Documentos e Links

Unidades de Melhoria do Ensino e Aprendizagem

UNIVERSIDADE DO PORTO

UPDigital – Tecnologias Educativas
Serviço de referência no suporte técnico e pedagógico à comunidade académica da Universidade do Porto. Promove e apoia o uso de várias tecnologias para o ensino e aprendizagem mais eficaz em contexto de b-learning e e-learning.

FMUPCentro de Educação Médica (Cem)
Promove a melhoria da qualidade da Educação Médica, gerando indicadores para a estratégia de desenvolvimento organizacional visando a reforma dos cursos, avaliação e acreditação institucional.

FEUPLaboratório de Ensino e Aprendizagem (LEA)
Promove e apoia a realização de iniciativas que contribuam para a criação de uma cultura de ensino/aprendizagem de qualidade.

FPCEUP – Centro de Investigação e Intervenção Educativa

OUTRAS INSTITUIÇÕES

UCL Teaching & Learning Portal
University College London, Gower Street, London, WC1E 6BT

LDE-CEL – Leiden-Delft-Erasmus Centre for Education and Learning
Centro de Ensino e Aprendizagem comum a 3 universidades europeias.
Universiteit Leiden (The Netherlands)
TUDelft – Delft University of Technology
Erasmus University Rotterdam

CARNEGIE MELLONEberly Center for Teaching Excellence and Educational Innovation 
Conjunto de páginas que pretende apoiar os docentes na área pedagógica. Apresenta de uma forma fácil e simples um conjunto de artigos que podem ajudar a melhor organizar e implementar estratégias de ensino e aprendizagem adequadas.

IOWA STATE UNIVERSITY – Center for Excellence in Teaching and Learning
Diversas páginas com recursos diversos na área do ensino e aprendizagem. Tem um conjunto de dicas muito concretas.

UNIVERSITY OF MINNESOTA – Center for Educational Innovation
Gabinete de apoio à construção de estratégias inovadoras de ensino, dirigidas a docentes.

YALE UNIVERSITY – Center for Teaching and Learning

Tecnologias de Suporte ao Processo Pedagógico

UNIVERSIDADE DO PORTO

FEUPConsultório Digital de Matemática  – Apoio na Matemática
Ferramenta estratégica de comunicação síncrona que visa divulgar as tarefas e exercícios, motivar o acesso dos estudantes ao Moodle e garantir uma interação rápida entre docente e estudantes.

UPDigital – Unidade de Tecnologias Educativas da U.Porto
Ferramentas: AntiplágioGravação de aulasProdução vídeoAnimações e simulaçõesWebconference.

OUTROS PROJETOS

ATRACTOR – Matemática Interactiva
A Associação Atractor — Matemática Interactiva é um portal dedicado à divulgação da matemática. Nele se encontram diversos conteúdos matemáticos, com imagens, vários materiais interactivos e animações, algumas para televisão 3D, assim como software educativo integralmente desenvolvido no Atractor. Cada conteúdo tem em geral diferentes níveis de complexidade, entremeados com desafios que estimulam a compreensão dos conceitos envolvidos. Vários dos materiais contidos no portal poderão ser usados nos diferentes ciclos de ensino para ilustrar e aprofundar a aprendizagem de alguns tópicos.

Estratégias Pedagógicas - Ideias e Dicas

Promoção do sucesso dos Alunos nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: Medidas Observadas nos Respetivos Sítios
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)
Rui Banha
Equipa de Estudos de Educação e Ciência (EEEC)/Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)
15 de junho 2017

EUCEN – European University continuing education network
Rede Europeia de Educação Contínua.

DE PAR EM PAR NA UNIVERSIDADE DO PORTO –

“De Par em Par” trata de “abrir a sala de aula” a outros docentes, Pares de profissão. É o programa de observação de aulas, multidisciplinar, que foi desenvolvido para a Universidade do Porto, desde o ano letivo de 2010/2011.

Trata-se de uma ação de formação multidisciplinar, voluntária e de confidencialidade garantida, que envolve docentes de todas as Unidades Orgânicas (U.O.) da U.Porto.

A observação de aulas em parceria baseia-se no conceito de “amigo crítico”, em que os observadores são, igualmente, docentes da U.Porto.
É um modelo de observação de aulas, e no caso do modelo implementado na Universidade do Porto destaca-se pela multidisciplinaridade resultante da interação de observadores/observados de diferentes Unidades Orgânicas (U.O.) da U.Porto.

EDUCAUSE Library  – A biblioteca EDUCAUSE alberga um conjunto relevante de informação sobre tópicos atuais e investigação que suportam a utilização e gestão de tecnologia na educação universitária. Agrega mais de 19,000 recursos submetidos pela EDUCAUSE, EDUCAUSE Center for Analysis Research (ECAR), EDUCAUSE Learning Initiative (ELI), Higher Education Information Security Council (HEISC), Programas financiados e membros da EDUCAUSE.
Os recursos disponíveis incluem artigos, livros, atas de conferências, multimédia, projetos, políticas, webinars e blogs.

GLOBAL TEACHER PRIZE – Varkey Foundation – Jelmer Evers: changing education from the ground up

UNIVERSITY OF MINNESOTA – Designing Smart Lectures – Organizar e estruturar aulas expositivas.

IOWA STATE UNIVERSITY – Large Class Teaching Tips: uma excelente fonte de informação de estratégias a aplicar em salas de aula com elevado número de estudantes, circunstância difícil para gerir e motivar os estudantes.

YALE UNIVERSITY – Ideas for Teaching   – Ajuda a preparar aulas mais eficientes. Teaching How-To – Conjunto de tópicos em todos os aspetos do ensino desde o primeiro dia de aula. Outras dicas e ajudas para uma melhor organização das aulas: Instructional Consultations & Classroom ObservationsIdeas for TeachingProfessional DevelopmentUsing Technology.

HIGHER EDUCATION ACADEMY – Certificação e consultadoria. Organização do Reino Unido, que apoia através dos seus programas e certificações o reforço da educação e ensino. Trabalha essencialmente com os governos e universidades ao nível da decisão. O objectivo é melhorar a experiencia do ensino para todos os estudantes.