Cursos de janeiro 2018
Workshop prático de construção de perguntas de Escolha Múltipla para testar objetivos de maior complexidade.
Inscrições:
Docentes U.P: ESGOTADAS
Docentes externos: ESGOTADAS
Objetivo do curso:
Formador: Manuel João Costa – Docente da UMinho
Data: 12 de janeiro 2018
Horário: 10h30 às 13h00
Localização: Sala do Janelão – FAUP
Duração: 3,5h
Vagas: 18 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições:
Docentes U.P: ESGOTADAS
Docentes externos:ESGOTADAS
Objetivos do curso:
Neste workshop analisaremos boas práticas associadas à criação de grupos, à gestão da realização dos trabalhos e à avaliação de trabalhos e projetos realizados por vários estudantes.
Formador: Sofia Sá (formadora externa)
Data: 16 de janeiro de 2018
Horário: 10h00 às 13h00
Localização: Sala 115 – Reitoria da U.Porto
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições:
Docentes U.P: ESGOTADAS
Docentes externos:ESGOTADAS
Objetivos do curso:
Neste workshop abordaremos as potencialidades da utilização de Mapas Mentais em sala de aula, bem como os procedimentos necessários à sua criação (é necessário um equipamento com ligação à Internet).
Formador: Sofia Sá (formadora externa)
Data: 16 de janeiro de 2018
Horário: 14h30 às 17h30
Localização: Sala 115 – Reitoria da U.Porto
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos: Equipamento com ligação à Internet
Inscrições:
Docentes U.P: ESGOTADAS
Docentes externos:ESGOTADAS
Objetivos do curso:
Neste workshop abordaremos as fases do método interrogativo em sala de aula, os tipos de perguntas mais eficazes bem como boas práticas associadas ao mesmo.
Formador: Sofia Sá (formadora externa)
Data: 17 de janeiro de 2018
Horário: 10h00 às 13h00
Localização: Sala 115 – Reitoria da U.Porto
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos: Não aplicável
Inscrições:
Docentes U.P: ESGOTADAS
Docentes externos: ESGOTADAS
Objetivos do curso:
Neste workshop abordaremos a criação de formulários e de quizzes online, bem como as vantagens e desafios da sua utilização em sala de aula (é necessário um equipamento com ligação à internet).
Formador: Sofia Sá (formadora externa)
Data: 17 de janeiro de 2018
Horário: 10h00 às 13h00
Localização: Sala 115 – Reitoria da U.Porto
Duração: 3h
Vagas: 18 Docentes
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos: Equipamento com ligação à internet
Inscrições:
Docentes U.P: ESGOTADAS
Docentes externos:ESGOTADAS
Objetivos do curso:
Identificar os processos de ensino-aprendizagem-avaliação utilizados e analisar as práticas docentes, determinando as mudanças necessárias para promover a emergência de processos educativos que desenvolvam a autonomia e a responsabilidade dos estudantes através de uma pedagogia mais emancipatória.
Conteúdos
- Caracterização dos métodos de ensino, das estratégias de aprendizagem e dos procedimentos de avaliação na docência universitária;
- Análise e mapeamento dos processos educativos utilizados com recurso a uma taxonomia desenvolvida para o ensino superior;
- (Re)organização das práticas docentes através da articulação dinâmica e do alinhamento integrado dos processos de ensino-aprendizagem-avaliação.
Formador: Manuel Firmino (Docente da FEUP)
Data: 19 de janeiro de 2018
Horário: 09h30/13h00 – 14h30/17h30
Localização: Biblioteca do Fundo Antigo 3º piso da Reitoria
Duração: 6h
Vagas: 18 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições:
Docentes U.P: ESGOTADAS
Docentes externos:ESGOTADAS
Objetivos do curso:
Desafiar os docentes a exercitar o “pensamento fora da caixa” na procura de novos paradigmas e soluções para si e para o mundo.
Ponto de partida:
Todas as pessoas têm potencial independentemente das circunstâncias. Quando esse potencial é revelado, pode ser potenciado para manter o processo de aprendizagem ativo, dinâmico e transformador.
Formato:
Módulo de 8 horas para grupos de 10-20 pessoas, em que os participantes são convidados a ativamente questionar o status quo, paradigma atual e ideias enraizadas, quer do ponto de vista individual quer coletivo.
