Semana Académica de Formação Pedagógica – 2018

Galeria de Vídeos

Semana Académica de Formação Pedagógica -2018 (vídeo promocional)
Sessão de Abertura
Keynote: Teaching in the Digital Age
O testemunho dos Docentes
Inovação Pedagógica dinamizada em Semana de Formação na U.Porto

 

A Universidade do Porto estabeleceu nos últimos anos uma estratégia de formação dos docentes com o objetivo de os apoiar na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos diferentes cursos da U.Porto. Importa referir que esta estratégia está a ser validada por um inquérito a decorrer e para o qual solicitamos a vossa participação (https://goo.gl/dQiVpS).

Gráfico com dados recolhidos em 20/04/2018

Neste contexto, apresentamos a 4ª Edição da “Semana Académica de Formação Pedagógica”, a decorrer de 7 a 11 de maio de 2018. Contamos, uma vez mais, com a participação de formadores vindos de outras instituições Universitárias Nacionais, no contexto do Consórcio UNorte.pt, mas também da colaboração com o Politécnico do Porto. No entanto, este ano damos particular destaque à participação, enquanto formadores, dos Vencedores do Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto da edição de 2018 e a participação de palestrantes/formadores de 4 Instituições de Ensino Superior Alemãs.

Certos que este programa permitirá enriquecer, de um modo especial, a discussão de ideias e a partilha de experiências que seguramente acontecerá em cada sessão, para esta 4ª edição apresentamos:

A U.Porto convida assim todos os docentes a participarem nesta atividade.

Sessão de abertura – Segunda-feira – 07 de maio – 10h30 – Faculdade de Medicina – Auditório no CIM

Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo
Diretora da Faculdade de Medicina da U.Porto, Maria Amélia Ferreira
Vice-Reitor da U.Porto para a Formação e Organização Académica, Pedro Nuno Teixeira
Pró-Reitor para Inovação Pedagógica e Desporto, Fernando Remião

Keynote: “Teaching In The Digital Age “
Michael Hohne (Media Center – Technical University of Munich)

Sessão de encerramento – Sexta-feira – 11 de maio – 16h15 – Faculdade de Desporto – Auditório 

Diretor da Faculdade de Desporto, António da Fonseca
Vice-Reitor da U.Porto para a Formação e Organização Académica, Pedro Nuno Teixeira
Pró-Reitor para Inovação Pedagógica e Desporto, Fernando Remião

Keynote: Research-based Teaching as a Central Strategy for Teaching and Learning – 16h15

Speakers:Simone Belgardt, Katrin HeB (Karlsruhe Institute of Technology).

Resumo:

The Karlsruhe Institute of Technology was founded in 2009 as a merger of the Technical University and the Helmholtz Research Centre Karlsruhe. According to its new slogan‚ The Research University in the Helmholtz-Association’, the KIT has since then been focusing on the strategic fields of research, teaching and innovation.

Consequently, research-informed teaching has been adopted into KIT policy and has been appointed as the central strategy for teaching and learning. The understanding of research-informed teaching at KIT includes all types of research-teaching links based on Healey & Jenkins (2009). Until 2021, the central strategy comprising the different types of research-teaching links is supposed to be put into practice in all courses, modules and classes at KIT in order to foster students’ research expertise.

A successful implementation requires that lecturers, tutors and researchers are sensibilised and qualified to meet the challenges and requirements that accompany student research and research-informed teaching in general. Thus, the Department for Teaching and Learning in Higher Education as part of the Staff Development Department at KIT aims to support the systematical implementation and the progression of research-informed teaching on three levels (Hilb 2009): The individual level (teachings staff members), the level of faculties and departments and the level of the institution as a whole.

Our keynote presents Healey’s & Jenkin’s model of “undergraduate research and inquiry” (2009, p. 7) and focuses on the conditions of a successful implementation process. Furthermore we will discuss the advantages and challenges of defining and implementing a strategy for teaching and learning and the transferability of our approach.

References:

Beyerlin, S.; Klink, K.; Diez, A. (2014): Forschungsorientierte Lehre: Konzept und Umsetzungsstrategien auf institutioneller und praktischer Ebene am Beispiel des Karlsruher Instituts für Technologie. In: Berendt, B. et al. (eds.): Neues Handbuch Hochschullehre. Berlin. A 3.13, p. 41-61.

