Cursos dezembro de 2019

Sessão #3 – Compaixão: a coragem para transformar a adversidade e suportar quem nos rodeia - 4 de dezembro - 15h às 16:30h

Inscrições

Apenas para docentes do projeto piloto

Formador: Catarina Távora

Data: 4 dezembro

Horário: 15h – 16:30h

Localização: Reitoria da Universidade do Porto

Duração: 1:30h

Regime do curso: Presencial

Ergonomia e Qualidade de Vida no local de Trabalho - 11 de dezembro - 14:30h às 17:30h

Inscrições

Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Objetivo do curso

1. Compreender os pressupostos básicos para a criação de um posto de trabalho ergonómico;
2. Identificar um conjunto de estratégias e ferramentas de promoção da saúde em ambiente laboral e fora dele

Resultado da aprendizagem

Espera-se que os formandos no final saibam:
– Adequar o posto de trabalho às suas características
– Quais os comportamentos essenciais que permitem promover a saúde e os determinantes da doença!

Formador: Rui Garganta

Data: 11 de novembro

Horário: 14:30h – 17:30h

Localização: Edifício Coronel Pacheco – Praça Coronel Pacheco – sala 2.05

Duração: 3h

Vagas: 16 Docentes

Regime do curso: Presencial

Como aprender a ser professor(a): algumas estratégias pedagógicas - 13 de dezembro - 14:30h às 17:30h

Inscrições

Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Objetivo do curso

Pretende-se neste espaço partilhar e discutir algumas práticas e estratégias pedagógicas implementadas num curso de Formação de Professores. Partimos da importância da formação professores e da convicção que o modo como se estabelece a relação pedagógica pode afetar o modo como se aprende. Os modelos educativos que atendam aos desafios pedagógicos atuais devem-se pautar pela adequação aos contextos, estudantes e matérias de ensino, todos eles tão diversos. Envolver os estudantes na aprendizagem e torná-la significativa é de facto um objetivo a perseguir, não só pela aprendizagem nesta fase da sua formação, mas pelo modo como o podem fazer posteriormente com os seus futuros alunos.

Resultado da aprendizagem

Perceber numa perspetiva de active learning de que modo o uso de certas ferramentas se pode tornar vantajoso para a aprendizagem dos estudantes, que se estão a formar, para serem eles próprios também professores.

Formador: Paula Queirós

Professora Auxiliar na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, é também Diretora do 2º Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FADEUP; Presidente das Comissões Científica e de Acompanhamento do 2º CEEFEBS; Vice-Presidente do Conselho Pedagógico e membro do Conselho Científico da Faculdade de Desporto.

Data: 13 de dezembro

Horário: 14:30h – 17:30h

Localização: Reitoria da Universidade do Porto – bilblioteca – 3º piso

Duração: 3h

Vagas: 20 Docentes

Regime do curso: Presencial

Webinar - Como desenvolver perguntas de escolha múltipla - 18 de dezembro - 10h às 11h

Inscrições

Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Objetivos gerais

Com esta sessão espera-se apresentar aos participantes os conceitos iniciais sobre a escrita adequada de Perguntas de Escolha Múltipla, quer venham a ser distribuídas em exames em papel, ou em formato digital.

Resultados de aprendizagem

  1. Usar a nomenclatura apropriada;
  2. Sistematização de boas práticas;
  3. Análise inicial das estatísticas produzidas

Programa

  1. Clarificação de conceitos
  2. Vantagens e Desvantagens
  3. Boas práticas
  4. Resultados gerados

Observações
Os participantes deverão ligar-se à sala virtual usando microfone e webcam

Data: 18 de dezembro

Horário: 10h – 11h

Duração: 1h

Mindfulness: o papel fundacional da atenção no cultivo do bem-estar - 18 de dezembro - 15h às 17h

Inscrições

Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Temas a explorar:

  • A relevância do treino da atenção no contexto de vida atual, caracterizado por ambientes complexos e em mudança constante, contextos de trabalho desafiantes e níveis de stress elevados
  • Treinar a atenção: introdução à prática
  • Integrar a prática de mindfulness no dia-a-dia: cultivar uma relação mais consciente com a tecnologia
  • Dicas práticas para estabelecer uma prática pessoal

Resultado da aprendizagem

  • Desenvolvimento de autoconsciência dos nossos estados internos
  • Conhecimento e familiaridade de diferentes objetos na prática de mindfulness
  • Cultivo de confiança na gestão dos obstáculos que surgem na prática formal
  • Reconhecimento dos benefícios de uma prática de mindfulness regular

Formador: Catarina Távora

Data: 18 de novembro

Horário: 15h – 17h

Localização: Reitoria da Universidade do Porto – biblioteca – piso 3

Duração: 2h

Vagas: 25 Docentes

Regime do curso: Presencial