Cursos novembro de 2019
Inscrições – esta formação decorre em 2 dias
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Objetivos de aprendizagem
Esta formação tem como objetivo a capacitação dos docentes na utilização da ferramenta de testes existente no Moodle U.PORTO. Os participantes irão conhecer as diversas funcionalidades disponíveis e as boas práticas que aconselhamos no momento de avaliação em computador.
Compreender conceitos sobre tipologias de perguntas;
Perceber o funcionamento de perguntas e testes;
Criar perguntas;
Criar testes/exames;
Associar perguntas a testes;
Criar exceções durante a prova;
Consultar resultados;
Estatísticas sobre a prova.
Programa
Funcionamento de testes no Moodle
Introdução às perguntas existentes;
Criação de perguntas;
Criação de testes;
Resultados de testes.
Pré-requisitos
A ferramenta de testes exige conhecimentos iniciais na utilização da plataforma pelo que se aconselha que os docentes saibam gerir conteúdos no Moodle U.PORTO.
Formador: Hugo Ribeiro
Data: 4 e 7 de novembro
Horário: 9:30h – 12:30h
Localização: Edifício Coronel Pacheco, Sala 205
Regime do curso: Presencial
Esta formação destina-se apenas a docentes U. Porto que participam no projeto piloto
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Objetivos de aprendizagem da sessão
A formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a criação de grupos de estudantes e de agrupamentos, de modo a permitir a submissão online de trabalhos de grupo com posterior classificação e feedback online. Perceber o conceito de grupo e de agrupamento.
- Saber em que contextos utilizar grupos e/ou agrupamentos
- Conhecer as diferentes formas de criação de grupos
- Saber configurar um trabalho de grupo
- Saber classificar e comentar as submissões dos grupos
Programa
I PARTE
1. Distinguir grupo e agrupamento
2. Turmas SIGARRA no Moodle
3. Grupos
3.1 Criação automática – sistema
3.2 Criação manual – docente
3.3 Escolha de grupo – estudante
4. Agrupamentos
4.1 Criação de agrupamento
4.2 Associação dos grupos ao agrupamento
II PARTE
1. Configurar um trabalho de grupos
2. Ver e avaliar as submissões dos grupos
2.1 Inserir comentários de feedback
2.2 Classificar
Observações
Não poderão participar na 2ª parte da formação os participantes que não tenham estado presentes na 1ª parte.
O certificado de participação será emitido aos participantes que tenham realizado a formação a 100% (2 dias).
Formador
Teresa Correia e Hugo Ribeiro
Data: 11 e 14 de novembro
Horário: 9:30h – 12:30h
Localização: Edifício Coronel Pacheco, sala 205
Regime do curso: Presencial
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Temas a explorar:
- O que é o relaxamento: como cultivar & obstáculos comuns
- Treinar a atenção: respiração & sensações do corpo
- Integrar a prática de mindfulness no dia-a-dia: descanso & sono
- Dicas práticas para estabelecer uma prática pessoal
Resultados da aprendizagem:
- Desenvolvimento de autoconsciência dos nossos estados internos
- Conhecimento e familiaridade de diferentes objetos na prática de mindfulness
- Cultivo de confiança na gestão dos obstáculos que surgem na prática formal
- Reconhecimento dos benefícios de uma prática de mindfulness regular
Metodologia de ensino utilizada:
- Exposição de conteúdos, discussão em grupo, diálogos com mindfulness e exercícios de escrita
Informações Adicionais:
- Esta formação faz parte de uma sequência de três sessões abertas (a ocorrerem em outubro, novembro e dezembro), dedicadas à exploração de diferentes aplicações da prática de mindfulness
Formadora: Catarina Távora [https://www.linkedin.com/in/catarina-tavora/]
Data: 13 de novembro
Horário: 15h00 – 17h00
Localização: Reitoria da Universidade do Porto, Sala
Duração: 2h00
Vagas: 25 participantes
Regime do curso: presencial
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Objetivo do curso
Conhecer conceitos e práticas de saúde e técnica vocal, importantes para uma utilização mais saudável e satisfatória da voz.
Resultado da aprendizagem
Conhecimento fundamental sobre o mecanismo de produção vocal;
Adoção de comportamentos vocais mais saudáveis;
Identificação de sinais de risco/alerta de patologia vocal;
Adequação dos padrões de postura corporal, respiração e colocação de voz à atividade vocal;
Conhecimento de técnicas para melhoria da flexibilidade e resistência vocais;
Conhecimento de práticas de aquecimento e desativação vocal.
Formador: Joana Manarte
https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/joana-manarte
https://www.linkedin.com/in/joana-manarte-1b942023/
Data: 19 de novembro
Horário: 9:30h – 13:30h
Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111
Duração: 4h
Vagas: 16 Docentes
Regime do curso: Presencial
Inscrições
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Objetivos gerais:
- Demonstrar a relevância do treino da atenção no contexto de vida atual dos alunos universitários, caracterizado frequentemente por níveis altos de pressão e carga de trabalho, contextos de estudo preenchidos por distrações, interrupções e níveis de stress elevados
- Expor os benefícios cientificamente validados associados à prática de mindfulness, e partilhar vários métodos de treino da atenção
- Partilhar formas de integrar a prática formal de mindfulness no dia-a-dia, assim como recursos adicionais para a aprofundar a prática de mindfulness ao longo do tempo
Resultados da aprendizagem:
- Desenvolvimento de autoconsciência em relação à necessidade de gerir internamente um conjunto de desafios que se apresentam dia-a-dia
- Capacidade de treinar a atenção, gerando uma mente mais relaxada, focada e com maior clareza mental
- Formas de integrar a prática de mindfulness no dia-a-dia, assim como recursos para explorar ao longo do tempo, para retirar o máximo benefício das práticas apresentadas na sessão
Metodologia de ensino utilizada:
- Exposição de conteúdos, discussão em grupo, diálogos com mindfulness e exercícios de escrita
Formadora: Catarina Távora [https://www.linkedin.com/in/catarina-tavora/]
Data: 20 de novembro
Horário: 17h30 – 19h30
Localização: Reitoria da Universidade do Porto, Salão Nobre
Duração: 2h
Regime do curso: Presencial
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Objetivos gerais
- Perceber a relevância da gravação de vídeos por estudantes;
- Reconhecer os diferentes contextos de utilização;
- Reconhecer os cuidados a ter na preparação, gravação e edição dos vídeos.