Healey, M.; Jenkins, A. (2009): Developing undergraduate research and inquiry. The Higher Education Academy. York.

Hilb, Martin (2009): Integriertes Personal-Management. Ziele – Strategien – Instrumente. 19. edition. Köln. Luchterhand.

Karlsruhe Institute of Technology (2015): Leitfaden Forschungsorientierte Lehre

Data: 11 de maio 2018

Horário: 16h15 às 17h30

Localização: Auditório da FADEUP

 

Programa geral

Inscrições Docentes U.Porto
Inscrições Docentes externos

Segunda-feira – 07 de maio

Sessão de abertura e Keynote: Teaching in the Digital Age - 10h30

Resumo:

The digital transformation has dramatically changed most of our everyday day lives. This includes our professional and private life. Not that much in the field of higher education.
There is now an enormously diverse range of information available. The selective handling of information and the adaption of knowledge form a new task nowadays.
Students need to learn, unlearn and relearn in a digitally connected world.
How can universities preper for this change?
What possibilities has the higher education system to react to the new needs of the students? How can new media help to achieve this challenge?

Speaker: Michael Hohne (Media Center – Technical University of Munich)

Data: 07 de maio 2018

Localização: Auditório da FMUP

How we work: German Higher Education and Training Programms - 14h30/17h30 FORMAÇÃO CANCELADA

Por motivos alheios à organização, a ação de formação foi CANCELADA

Formadores: Tobias Blank e Diana Seyfarth (Technical University of Darmstadt) (Center for Educational Development and Technology) (Info-Portal für Lehrende:www.einfachlehren.de )

Data: 07 de maio 2018

Horário: 14h30 às 17h30

Localização: Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 3h

Vagas: 15 Docentes

Regime do curso: Presencial

Como acompanhar alunos em trabalhos de projeto – 14h30/17h30

Material de suporte à formação: aqui

Link de interesseAssociation for the Assessment of Learning in Higher Education (AALHE)

Objetivo da formação:

Esta formação é centrada na discussão de estratégias e troca de experiências entre os participantes, com o objetivo de melhorar o modo como os docentes fazem o acompanhamento dos alunos durante a realização de trabalhos de projeto.

Embora se pretenda tratar este assunto de modo transversal a ciclos de estudo e disciplinas, a discussão incidirá essencialmente sobre projetos no âmbito de 1º e 2º ciclos de estudo.

Serão abordadas as diferentes fases de desenvolvimento de um projeto:

  1. Definição da ideia ou tema do projeto
  2. Plano de ação
  3. Execução e monitorização do projeto
  4. Produto final do projeto
  5. Apresentação ou discussão do projeto

Algumas questões a discutir:

  1. Quem deve propor a ideia ou tema para o projeto: o professor ou o(s) aluno(s)?
  2. Como definir o produto final que deve resultar do projeto?
  3. Questões centrais sobre a planificação da execução do projeto: dificuldade do tema e estimativas de tempo de trabalho.
  4. Como monitorizar e dar feedback sobre a execução do projeto ao longo do tempo?
  5. Produção e submissão do produto final: prever a possibilidade de melhorar e resubmeter?
  6. No final: apresentar ou discutir o projeto?

Formador: José Paulo Cravino – UTAD – Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia – CIDTFF – (CV)

Data: 07 de maio 2018

Horário: 14h30 às 17h30

Localização: Sala 613 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 3h

Vagas: 25 Docentes

Regime do curso: Presencial

Terça-feira – 08 de maio

Teaching and Learning Basics – 10h00/17h30

Material de suporte à formação: (aqui)

Resumo:

This one-day, interactive workshop is an introduction to teaching in an academic context. We will focus on how to design a framework for your seminars or lectures that supports students in learning with the help of teaching goals. We will have a closer look to activating methods and how to (de-)motivate students. You will work on your own teaching session, get the possibility to exchange experience and discuss a student centered perspective in teaching and learning.

