Revistas e Artigos Científicos

Sugerimos nesta página a leitura de algumas revistas e artigos científicos relevantes no âmbito do trabalho desenvolvido pela Unidade de Melhoria do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Porto.

Destaques
Revistas Estrangeiras

Nature:
Revista semanal. Editor: Nature Publishing Group, Macmillan Building

  • Inequality in the Lab: (Nature, volume 537, nº7621, 21 september 2016)
    In this Nature ‘Science and inequality’ special issue we look at what science can say about inequality as a phenomenon, and the way inequality plays out within the science workforce. Economist Branko Milanovic uses historical data to follow the ebb and flow of inequality on a timescale of centuries. Mike Savage tackles the question of what ‘class’ actually means. And in two News Features we look in detail at what inequality means within science itself.
  • Building the 21st Century Scientist: (Nature, volume 523, nº7560, 16 july 2015)
    In a collaboration with Scientific American, Nature takes a look at modern movements in teaching science, technology, engineering and mathematics (STEM). By applying the principles of twenty-first-century learning, educators should be able to produce scientists better prepared for the modern, multidisciplinary workforce and a more science-literate populace in general.
  • Nature University Experiment: (Nature, volume 514, nº7522, 16 october 2014)
    Universities must evolve if they are to survive. This special issue of Nature on the theme ‘The university experiment’ examines the myriad ways in which universities around the world are trying to free themselves from old habits of thought, and to explore new ways of doing things. No one knows which of these experiments will produce the best-educated students or the greatest leaps in academic understanding (see leading article on page 273). But all share the sentiment that the twenty-first-century university could be strikingly different from the institutions of the past.

npj|Science of Learning 1
Revista do grupo nature partners journal dedicada ao “ensino e aprendizagem”.
Learning strategies: a syntesis and conceptual model npj|Science of Learning 1, article number:16013 (august 2016)

Educause review
Revista bimestral (6 números por ano) que apresenta uma ampla visão no desenvolvimento de atuais tendências das tecnologias da informação e de como elas podem afetar as universidades como instituições.

Revistas Nacionais
Outros Documentos Pedagógicos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
O Ministério tem aprofundado o diagnóstico em matéria de ingresso e frequência no ensino superior, a partir de trabalho desenvolvido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e da promoção de outros estudos, nomeadamente:

  • O relatório estatístico da DGEEC «Transição entre o Secundário e o Superior: série temporal», sobre a transição dos alunos entre o ensino secundário e o ensino superior em Portugal Continental, com dados de 2016/17 e dos seis anos letivos precedentes [disponível aqui];
  • A análise da DGEEC sobre a situação após um ano dos alunos inscritos em 2013, 2014 e 2015 no ensino superior público no 1.º ano, pela 1.ª vez, por forma de ingresso [documento de síntese dos resultados];
  • O estudo da DGEEC «Percursos no ensino superior: situação após 4 anos dos alunos inscritos em licenciaturas de 3 anos» sobre o trajeto no ensino superior dos alunos que ingressaram em cursos de licenciatura com a duração teórica de três anos. O percurso académico destes alunos foi acompanhado durante quatro anos, determinando-se as taxas nacionais de sucesso, de abandono e alguns dos fatores que mais as influenciam [disponível aqui].
  • O estudo «Determinantes e Significados do Ingresso dos Jovens no Ensino Superior. Vozes de Estudantes e de Profissionais do Contexto Educativo», encomendado pela Direção Geral do Ensino Superior, e realizado por Diana Aguiar Vieira (IPPorto), com a colaboração da Fórum Estudante. Este estudo teve como objetivo a compreensão das determinantes e significados do ingresso no Ensino Superior na perspetiva dos jovens [disponível aqui]

Outros Documentos do MEC

GABINETE DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS E MELHORIA CONTÍNUA DA U.PORTO
Diversos Relatórios
Informação sobre os diplomados e o percurso dos estudantes na U.Porto.

COMISSÃO EUROPEIA, EUROPEAN UNIVERSITY ASSOCIATION, BOLONHA PROCESS – EUROPEAN HIGHER EDUCATION AREA
Relatórios
Recomendações para o Ensino Superior na Europa.

III Seminário do Observatorio – UM, junho de 2017
ebook: Ser diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos.
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação do Minho, 2017. ISBN: 978-989-8525-53-6

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