Conferência “O professor universitário entre a docência e a investigação”

2 Outubro, 2018 @ 15:00 » 17:30 UTC+1

No dia 2 de outubro de 2018, realiza-se a partir das 15.00h, no Salão Nobre da Reitoria, a conferência inaugural do plano de ações de formação pedagógica da U.PORTO para o ano letivo de 2018/2019.

O tema da conferência deste ano é “O professor universitário entre a docência e a investigação” e serão oradores convidados os Professores Doutores António Galopim de Carvalho (Universidade de Lisboa), Rosario Álvarez (Universidade de Santiago de Compostela) e Amélia Lopes (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto).

A sessão é idealizada como um momento de reflexão crítica sobre a questão, mais do que como um seminário formativo de cariz mais técnico, e pretende discutir a “dualidade” principal do docente universitário, tradicionalmente dividido entre as obrigações letivas e o trabalho de investigação.

Esperando contar com a presença do maior número possível de participantes, pretendemos proporcionar a todos uma oportunidade estimulante de reflexão, partilha e debate que contribua para a melhoria sustentada da formação oferecida na Universidade do Porto a todos quantos a escolhem para aqui atingirem uma parte fundamental do seu crescimento científico, cultural e humano.

PROGRAMA:

15h00Abertura

Prof. Doutora Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora para a Formação e Organização Académica e Relações Internacionais (Universidade do Porto)

15h30 – Professor António Galopim de Carvalho (Universidade de Lisboa)

1000 anos a criar e leccionar conhecimento de nível superior”

Com a criação da Universidade de Bolonha, em 1088, nasceu a atitude de atribuir às Universidades, não só o papel de investigar, no sentido de inovar conhecimento científico, mas também de o ensinar a nível superior. Com raízes na Academia grega, nas Escolas Catedrais e nas Monacais, as Universidades europeias da Idade Média, na grande maioria “amarradas” às verdades das Sagradas Escrituras, puderam, mesmo assim, dar continuidade ao saber antigo e começo às Ciências e Humanidades que marcam o tempo presente.

16h00 – Professora Rosario Álvarez (Universidade de Santiago de Compostela)

“Universidade = docencia + investigación + xestión + transferencia”

Fomos convidados para uma reflexão sobre a conciliação, na carreira académica, da investigação com a docência e/ou sobre a articulação entre diversos tipos de saber (“saber científico” e “saber humanístico”) no desenvolvimento dos conhecimentos dos estudantes universitários. Fá-lo-ei a partir da minha própria experiência de professora e investigadora numa universidade galega (na altura dos meus começos, a Universidade de Santiago de Compostela era a única da Galiza), no contexto sociopolítico de recuperação não apenas das liberdades civis (após a ditadura franquista), mas também do reconhecimento e da recuperação dos direitos linguísticos dos galegos, e numa área de conhecimento especialmente atingida por esta mudança de grande impacto social.

16h30 – Professora Amélia Lopes (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto)

“Articulação ensino e investigação: passados, presentes e futuros”

Começamos por lembrar as relações de oposição ou complementaridade entre ensino e investigação na universidade e suas condições. Sublinhada a importância da investigação na universidade moderna, identificam-se dois tipos de articulação entre ensino e investigação, um seletivo e outro inclusivo. Este último é visto como um novo paradigma de ensino e de investigação associado a identidades académicas renovadas.

17h00 Debate

17h15Encerramento

Prof. Doutor João Veloso, Pró-Reitor para a Promoção da Língua Portuguesa e Inovação Pedagógica (Universidade do Porto)

INSCRIÇÕES aqui