Descrição
Este webinar aborda a tendência crescente de colocar os estudantes no papel de produtores de vídeo.
Programa
Como utilizar esta estratégia na sala de aula e quais os benefícios de o fazer?
Como usar o conceito de flipped classroom em benefício de todos, estudantes
Data: 20 de novembro
Hora: 10h00 – 11h00
Formador: Nuno Regadas
Observações
2 dias antes da sessão envia-se aos inscritos o link de acesso à sala virtual onde irá decorrer o webinar.
Inscrições
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Esta formação tem como principal objetivo iniciar os docentes na utilização da ferramenta Turnitin, por forma a promover uma maior e mais adequada utilização deste software de verificação da originalidade de trabalhos, feedback e avaliação.
Visa também a promoção da integridade académica pela adoção de uma conduta séria e esclarecida dos estudantes, servindo a ferramenta para realizar um trabalho formativo na persecução dos objetivos académicos de cada um.
Objetivos de aprendizagem da sessão:
- A integridade académica na U.Porto: documentos e diretrizes;
- O software Turnitin e as suas principais funcionalidades;
- Aceder ao Turnitin, criar e configurar um trabalho;
- Ler e interpretar o relatório de originalidade.
Programa
- Princípios de integridade académica na U.Porto
- O que é o Turnitin?
- Para que serve?
- Como se acede?
- Como se usa?
- Como se consulta o relatório de originalidade?
Data
22 de novembro
Horário
9:30h às 12:30h
Local
Edifício Coronel Pacheco, Sala 205
Formadores
Isabel Martins, Isabel Ventura
Observações
1. Os docentes devem trazer o seu próprio computador portátil.
Nº mínimo de formandos: 8
Nº máximo de formandos: 15
Inscrições
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Objetivos gerais
Identificar algumas ferramentas disponíveis no universo da plataforma Moodle U.Porto que possam responder às práticas de avaliação formativa e sumativa no processo de ensino-aprendizagem.
Resultados de aprendizagem
1 – Refletir sobre o processo de Avaliação
2 – Consolidar os conceitos de Avaliação Formativa e Avaliação Sumativa
3 – Identificar as soluções tecnológicas disponíveis
Programa
Avaliação Formativa VS Avaliação Sumativa
O ciclo avaliativo
Apresentação de cenários de utilização
Reflexão e discussão
Data
25 de novembro
Horário
9:30h às 12:30h
Local
Edifício Coronel Pacheco, Sala 205
Formadores
Hugo Ribeiro, Teresa Correia
Observações
Nº mínimo de formandos: 8
Nº máximo de formandos: 15
Inscrições
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Esta formação tem como principal objetivo apresentar e aplicar o processo de criação de vídeos com o Panopto. Quando utilizar o vídeo e como utilizá-lo de forma eficaz.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer os diferentes tipos de vídeo educativos;
- Como fazer um vídeo educativo recorrendo ao Panopto.
Programa
- O papel do vídeo na educação – a importância crescente deste meio;
- Os diferentes tipos de vídeo educativo, em sala de aula e fora desta;
- Gravar vídeos com o Panopto. Como usar e começar a gravar diferentes tipos de vídeo.
Pré-requisitos
- Aconselhável ter Panopto associado a UC no Moodle.
- Aconselhável trazer computador portátil com câmara e microfone.
- Pensar numa ideia que pretende comunicar via vídeo
Data
27 de novembro
Hora
09:30h – 12:30h
Local
Edifício Coronel Pacheco, Auditório da Régie
Formadores
Nuno Regadas, Alberto Seixas
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Objetivos gerais
- Criar e aplicar grelhas de avaliação a trabalhos;
- Inserir comentários de diferentes tipologias nos trabalhos dos estudantes.
Resultados de aprendizagem
Esta formação tem como principal objetivo conhecer as funcionalidades de feedback e avaliação de trabalhos disponíveis na ferramenta Turnitin. Além do relatório de originalidade dos trabalhos, os Professores podem comentar os trabalhos dos estudantes e criar e aplicar grelhas de avaliação aos mesmos.
Programa
- Feedback no trabalho escrito:
- Inserir comentários de texto e voz nos trabalhos;
- Criar e usar quickmarks
- Guardar e reutilizar quickmarks
- Criar e aplicar rubricas/grelhas de avaliação:
- Definir critérios e escalas de avaliação
- Associar uma grelha de avaliação a um trabalho
- Exemplos de grelhas de avaliação
- Aplicar grelhas de avaliação a um trabalho
Data
28 de novembro
Horário
9:30h às 12:30h
Local
Edifício Coronel Pacheco, Sala 205
Formadores
Isabel Martins, Isabel Ventura
Observações
1. Os docentes devem trazer o seu próprio computador portátil.
Nº mínimo de formandos: 8
Nº máximo de formandos: 15