Formador: Theresa WegnerTechnical University Braunschweig– Institute of Technology:

Data: 08 de maio 2018

Horário: 10h00 às 17h30

Localização: Sala 639 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 6h

Vagas: 15 Docentes

Regime do curso: Presencial

Iniciação à Prática Pedagógica para novos docentes – 10h00/17h30

Material de suporte à formação: aqui

Objetivo da formação:

O objectivo deste curso é apoiar o desenvolvimento docente, incentivando a reflexão sobre estratégias de ensino que podem ser utilizadas no ES. Pretendem-se discutir as várias fases do processo, desde a construção e planificação de uma unidade curricular, passando pelas estratégias de ensino aprendizagem, à avaliação e classificação, e à supervisão/orientação individual. Assumindo que o mais importante é o que os estudantes aprendem e que a eficácia do ensino é resultado sobretudo do que o estudante faz, enfatizam-se estratégias de participação e envolvimento activos dos estudantes na sua própria aprendizagem.

Alguns tópicos a abordar incluem: definição de metas curriculares e objetivos de aprendizagem; planificação de actividades de aprendizagem; seleção e desenvolvimento de materiais para apoiar o curso; gerir debates, levantando problemas, ouvindo e questionando; estilos de aprendizagem; aprender através da escrita: artigos, diários e relatórios; aprendizagem experimental: laboratórios, trabalho de campo e pesquisa colaborativa; aprendizagem pelos pares, a aprendizagem colaborativa e aprendizagem cooperativa; aprendizagem baseada em projetos: ensino com casos, simulações e jogos; estratégias de avaliação: feedback, acompanhamento e promoção da aprendizagem, classificar; últimas aulas e avaliações dos professores; supervisão e orientação individuais.

Formadores: Luís Tinoca  (Universidade de Lisboa) (CV)

Data: 08 de maio 2018

Horário: 10h00 às 17h30

Localização: Sala 613 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 6h

Vagas: 25 Docentes

Regime do curso: Presencial

Quarta-feira – 09 de maio

Motivação no ensino universitário – o que faz andar a roda: motivação dos docentes – 10h00/13h00 FORMAÇÃO ADIADA

Objetivo do curso:
O workshop “Motivação no ensino universitário – o que faz andar a roda: motivação dos docentes” pretende ser um momento de reflexão assim como uma oportunidade para colocar em prática algumas estratégias.

Módulo I – Motivação nos professores
Estratégias motivacionais para docentes
Estratégias para os docentes adquirirem a capacidade de se motivarem a si mesmos, aos seus estudantes e colegas.
Diversas variáveis como a motivação dos seus estudantes, as práticas institucionais, o bem-estar físico e psicológico podem influenciar a motivação dos professores.

Formador: Margarida F. Braga, Docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Data: 09 de maio 2018

Horário: 10h00 às 13h00

Localização: Sala 613 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 3h

Vagas: 15 Docentes

Regime do curso: Presencial

Flipped Classroom – 10h00/13h00

Material de suporte à formação: pdf , pdf , pdf

Objetivo da formação:

Neste workshop sobre Flipped Classrom serão abordados temas relacionados com a planificação de uma estratégia de Flipped Classroom. Serão estudadas as vantagens e desvantagens do recurso à estratégia de Flipped classroom assim como as melhores técnicas e ferramentas de suporte à implementação. Pretende-se que no final da sessão os formandos tenham preparado a implementação de uma estratégia de flipped classroom

 Módulos programáticos:

M1 – Noções de Flipped Classroom
M2 – Planeamento de uma atividade de flipped classroom
M3 – Criação de Vídeos na Aprendizagem
M4 – Ferramentas web de suporte a estratégias de Flipped Classroom

Formador: Paula Peres (IPP) (CV)

Data: 09 de maio 2018

Horário: 10h00 às 13h00

Localização: Sala 639 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 3h

Vagas: 25 Docentes

Regime do curso: Presencial

Peer Coaching – 14h30/17h30

Objetivo da formação:

Peer Coaching Sessions focus on challenging or difficult situations in teaching. The participants use an approach of systematic reflection, discussion and peer coaching to apply their formal knowledge to practical questions that arise in their everyday teaching. The aim is to gain new insights and new perspectives on the presented topics. As Peer coaching sessions address the practical teaching experience of the participants you should be prepared to share your questions and experience with others.

