EFFECT

Fórum Europeu para a Colaboração e Melhoria do Ensino (EFFECT), projeto liderado pela European University Association (EUA), que reúne especialistas, redes especializadas, organizações e conferências de reitores nacionais e instituições de diferentes partes da Europa.
O Projeto EFFECT  tem por objetivo facilitar o intercâmbio de experiências e métodos eficazes para o desenvolvimento dos professores universitários a nível europeu. Com base nas boas práticas recolhidas e testadas, examina a sua transferibilidade noutros quadros disciplinares em instituições internacionais e nacionais. Em simultâneo pretende avaliar a viabilidade de uma estrutura a nível europeu que apoie o reforce a Melhoria do Ensino Superior.

Objetivos e Abordagens:

  • Facilitar o intercâmbio e a colaboração entre os intervenientes europeus e as partes interessadas para o reforço do ensino superior;
  • Identificar boas práticas e desenvolver abordagens inovadoras para o melhoramento da aprendizagem e do ensino;
  • Apoiar as instituições no desenvolvimento de abordagens estratégicas para o aperfeiçoamento da aprendizagem e do ensino;
  • Desenvolver um modelo para uma estrutura europeia sustentável no reforço da aprendizagem e do ensino.
Final report Fórum Learning & Teaching da EUA Workshop Melhoria da Aprendizagem

Document:
https://www.eua.eu/downloads/publications/national%20initiatives%20in%20learning%20and%20teaching%20in%20europe.pdf

A report from the European Forum for Enhanced Collaboration in Teaching (EFFECT) project
Luisa Bunescu and Michael Gaebel

In recent years, the enhancement of learning and teaching has become a priority, not only for higher education institutions, but also for national governments, the European Union and the Bologna Process. This report aims to map the learning and teaching landscape in 28 higher education systems and to provide insight into how teaching enhancement is organised between public authorities and higher education institutions.

The study, conducted through a series of interviews, complements the findings of the 2018 EUA Trends Report and shows, among other things, that the main obstacle for the enhancement of learning and teaching remains the fact that research is valued more than teaching, both in terms of recruitment and career promotion.

No 1º Fórum Learning & Teaching da European University Association (EUA), que decorreu em Paris em setembro de 2017, foi apresentado o documento “Enhancing the education mission of European universities: a proactive response to change que propõe 10 princípios para a Melhoria do Ensino e Aprendizagem.

Tendo em conta o conjunto de princípios apresentados, foi pedido aos docentes da U.Porto que comentassem o referido documento, através de um pequeno inquérito on-line e deixassem os seus comentários e sugestões para o contexto U.Porto.

Ver artigo:
Efimenko, Ekaterina; Roman, Agnes; Pinto, Maria; Remião, Fernando; Teixeira, Pedro – Enhancement and Recognition of Teaching and Learning in Higher Education: The Impact of Teaching and Excellence Prizes, in Journal of the European Higher Education Area, nº2, 2018.

Resultados do inquérito:
Ver respostas 

Workshop Melhoria da Aprendizagem: Universidade/Comunidade/Diversidade

31 de janeiro 2017 – Biblioteca do Fundo Antigo, 3º piso da Reitoria da U.Porto

Constituição dos Grupos de Trabalho (consultar aqui)
Fotos da formação (aqui)
Vídeos dos Grupos de Trabalho 1 // 2 // 3 // 4 //

Programa

09:00 – Receção dos participantes no workshop de formação
09:15 – Apresentação do Projeto EFFECT , do objetivo e da metodologia do Workshop

Fernando Remião, Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto da U.Porto (apresentação)
Amélia Lopes, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto
Alison Robinson-Canham, The Higher Education Academy, Reino Unido (Effect Member)
Tuula Heide, ITA-Suomen Yliopisto, Finlândia (Effect Member)
Luisa Bunescu, European University Association (EUA) (Effect Member)

Apresentação dos facilitadores dos grupos de trabalho do workshop de formação.

9:30 – Primeira parte da sessão prática (10 grupos de 6/7 elementos)
Discussão em grupo, que inclui docentes, estudantes e funcionários, sobre questões relacionadas com a importância da inclusão e da formação para a cidadania na melhoria dos processos de aprendizagem a nível do Ensino Superior. Em cada grupo haverá um facilitador para promover a discussão e registar as principais conclusões à cerca de um conjunto de questões.

10:00 – Segunda parte da sessão prática (10 grupos de 6/7 elementos)
Continuação da discussão em grupo, mas tendo por base as questões e conclusões de outro grupo. Mais uma vez, em cada grupo haverá um facilitador para promover a discussão e registar as principais conclusões.

10:30 – Discussão final
Discussão final, promovida pela coordenação do workshop tendo por base as questões/conclusões de cada grupo, de modo a responder:

  • Quais as questões mais importantes relacionadas com o tema?
  • Quais as principais atividades/atitudes que necessitam de ser implementadas?
  • De que modo esta discussão foi relevante para mim e para a U.Porto?

Inquérito de satisfação a preencher pelos participantes.Versão em Português e em Inglês. Resultados disponíveis aqui.