Cursos

Para além dos conhecimentos científicos e técnicos, aos docentes universitários exige-se cada vez mais o desenvolvimento das competências pedagógicas. A unidade MEA pretende contribuir para esse incremento, promovendo formações com vista à melhoria dos modelos educativos atuais e procurando criar um espaço de encontro, partilha e desenvolvimento pessoal.

Nesse sentido, oferecem-se, periodicamente, cursos dirigidos a todos os docentes da U.Porto, continuamente “desenhados”, em colaboração com os Conselhos Pedagógicos, ajustando-se a determinados perfis de aulas.

Abrangendo quatro grandes áreas – as Novas Abordagens Pedagógicas, as Tecnologias Educativas, as Competências Pessoais e os Métodos de Avaliação – proporcionam-se, atualmente, cursos em regime presencial, e-learning e blended-learning, de forma síncrona e assíncrona.
Para qualquer esclarecimento ou dúvida sobre Formações Pedagógicas:  Rita Sinde – rsinde@reit.up.pt ou inovped@reit.up.pt – 220408164

Lista de Cursos

Oficinas Partilha Pedagógica

No âmbito do projeto POCH Skills for a Next Generation U.Porto (Upskilling U.Porto), enquanto unidade de Inovação Educativa, lançamos uma série de Oficinas de Partilha Pedagógica entre os meses de março e julho de 2023.

Pretende-se que estas oficinas sejam momentos de partilha de informação e criação de comunidades multidisciplinares no contexto da docência na U.Porto e estão dedicadas a temas diversos como aprendizagem centrada no estudante, utilização de ferramentas digitais no ensino remoto, métricas objetivas e medições de procrastinação, entre outros.
Junte-se a nós nesta iniciativa sobre as últimas tendências pedagógicas e faça a diferença no seu ensino.
Informações e inscrições em: https://mkt.up.pt/inovped/poch/opp

Apresenta-se de seguida uma tabela com os cursos e respetivas datas, separados por área.

