitada do local, pelo que sugerimos a inscrição atempada no mesmo. A data limite de inscrição é 20/02/2019.
Realçamos ainda que esta conferência poderá ser certificada como Ação de Formação de Curta Duração (6 horas) pelo Centro de formação CFAE CENFORES, pelo que quem o desejar deverá assinalar esta opção no ato de inscrição. O formulário de inscrição e todas as outras informações pertinentes, estão disponíveis quer no site da Conferência https://eventos.uab.pt/nexted2019/ ou então na página do facebook: https://www.facebook.com/events/359846261504565/
janeiro
EUA-CDE Thematic Workshop 2020
23 e 24 de janeiro na IVANE JAVAKHISHVILI TBILISI STATE UNIVERSITY (Georgia)
“The 2020 EUA-CDE Thematic Workshop will focus on academic career development and the question of how universities can prepare doctoral candidates for academic careers and what challenges are involved. This includes topics like how to provide the best advice and training in areas like publication strategies and research assessment, teaching skills and how to support doctoral candidates in gaining international experience. The workshop will also serve as a forum to present results of the EUA-CDE Thematic Peer Group on Career development and career tracking.”
fevereiro
European Learning & Teaching Forum 2020
13 e 14 de fevereiro na Utrecht University (Holanda)
“The European Learning & Teaching Forum provides a platform for vice-rectors for academic affairs, deans, programme directors, academic staff and researchers interested in learning and teaching. The Forum also welcomes the participation of students, policy-makers and other stakeholders in higher education.”
abril
EUA Annual Conference 2020
16 e 17 de abril na GDAŃSK UNIVERSITY OF TECHNOLOGY (Polónia)
“The EUA Annual Conference will be of interest to institutional leaders (rectors, vice-rectors and heads of administration), higher education researchers and analysts, as well as representatives of other bodies involved in educational policy.”
junho
EUA-CDE Annual Meeting 2020
de 24 a 26 de junho na University of Manchester (Reino Unido)
“The 2020 EUA-CDE Annual Meeting may be of interest for academic leaders, doctoral education professionals, doctoral candidates and other research stakeholders.”
Revista Ibero-Americana (RIE), que se dedicará à Neurodidática
Informa-se todos os possíveis interessados de que está aberta a convocatória para o envio de artigos científicos para o novo número da Revista Ibero-Americana (RIE), que se dedicará à Neurodidática.
Os últimos avanços nas neurociências permitiram compreender com maior profundidade de que forma é que o cérebro humano aprende, tornando-se possível a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos em aula e, com isso, explorar todo o seu potencial e obter melhores resultados.
A forma como se ensina e como se aprende está inequivocamente a mudar. Sabemos que os alunos do século XXI, com o avassalador progresso tecnológico das últimas décadas, têm características e necessidades às quais é necessário adaptar os métodos de ensino.
Nesse sentido, os resultados apresentados por técnicas Neurodidáticas, podem muito bem servir como guia para a transformação do ensino, quando nos mostram que a aprendizagem é mais eficaz quando se envolve o âmbito emocional ou quando essa aprendizagem é feita na companhia de outros, dada a natureza social do cérebro humano. Assim, o volume nº79 da RIE centrar-se-á em novas formas de ensinar com recurso à Neurodidática.
Para saber mais sobre os aspetos que serão abordados na revista e as condições para o envio de artigos científicos, bem como as diretrizes para a produção dos artigos: https://rieoei.org/RIE/announcement/view/10
Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
12 e 13 de Julho de 2018 , na Universidade do Minho
Data limite para a inscrição: 30 de junho de 2018 – Taxa de inscrição: Valor: 50 euros
Acesso à Plataforma de Inscrições .
Dúvidas ou questões enviar mail para o endereço: cnappes@gmail.com
Com este quinto Congresso (CNaPPES 2018), pretende-se dar continuidade a este projecto que visa valorizar e promover a excelência pedagógica no Ensino Superior e contribuir para a criação de comunidades de docentes, a partir da disseminação das suas práticas e da aprendizagem com os pares. Continua-se a enfatizar a ideia de que, sem descurar os quadros conceptuais de referência, não se visa uma abordagem teórica e prescritiva, mas sim a partilha e discussão do que se realiza e que funcionou bem e mal em contexto real de prática pedagógica.
Tal como nas edições anteriores, o CNaPPES conta com o apoio da DGES e da Secretaria de Estado do Ensino Superior.
Assista ao vídeo CNaPPES17 (aqui)
Livro CNaPPES17 (livro de resumos)
Livro Atas CNaPPES_2017 (livro de artigos selecionados)
Encontro “Desafios de Aprendizagem e Formação de Professores”, organizado pela ARIPESE, com a colaboração das Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação, que terá lugar no próximo dia 11 de maio, no Instituto Politécnico de Viseu, oportunidade para uma discussão aprofundada das questões respeitantes à formação de professores e inovação pedagógica debatidas na reunião do passado dia 5 de abril.
Inscrição no Encontro: https://www.eventbrite.com/e/desafios-de-aprendizagem-e-formacao-de-professores-tickets-44417555103
12th ASEM Summit (ASEM12)
In conjunction with the upcoming 12th ASEM Summit of Head of States, the Asia-Europe Foundation (ASEF) will organise the 3rd ASEF Young Leaders Summit (ASEFYLS3) on the topic “Ethical Leadership” from 15-19 October 2018 in Brussels, Belgium. ASEFYLS3 is a dynamic theory, practice and action oriented project that invites about 150 youth representatives between 18-30 years (students, entrepreneurs and young professionals across both regions) with the objective to empower socially and environmentally responsible young leaders.