Formadores: Simone Belgardt / Katrin Heb (Karlsruhe Institute of Technology)

Data: 09 de maio 2018

Horário: 14h30 às 17h30

Localização: Sala 639 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 3h

Vagas: 15 Docentes

Regime do curso: Presencial

Bons Professores, Melhores Alunos, Excelentes Resultados: o papel das competências interpessoais no ensino universitário – 14h30/17h30

 

Objetivo da formação:
em atualização

Formador: Teresa Freire (Universidade do Minho) (CV)

Data: 09 de maio 2018

Horário: 14h30 às 17h30

Localização: Sala 613 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 3h

Vagas: 25 Docentes

Regime do curso: Presencial

Quinta-feira – 10 de maio

Video as a Teaching Tool – 10h00/13h00

Resumo:

In the digital age videos tend to play an important role in the educational landscape. As short explain videos or MOOCs for example, videos can serve as an excellent tool for teaching. Especially blended learning scenarios that are only possible through the usage of video content distributed via the internet.

In this workshop participants will get to know different video formats and styles of production. We will also discuss advantages and disadvantages of videos in general but also consider the effects of different formats.

To fully profit by the workshop participants need to bring their own video device (such as an iPad, tablet or smartphone), a laptop and also an editing software such as Movie, Adobe Premiere Pro, Windows Movie Maker or Camtasia. Videoscribe or Simpleshow also work great as tools for explain videos. Goal of the workshop will be a profound understanding both the role videos in teaching and a short self produced clip.

Formador: Michael Hohne – (Media Center – Technical University of Munich)

Data: 10 de maio 2018

Horário: 10h00 às 13h00

Localização: Sala 639 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 3h

Vagas: 15 Docentes

Regime do curso: Presencial

Excelência Pedagógica 2018 – 10h00/13h00

Objetivo da formação:
A formação terá um moderador e os três docentes convidados que farão uma breve apresentação (15 min/docente) sobre práticas inovadoras no ensino e aprendizagem. Posteriormente, serão organizados 3 grupos de trabalho, em que cada docente convidado dará apoio a um grupo de docentes na discussão de práticas pedagógicas. Na parte final da formação, o moderador promoverá uma discussão geral sobre as conclusões de cada grupo.

Formadores:
Manuel Joaquim Oliveira (FEUP)  – Vencedor do Prémio Excelência Pedagógica 2018
CONSULTÓRIO DIGITAL DE MATEMÁTICA: SISTEMA DE SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA (ver resumo)

Cláudia Fernandes (FCUP)Paulo Jorge Santos (FLUP)   Menções Honrosas do Prémio Excelência Pedagógica 2018

Data: 10 de maio 2018

Horário: 10h00 às 13h00

Localização: Sala 613 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 3h

Vagas: 25 Docentes

Regime do curso: Presencial

World Café - Teaching in Higher Education – 14h30/17h30

(Protocol World Café – pdf)

Workshop: 

The World Café methodology is an effective format for hosting a large group dialogue. There are different topic-tables distributed in the room and you can choose one table to start. On each table you will meet one didactic expert for discussing a question like “why do we need teaching goals?”, “how to motivate my students?” or “What is the benefit of different media in lectures?” The process begins with the first round of 30 minute conversation for the small group seated around a table. After 30 minutes you switch the table and get into another topic with a different group. The goal is to exchange ideas, best practices, and inspiration for a development in teaching and learning.

ModerationTheresa Wegner (TU Braunschweig)

Data: 10 de maio 2018

Horário: 14h30 às 17h30

Localização: Sala 639 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 3h

Vagas: 15 Docentes

Regime do curso: Presencial

Como aprender a ser a professor(a): algumas estratégias pedagógicas – 15h00/17h30

Material de suporte à formação: aqui

Objetivo da formação:

Pretende-se neste espaço partilhar e discutir algumas práticas e  estratégias pedagógicas implementadas num curso de Formação de Professores. Partimos da importância da formação professores e da convicção que o modo como se estabelece a relação pedagógica pode afetar o modo como se aprende. Os modelos educativos que atendam aos desafios pedagógicos atuais devem-se pautar pela adequação aos contextos, estudantes e matérias de ensino, todos eles tão diversos. Tentaremos ao longo da sessão apresentar e discutir algumas estratégias de ensino utilizadas, bem como perceber, numa perspetiva de active learning, de que modo o uso de certas ferramentas se pode tornar vantajoso para a aprendizagem dos estudantes, que se estão a formar, para serem eles próprios também professores. Envolver os estudantes na aprendizagem e torná-la significativa é de facto um objetivo a perseguir, não só pela aprendizagem nesta fase da sua formação, mas pelo modo como o podem fazer posteriormente com os seus futuros alunos.