Competências Pessoais
NomeData
Competências e Objetivos de Aprendizagem na Docência Universitáriajulho 2015
Competências de Comunicação e Voz na Docência: conhecer para otimizar - 3ª ediçãofevereiro 2017
Comunicação e Emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavras (3ª edição)abril 2017
Workshop Intensivo de Técnica Vocal para Professoresjunho 2015
Técnicas de Expressão e de Comunicaçãooutubro 2015
Problemáticas no Processo de Ensino e Aprendizagem Associadas à Saúde Mentalnovembro 2015
Estratégias Comunicacionais para docentesjaneiro 2016
Coaching e comunicação positiva para Docentes Universitáriosfevereiro 2017
Técnicas de Apresentação para Docentesmarço 2017
Comunicação e Emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavras (2ª edição)março 2016
Instrumentos de avaliação (II)maio 2016
Promover o Debatemaio 2015
Técnicas de Colocação e Projeção da Vozmaio 2015
Definição de Competências e Objetivos de Aprendizagemmaio 2015
Comunicação e Emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavrasmaio 2015
Comunicação e Emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavrasmaio 2015
Coaching na docênciamaio 2016
Competências de Comunicação e Voz na Docência: conhecer para otimizarjunho 2016
Inteligência Emocional Ijaneiro 2017
Active Learning: metodologias ativas em sala de aulajaneiro 2017
Instrumentos de avaliação (I)maio 2016
Estratégias Comunicacionais para docentes - 2ª ediçãomarço 2016
Competências de Comunicação e Voz na Docência: conhecer para otimizar - 2ª ediçãonovembro 2016
Métodos de Avaliação
NomeData
Reflexão sobre os critérios de seleção dos estudantes candidatos aos 2ºs ciclos de estudojaneiro 2017
Dinâmicas de Grupomaio 2016
Avaliar Projetosmaio 2016
Orientação e Avaliação de Estudantes de Dissertação e de Tesemaio 2016
Avaliação Contínua por Mini-Testesmaio 2016
Projectos CALOHEE e TALOE: Contribuições para definição de resultados de aprendizagem (RA) e para avaliarmaio 2017
Auto e Hetero-Avaliaçãomaio 2016
Novas Abordagens Pedagógicas
NomeData
Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio?janeiro 2016
Planificar, Ensinar e Avaliar no Ensino Superiorfevereiro 2016
Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio? - 2ª ediçãojunho 2016
It's Hip to Flip! Turning your class upside-down for learningjunho 2016
Estratégias Eficazes de Ensino para Turmas Grandesoutubro 2016
Integração da diversidade no ensino superiormaio 2017
Learning outcomes - change of paradigm in teaching and learning in HEmaio 2017
Objetivos de Aprendizagem, Alinhamento Construtivo e Autorregulaçãomaio 2017
Instrução pelos Paresmaio 2015
Inovações Teóricas e Práticas nos Processos de Ensino-Aprendizagem-Avaliaçãomaio 2015
Implementação de Métodos Ativos e Colaborativos no Ensino Superior: Como começar?julho 2015
Evolução da Pedagogia no Ensino Superiorjunho 2017
Laboratório de práticas pedagógicas inovadoras: Design Thinking junho 2017
Tecnologias Educativas
NomeData
Criação de Atividades Pedagógicas no Moodle U.Porto - Nível Ijunho 2015
Criação de Atividades Pedagógicas no Moodle U.Porto - Nível IIjunho 2015
Iniciação ao Moodle U.Porto - Nível Ijunho 2015
Acessibilidade na Sala de Aulasetembro 2015
Criação de Atividades Pedagógicas nTeo Moodle U.Porto - Nível I (2ª edição)setembro 2015
Criação de Atividades Pedagógicas no Moodle U.Porto - Nível II (2ª edição)outubro 2015
Treino Básico em Testes com Perguntas de Escolha Múltiplanovembro 2015
O iPad/Tablet no Ensino Superior - Utilização do iPad na Sala de Auladezembro 2015
O iPad/Tablet e aplicações para o ensinojaneiro 2016
O iPad/Tablet e a gestão do processo educativofevereiro 2016
O iPad/Tablet em projetos colaborativosabril 2016
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitinoutubro 2016
Explain everything: um quadro interativo no iPadnovembro 2016
Moodle U.Porto - Top 10Setembro 2016
Socrativemarço 2017
A Prevenção do Plágio e o Feedback no Trabalho EscritoMaio 2016
Como operacionalizar exames no Moodle U.Portoabril 2017
Avaliar no Moodle U.PortoMaio 2016
Inquéritos de Audiênciamaio 2016
Vídeo em educação - Panoptomaio 2017
Tecnologias Educativasmaio 2015
Moodle U.Portomaio 2015
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin - 2ª ediçãonovembro 2016
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin - 3ª ediçãodezembro 2016
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin - 4ª ediçãojaneiro 2017
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin - 5ª ediçãofevereiro 2017
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin - 6ª ediçãomarço 2017
Tutoria Onlinemaio 2015
Moodle UPorto Top10setembro 2017
Google for Education@UPortosetembro 2017
Google for Education@UPortojunho 2017
Como operacionalizar exames no Moodle U.Portomaio 2017
Calohee e Taloe: contribuições para definição de resultados de aprendizagem (RA) e avaliaçãomaio 2017

Índice de participação dos docentes da U.Porto, na formação pedagógica.

Índice de Participação
2016/2017

Dos 2320 docentes da U.Porto, 375 frequentaram pelo menos 1 formação pedagógica para docentes.
(dados referentes ao período entre setembro de 2016 e junho de 2017)

Resultados da participação na formação pedagógica para docentes:
(dados referentes ao período entre setembro de 2016 e junho de 2017)

  • Nº de formações disponibilizadas: 39
  • Vagas disponibilizadas: 937
  • Inscrições: 1299
  • Participações: 831

 

2015/2016

Dos 2282 docentes da U.Porto, 320 frequentaram pelo menos 1 formação pedagógica para docentes.
(dados referentes ao período entre setembro de 2015 e junho de 2016)

Resultados da participação na formação pedagógica para docentes:

  • Vagas disponibilizadas: 603
  • Inscrições: 1089
  • Participações: 526

2015

Dos 2282 docentes da U.Porto, 177 frequentaram a formação pedagógica para docentes.
(dados referentes ao período entre maio de 2015 e julho de 2015)

Resultados da participação na formação pedagógica para docentes:

  • Vagas disponibilizadas: 350
  • Inscrições: 495
  • Participações: 309