The deadline for applications is on Sunday, 20 May 2018.
11th EUA-CDE Annual Meeting “Excellence through diversity: Doctoral education in a globalised world”
The deadline to participate is approaching, with registrations closing on 23 May. The event will be hosted by the University of Ljubljana on 7 and 8 June 2018 in Slovenia.
The Meeting marks the 10th anniversary of EUA-CDE and will focus on the diversity of doctoral education in Europe today. Academic leaders, doctoral education professionals and other stakeholders will gather to consider how different dimensions of diversity contribute to the success of doctoral education in an increasingly globalised environment. This includes institutional diversity, as well as the diverse backgrounds of today’s doctoral candidates and also access to doctoral education.
The Meeting will include perspectives from outside Europe. Speakers from China, Japan, South Korea, South Africa and the United States will address the global dimension of doctoral education based on their national experiences.
Another key element of our meeting will be the presentation and discussion of the results of a comprehensive study on the organisation of doctoral education in Europe. The study will provide key information on the status of doctoral education in Europe and feed into the work of EUA-CDE in the coming years.
EUA-CDE Annual Meetings are open to everyone with an interest in this field.For more information on and the programme of the Meeting, please visit the event webpage. The deadline for registrations is 23 May 2018.
CNaPPES17
Assista ao vídeo (aqui)
Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
13 e 14 de Julho de 2017 , no Instituto Politécnico de Setúbal
Pretende-se com este evento dar continuidade ao projecto que visa valorizar e promover a qualidade pedagógica no Ensino Superior e contribuir para a criação de comunidades de docentes, a partir da disseminação das suas práticas e da aprendizagem com os pares. Sem se descurarem os quadros conceptuais de referência, o que se pretende fundamentalmente com este congresso é a partilha e a discussão do que realizámos e que funcionou bem e mal em contexto real de prática pedagógica.
Toda a informação pode ser encontrada na página: http://cnappes.pt/
Os procedimentos a seguir para a submissão de contribuições (o prazo para submissão termina no próximo dia 21 de abril) estão descritos de forma detalhada em: http://cnappes.pt/submissoes/
Todas as questões podem ser enviadas para o endereço: cnappes@gmail.com
CINDU2017
V Congresso Internacional de Ensino Universitário
Junho 2017 – Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales Campus Lagoas- Marcosende. Vigo – Espanha
WORKSHOP: WORKPLACE BASED ASSESSMENT
Pelo Professor John Norcini, PhD, President and CEO of the Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER®)
O Prof John Norcini, uma das figuras de referência mundiais na área de avaliação em educação médica, lecionará um curso sobre princípios e métodos de avaliação de aprendizagem em contextos clínicos na Escola de Medicina da Universidade do Minho.
Os métodos de “Workplace Based Assessment” têm conhecido desenvolvimentos significativos, designadamente desde meados da década de 2000. Este workshop propõe-se divulgar alguns desses métodos e permitir aso formandos perspectivas a sua implementação, para a avaliação de alunos de graduação ou de internos em formação.
Direitos de autor e creative commons
No próximo dia 23 de novembro a unidade de Tecnologias Educativas da UPdigital promove o Seminário sobre Direitos de Autor e Licenças Creative Commons no Auditório Ruy Luís Gomes, na Reitoria da Universidade do Porto. Este evento é dedicado à questão dos direitos de autor, propriedade intelectual, conteúdos online e licenças creative commons e conta com a Drª Teresa Nobre* como oradora convidada.
CDIO Fall Meeting 2016
15/16/17 e 18 de novembro 2016
No Instituto Superior de Engenharia do Porto.
E-Learn 2016 – World Conference on E-Learning
November 14 – 16, 2016 – Washington DC, USA
Conferência Anual Panopto
9 de novembro de 2016 em Central London
De Par em Par na U.Porto
19 de outubro, pelas 14h30, na Sala 3 do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Inscrições aqui
CNaPPES16
Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
14 e 15 de julho 2016 – Salão da Reitoria da Universidade de Lisboa
International Symposium on Teaching, Education, and Learning (ISTEL 2016)
O Simpósio Internacional de Ensino , Educação e Aprendizagem ( ISTEL 2016) realiza-se em Nagoya, Japão , de 3 a 5 de julho e aborda temas importantes de Ensino, Educação e Aprendizagem.
2016 3rd International Conference on Teaching and Education Sciences (ICTES 2016)
June 22-24, 2016, in Singapore
11ª Conferência Ibérica de Sistemas y Tecnologias de Información (CISTI’2016)
A CISTI e um evento anual técnico-cientifico, que tem como objetivo apresentar e discutir conhecimentos, novas perspetivas, experiências e inovações na área de sistemas e tecnologias da informação. Este ano realiza-se de 15 a 18 de junho, na Gran Canaria.
V Seminário do GTAEDES
O GTAEDES (Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior, acessível em http://gtaedes.ul.pt) vai promover no próximo dia 20 de maio na Universidade de Aveiro o seu V Seminário, desta vez subordinado à temática da Inclusão – Boas Práticas no Ensino Superior.
el@IES 2015
O eL@IES – Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior, é um evento anual, que pretende promover a reflexão, o debate e a troca de experiências na implementação, na organização e na aplicação de e-learning.
11 de dezembro 2015 – Instituto Politécnico de Leiria