PROCURA DA CIDADE: IDEIA, IMAGEM, REPRESENTAÇÃO – RUI MEALHA, 1 de junho de 2021, 18h30

Zoom-Colibri:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84285924490pwd=cjJyOXJsakNtV3NyUjFpWDBpRG9IUT09

 

À PROCURA DA CIDADE: IDEIA, IMAGEM, REPRESENTAÇÃO

Mário Gonçalves Fernandes apresenta RUI MEALHA.

As transformações urbanas contemporâneas determinam novas problemáticas que questionam a pertinência e validade dos anteriores conceitos e paradigmas. Torna-se assim fundamental a procura de novos instrumentos e metodologias de análise e de atuação arquitetónica e urbanística.
“Pensar o território como suporte das dinâmicas de socialização equivale a dizer que a territorialidade é, na sua essência, um fenómeno social” (Dematteis 2005). Neste sentido, a ‘territorialidade’ resulta como contextura de todo um conjunto de relações complexas, dos seus atores e processos de conformação em sistemas multiescalares de natureza espacial, funcional, simbólica e sócio-produtiva. Interpretando a complexidade e relativa imprevisibilidade das novas dinâmicas da urbanização, compete ao desenho de projeto evidenciar condições de inovação inerentes à construção de uma “boa ideia” de cidade, e conceptualizar, com eficácia, a aprendizagem e a práxis disciplinar em territorialidades frequentemente incomuns, instáveis e de difícil apreensão.
Nesta oportunidade é proposta uma breve reflexão acerca da atuação no espaço da urbanização: de como o projeto reconhece e representa a realidade que pretende modificar, realidade muitas vezes contingente, em mutação, e marcada por novas expectativas de vida das populações.

Rui Mealha é arquiteto pela FAUP, onde também é professor desde 1989 e se doutorou com uma dissertação intitulada “Aspectos da actuação urbanística entre programas, planos e projectos: programas, tempos e formas do projecto urbano – a carta da Asprela”. É docente de Projeto 5 e regente de Urbanística do Curso de Mestrado Integrado em Arquitetura, docente de Estúdio de Projeto Urbano do Mestrado em Projeto e Planeamento Urbano, e regente de Teoria do Curso de Doutoramento em Arquitetura, sendo ainda membro da sua Comissão Científica. Como investigador no Centro de Estudos de Arquitetura, tem vindo a trabalhar sobre as relações da arquitetura com o espaço da urbanização contemporânea.

Participa regularmente em workshops, conferências e exposições nacionais e internacionais de arquitetura, e é autor de diversas publicações da especialidade.