Metodologias:
Educação vivencial, design thinking e dinâmicas de grupo
Ponto de chegada:
No final da sessão, os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender os processos de cognição que estão na base da forma como pensamos , sentimos e percepcionamos o mundo à nossa volta
- Identificar as necessidades psicológicas e universais do ser humano e a forma como estas influenciam a nossa percepção do mundo
- Ser capaz de entender outras perspetivas e percepcionar o mundo “com outras lentes”
- Identificar formas de usar “o pensamento fora da caixa” para criar impacto
Formador: Kátia Almeida (fundadora e diretora geral da Pressley Ridge em Portugal)
Data: 22 e 23 de janeiro 2018
Horário: 14h00/18h00 – 09h00/13h00
Localização: FAUP – Casa Cor de Rosa – Sala 01
Duração: 8h
Vagas: 20 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições:
Docentes U.P: ESGOTADAS
Docentes externos: inovped@reit.up.pt
Objetivos do curso:
O processo de ensino e aprendizagem é, por natureza, um processo dinâmico e interactivo, alicerçado em duas competências básicas: o saber e o saber ensinar. Se a primeira destas competências implica o domínio de conhecimentos teórico-práticos numa determinada área científica, já o saber ensinar envolve uma relação humana que é, no caso vertente, uma relação pedagógica em que a comunicação emerge como o fundamental instrumento de trabalho. Todos nós temos a experiência de termos tido professores que sabiam muito, mas não sabiam ensinar, transformando as aulas numa penosa experiência, da qual resultava muito pouco; mas também tivemos professores que nos cativavam pela sua maneira de comunicar, fazendo das aulas um tempo e um espaço em que se aprendia quase sem darmos por isso, que nos ensinavam não só por aquilo que diziam, mas também pela sua maneira de estar e de ser. Afinal o que distingue estes últimos? O gosto pela comunicação, a capacidade de empatia, o equilíbrio entre formalidade e informalidade, entre exigência e compreensão, entre o rigor científico e a proximidade humana. Professores que também sabem aprender com os alunos e, sem deixarem de ser exigentes, têm prazer no que fazem e transformam as aulas numa boa experiência.
Soft Skills de Comunicação Pedagógica pretende ser uma partilha da nossa experiência pedagógica e não uma forma de ensinar a dar aulas, pois neste domínio não há receitas ou, melhor, a receita é sempre individual e ajustada às diversas realidades.
Formador: José Gomes da Costa (Docente da UTAD)
Data: 24 de janeiro 2018
Horário: 14h30/17h00
Localização: Sala 115 – Reitoria
Duração: 2,5h
Vagas: 20 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições:
Docentes U.P: ESGOTADAS
Docentes externos: Enviar mail para inovped@reit.up.pt
Objetivos do curso:
- Nesta formação é apresentada a aplicação Socrative que permite que os conteúdos abordados sejam rapidamente explorados em forma de questões motivadoras e com uma dinâmica interativa.
- A aplicação Socrative permite elaborar quizzes, questões rápidas, organizar grupos de trabalho e ter os resultados de forma imediata e ao ritmo do Professor.
- Os alunos não precisam de efetuar qualquer tipo de adesão à plataforma através de contas de correio eletrónico.
- A partilha dos resultados é imediata permitindo um feedback, em tempo real, das competências adquiridas.
- Esta plataforma pode ser utilizada em qualquer dispositivo móvel ou computador.
Para a formação podem descarregar a aplicação através do site apresentado AQUI, ou através da AppleStore na ligação AQUI apresentada.
Formador: Filipe Castro (formador na área TE) CV: visualizar
Data: 25 de janeiro de 2018
Horário: 14h00 às 18h00
Localização: Sala 115 – Reitoria da U.Porto
Duração: 4h
Vagas: 18 Docentes
Regime do curso: Presencial
Pré-requisitos: Equipamento móvel com ligação à internet
Inscrições:
Docentes U.P: ESGOTADAS
Docentes externos: ESGOTADAS
Formadores: Sónia Valente Rodrigues e Isabel Margarida Duarte (Docentes da FLUP)
Data: 29 de janeiro de 2018
Horário: 14h00 às 18h00
Localização: FLUP (sala 310)
Duração: 4h
Vagas: 18 Docentes
Regime do curso: Presencial