REPRESENTAÇÕES, DESENHOS E IMAGENS DO TERRITÓRIO

26 de abril CANVAS – Miguel Saraiva

15 de maio ARS & URBS – Raúl Campos López

22 de maio EL PAISAJE QUE HABLA – Joan Carles Olive

Universidade do Porto e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia apresentam, no âmbito da Unidade Curricular InovPed

REPRESENTAÇÕES, DESENHOS E IMAGENS DO TERRITÓRIO

e do projeto de investigação DRAWinU, um Ciclo de Conferências Abertas da responsabilidade dos Departamentos de Desenho da FBAUP, Vasco Cardoso, Geografia da FLUP, Mário Gonçalves Fernandes, Engenharia Civil da FEUP, Carlos Rodrigues.

Nesta quarta edição do Ciclo de Conferências Abertas, as leituras transversais sobre território a partir do Desenho acontecerão da descoberta de alguns dos resultados de cinco projetos de investigação, fundamental e aplicada, em diferentes áreas do conhecimento, também elas investigadas numa perspetiva de inter e transdisciplinaridades: da Arte, à Ciência e à Técnica.

O programa de 2023 mantém a habitual estrutura: cinco conferências de livre acesso. As comunicações serão proferidas pelos cinco responsáveis de cada um dos projetos, nossos Oradores Convidados. Interessa conhecer o papel do Desenho na construção das imagens geradas e insertas em cada um dos projetos de investigação.

Os propósitos das palestras continuam os mesmos de sempre: semear nos Estudantes contributos para a fundação e desenvolvimento dos seus próprios projetos de construção gráfica acerca do território; divulgar e cativar o cidadão para a importância do território, enquanto espaço comum, partilhado, através do conhecimento das representações que cada um tem e projeta, individualmente ou em grupo, dentro da Terceira Missão da Universidade do Porto.

As Conferências Abertas decorrerão entre março e maio, na instituição parceira que nos acolhe, em Gondomar, o LUGAR DO DESENHO – FUNDAÇÃO JÚLIO RESENDE.