Cursos de abril de 2017
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES
Competências Pessoais e Tecnologias Educativas
A prevenção de plágio e o feedback no trabalho escrito
Inscrições para docentes da U.Porto : 20 vagas
11 de abril 2017 – 09h30 – 12h30
Local: Sala 115 – Reitoria da U.Porto
Formador: Isabel Martins (Unidade de Tecnologias Educativas, UPdigital)
Esta formação tem como principal objetivo conhecer as funcionalidades de feedback e avaliação de trabalhos disponíveis na ferramenta Turnitin. Além do relatório de originalidade dos trabalhos, os Professores podem comentar os trabalhos dos estudantes e criar e aplicar grelhas de avaliação aos mesmos.
Objetivos de aprendizagem da sessão:
- Inserir comentários de diferentes tipologias nos trabalhos dos estudantes;
- Criar e aplicar grelhas de avaliação a trabalhos.
Programa
- Feedback no trabalho escrito:
- Inserir comentários de texto e voz nos trabalhos;
- Criar e usar quickmarks
- Guardar e reutilizar quickmarks
- Criar e aplicar rubricas/grelhas de avaliação:
- Definir critérios e escalas de avaliação
- Associar uma grelha de avaliação a um trabalho
- Exemplos de grelhas de avaliação
- Aplicar grelhas de avaliação a um trabalho
Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)
Como operacionalizar exames no Moodle U.Porto
Inscrições para docentes da U.Porto : 20 vagas
12 de abril 2017 – 14h30 – 17h30
Local: Sala 408 – FLUP
Formador: Hugo Ribeiro (Unidade de Tecnologias Educativas, UPdigital)
Objetivos de aprendizagem da sessão
Esta formação tem como principal objetivo consciencializar os docentes para o workflow adequado no que diz respeito à conceção, construção, realização e análise de exames através do Moodle.
Programa
Migração VS Transformação
Tipos de perguntas
Configuração da prova
Criação de perguntas
Disponibilização
Análise de resultados
Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)
Comunicação e Emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavras
Inscrição para docentes da U.Porto : 16 vagas
18 de abril 2017 – 09h30 – 13h00 / 14:00 – 17:30
19 de abril 2017 – 09:30 – 12:30
Local: Reitoria da UPorto (sala 115)
Formadora: Sofia Andrade ( FPCEUP) – CV(visualizar)
Objetivo da formação: Adquirir competências em relação a si próprio e ao outro, ao nível da inteligência emocional nas relações humanas. Observação e perceção emocional das Microexpressões. Consciência emocional de si e do outro, como catalisador de mudança comportamental e gestão de conflitos. Reconhecimento dos gestos, postura e atitude mais autoconfiante/positiva
Conteúdos programáticos:
Módulo 1 – Como construir uma imagem de maior auto-confiança e atitude mental positiva
- Dinâmica de apresentação
- Motivação por associação e dissociação – padrão swish
- Dinâmica: Carrossel de observações
- Dinâmica de auto-observação e reflexão
- Visualização criativa
- Emoções universais – simulador de microexpressões
Módulo 2 – Comunicação e relações
- Dinâmica: “O corpo não engana!”
- Tom de voz, postura, sorriso verdadeiro versus sorriso falso, regra do umbigo, contacto ocular e movimentos oculares
- Identificação da modalidade sensorial preferencial: visual, auditivo, cinestésico
- Dinâmica de identificação da modalidade
- Calibração e rapport
- Pacing and leading
- Questões de poder e Fórmula PEP
- Dinâmica: Discurso de improviso (muletas verbais, não verbais, gestão de tempo)
- Dar feedback: Técnica da sandwiche, importância do reforço positivo e elogio
Módulo 3 – Criar empatias e aprendizagens
- Gestos de poder, regra do lado direito
- Aperto de mão
- Técnicas para alto desempenho não-verbal
- Definição de metas/missões
- Dinâmica de grupo
- Avaliação da formação
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin – 7ª edição
Inscrição para docentes da U.Porto : 20 vagas
27 de abril 2017 – 09h30 – 12h30
Local: Reitoria da UPorto (sala 115)
Formador: Isabel Martins ( Tecnologias Educativas UPdigital)
Sumário da sessão:
- O Turnitin, comummente apelidado de ferramenta de deteção de plágio, é um software que permite verificar a originalidade de um trabalho pela comparação de texto igual.
- Com base nas semelhanças encontradas, o sistema gera um relatório de originalidade e ilustra o resultado de similaridade em percentagem e cor.
- O Turnitin deve ser usado como ferramenta de prevenção de plágio, uma vez que fornece a docentes e estudantes feedback sobre o estado do trabalho no que respeita a um eventual risco de plágio.
- A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).
Perguntas da sessão:
- O que é o Turnitin?
- Para que serve?
- Como se acede?
- Como se usa?
- Como se consulta o relatório de originalidade?
Cada participante deve levar o seu computador portátil, com a ligação à rede Eduroam devidamente configurada.
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)
73 inscrições para 76 vagas, 48 participações
Quadro das inscrições/participações por unidade orgânica
Quadro das inscrições/participações por categoria
INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO – Resultados
- A prevenção do plágio e o feedback no trabalho escrito – Total inquéritos: 20 / Total respondidos: 11
- Como operacionalizar exames no moodle U.Porto – Total inquéritos: 20 / Total respondidos: 13
- Comunicação e emoção: quando o corpo se expressa mais do que as palavras – Total inquéritos: 16 / Total respondidos: 8
- Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin – 7ª edição – Total inquéritos: 18 / Total respondidos: 11