Cursos janeiro 2020
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de LISTA DE ESPERA
Objetivos do curso
A utilização de momentos ativos em sala de aula é referida como uma boa prática inegável no
Ensino Superior, constando inclusive da lista dos Seven Principles For Good Practice in
Undergraduate Education (Chickering & Gamson). Os efeitos da sua aplicação em sala na
aprendizagem dos alunos e numa nova dinâmica de sala de aula são amplamente referidos na
investigação da área como determinantes. Neste workshop, iremos distinguir Active de Passive
Learning e conhecer formas de aplicar este método em aulas teóricas.
Formador
Sofia Sá
Mestre em Psicologia Educacional (especialidade Avaliação de aprendizagens; atualmente a frequentar
o PhD Europeu EDITE – European Doctorate in Teacher Education), formadora pedagógica em regime de
freelancer na Reitoria ULisboa, Reitoria UPorto, Politécnico de Leiria, Beja, Setúbal e Porto e
formadora/consultora de Excel Avançado/ VBA em diversas empresas e institutos públicos. Atualmente
Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico, onde leciona uma Unidade Curricular de soft skills
no mestrado de Engenharia Informática.
Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e noutras instituições,
conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação
e dinâmicas educativas. Desenvolve investigação na área da implementação de novos métodos pedagógicos no
Ensino Superior.
Data: 16 de janeiro
Horário: 9h às 13h
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111
Duração: 4h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de LISTA DE ESPERA
Objetivos do curso
Neste workshop iremos abordar esta nova abordagem que aplica os mesmos fundamentos do
Flipped classroom – já confirmados pela investigação como tendo benefícios na aprendizagem – à
dinâmica da sala de aula, sem trabalho autónomo extra-aula para os alunos.
Formador
Sofia Sá
Mestre em Psicologia Educacional (especialidade Avaliação de aprendizagens; atualmente a frequentar
o PhD Europeu EDITE – European Doctorate in Teacher Education), formadora pedagógica em regime de
freelancer na Reitoria ULisboa, Reitoria UPorto, Politécnico de Leiria, Beja, Setúbal e Porto e
formadora/consultora de Excel Avançado/ VBA em diversas empresas e institutos públicos. Atualmente
Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico, onde leciona uma Unidade Curricular de soft skills
no mestrado de Engenharia Informática.
Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e em outras instituições,
conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação
e dinâmicas educativas. Desenvolve investigação na área da implementação de novos métodos pedagógicos no
Ensino Superior.
Data: 16 de janeiro
Horário: 14h às 17h
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111
Duração: 3h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher formulário de LISTA DE ESPERA
Objetivos do curso
A implementação de MindMaps, tanto da parte dos/as docentes como da parte dos/as estudantes
potencia um novo olhar para os conteúdos, ao mesmo tempo que representa uma atividade
indispensável em sala de aula. Existindo várias formas de implementar esta prática, abordaremos
diversas ferramentas que facilitam a sua implementação.
Formador
Sofia Sá
Mestre em Psicologia Educacional (especialidade Avaliação de aprendizagens; atualmente a frequentar
o PhD Europeu EDITE – European Doctorate in Teacher Education), formadora pedagógica em regime de
freelancer na Reitoria ULisboa, Reitoria UPorto, Politécnico de Leiria, Beja, Setúbal e Porto e
formadora/consultora de Excel Avançado/ VBA em diversas empresas e institutos públicos. Atualmente
Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico, onde leciona uma Unidade Curricular de soft skills
no mestrado de Engenharia Informática.
Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e em outras instituições,
conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação
e dinâmicas educativas. Desenvolve investigação na área da implementação de novos métodos pedagógicos no
Ensino Superior.
Data: 17 de janeiro
Horário: 9h às 12h
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111
Duração: 3h
Vagas: 15 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Objetivos do curso
Esta formação, bastante intensiva, tem sido realizada em várias instituições (inter)nacionais e dirige-se a todos os docentes que queiram encontrar estratégias para, logo na primeira aula, estabecerem um ‘clima’ positivo ao longo do semestre, que promova a motivação e envolvimento dos estudantes, com impacto significativo na sua aprendizagem.
Os docentes em início de carreira são particularmente incentivados a frequentar este workshop.
Programa
- Abertura
- A primeira Aula: Expectativas, Crenças e Práticas – Dinâmica de Grupo
- Propósito da primeira aula – Seminário
- Estratégias / Dicas para uma primeira aula eficiente – Seminário
- Compromisso com a mudança – Exercício
Formadoras
Helena Sofia Lopes é Psicóloga na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Gabinete de Orientação e Integração) desde 1998.
É Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto – tese sobre o impacto do Processo de Bolonha nas competências sociais e pessoais dos estudantes do ensino superior (2016).
É Licenciada em psicologia (pré-Bolonha) – área de pré-especialização de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos (1998), pela faculdade de Psicologia e de Ciências da educação da Universidade do Porto.
É Especialista em Psicologia da Educação – Colégio de especialidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Formação Pós Graduada: Psicologia da Motivação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2001); Avaliação de Sistemas de Formação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2005).
Ana Freitas exerce funções no Laboratório de Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
É licenciada em Educação (pré-Bolonha), tem mestrado em Ciências da Educação (Formação, Trabalho e Recursos Humanos) e é doutoranda em Ciências da Educação.
Trabalha há 18 anos em Instituições de Ensino Superior, em áreas de coordenação de atividades pedagógicas, consultoria educacional, gestão académica e desenvolvimento curricular e na formação de professores e investigadores.
Acreditada como formadora de professores (CCPFC) e como formadora de formadores (IEFP), já lecionou mais de 500 horas sobre tópicos relacionados com ‘ensino e aprendizagem no ensino superior’ em instituições como a U.Porto, U.Minho, I.P.P. e UAN.
Faz investigação em pedagogia do ensino superior, tendo colaborado em 6 projetos (inter)nacionais e financiados, tem mais de 50 apresentações em conferências e mais de 30 trabalhos publicados.
Data: 22 de janeiro
Horário: 14h30 às 17h30
Localização: Faculdade de Engenharia – sala B116
Duração: 3h
Regime do curso: Presencial
Inscrições
Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Objetivos do curso
O objetivo é consciencializar os docentes para a importância da criatividade como competência, como um método de trabalho e como uma forma de estar na vida e na sala de aula.
Sensibilizar os docentes para a importância de planearem as suas aulas com criatividade, mas com a sua própria identidade profissional.
Programa
– Pensar a criatividade como um método de trabalho de ensino-aprendizagem.
– Estratégias para promover a criatividade pessoal e na sala de aula.
Formadora
Sofia Andrade
https://www.linkedin.com/in/sofiacandrade/
Data: 27 de janeiro
Horário: 10h às 13h
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 110
Duração: 3h
Regime do curso: Presencial