Formador: Paula Queirós – FADEUP (CV)

Data: 10 de maio 2018

Horário: 15h00 às 17h30

Localização: Sala 613 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 2,5h

Vagas: 25 Docentes

Regime do curso: Presencial

Sexta-feira – 11 de maio

Research based Teaching developing students research competencies – 10h00/13h00

Material de suporte à formação: aqui

Objetivo da formação:

Research-based teaching is an innovative and popular teaching approach which becomes more and more important in the field of higher education.

The objective of this workshop is to figure out the meaning of research-based teaching regarding course and curriculum design and how we can put this concept into practice.

In addition to theoretical inputs and practical examples from KIT’s and other German universities’ teachers the participants have the opportunity to work on their own lectures according to the researched-based teaching approach.

Formadores: Simone Belgardt  (KIT) / Katrin HeB  (KIT)

Data: 11 de maio 2018

Horário: 10h00 às 13h00

Localização: Sala 639 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 3h

Vagas: 15 Docentes

Regime do curso: Presencial

Competências transversais para docentes universitários – 09h00/16h00

Material de suporte à formação: aqui

Objetivo da formação:
Consultar programa e documentação

Formadores: Mário Sérgio Teixeira (CV)  Fernando Torre (CV) – (UTAD)

Data: 11 de maio 2018

Horário: 09h00 às 16h00

Localização: Sala 613 – Edifício das pós-graduações – FEP

Duração: 6h

Vagas: 25 Docentes

Regime do curso: Presencial

Sessão de encerramento e Keynote: Research-based Teaching as a Central Strategy for Teaching and Learning – 16h15

Apresentação: aqui

Resumo:

The Karlsruhe Institute of Technology was founded in 2009 as a merger of the Technical University and the Helmholtz Research Centre Karlsruhe. According to its new slogan‚ The Research University in the Helmholtz-Association’, the KIT has since then been focusing on the strategic fields of research, teaching and innovation.

Consequently, research-informed teaching has been adopted into KIT policy and has been appointed as the central strategy for teaching and learning. The understanding of research-informed teaching at KIT includes all types of research-teaching links based on Healey & Jenkins (2009). Until 2021, the central strategy comprising the different types of research-teaching links is supposed to be put into practice in all courses, modules and classes at KIT in order to foster students’ research expertise.

A successful implementation requires that lecturers, tutors and researchers are sensibilised and qualified to meet the challenges and requirements that accompany student research and research-informed teaching in general. Thus, the Department for Teaching and Learning in Higher Education as part of the Staff Development Department at KIT aims to support the systematical implementation and the progression of research-informed teaching on three levels (Hilb 2009): The individual level (teachings staff members), the level of faculties and departments and the level of the institution as a whole.

Our keynote presents Healey’s & Jenkin’s model of “undergraduate research and inquiry” (2009, p. 7) and focuses on the conditions of a successful implementation process. Furthermore we will discuss the advantages and challenges of defining and implementing a strategy for teaching and learning and the transferability of our approach.

References:

Beyerlin, S.; Klink, K.; Diez, A. (2014): Forschungsorientierte Lehre: Konzept und Umsetzungsstrategien auf institutioneller und praktischer Ebene am Beispiel des Karlsruher Instituts für Technologie. In: Berendt, B. et al. (eds.): Neues Handbuch Hochschullehre. Berlin. A 3.13, p. 41-61.

Healey, M.; Jenkins, A. (2009): Developing undergraduate research and inquiry. The Higher Education Academy. York.

Hilb, Martin (2009): Integriertes Personal-Management. Ziele – Strategien – Instrumente. 19. edition. Köln. Luchterhand.

Karlsruhe Institute of Technology (2015): Leitfaden Forschungsorientierte Lehre

Speakers: Simone Belgardt / Katrin Heß (KIT)

Data: 11 de maio 2018

Horário: 16h15 às 17h30

Localização: Auditório da FADEUP

Nota: No âmbito deste evento público, a Universidade do Porto procederá à captação de imagens e som para fins estritos de divulgação das atividades institucionais promovidas pela Instituição de Ensino Superior.