Resultados dos “Prémios de Excelência Pedagógica” 2015 a 2018

Os “Prémios de Excelência Pedagógica” foram criados para distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais.

Nessa perspectiva, valoriza-se a aplicação de processos coordenados de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como aprendizagem ativa pelo estudante. É também reconhecida a integração da componente de desenvolvimento científico e do uso de tecnologias educativas.

Destinado a docentes, investigadores ou grupos de docentes, que se constituam como uma equipa pedagógica na leccionação de uma ou mais unidades curriculares.

O Gabinete de Inovação Pedagógica tem analisado os dados das edições dos Prémios de Excelência Pedagógica. Entre 2015 e 2018 foram apresentadas 46 candidaturas aos Prémios de Excelência Pedagógica, tendo sido atribuídos e 9 prémios. Estas 46 candidaturas envolveram 90 candidatos, dos quais 14 receberam o prémio. Aproximadamente 3,1 % dos docentes da Universidade do Porto se candidataram aos Prémios de Excelência Pedagógica até ao ano de 2018.