EFFECT

Fórum Europeu para a Colaboração e Melhoria do Ensino (EFFECT), projeto liderado pela European University Association (EUA), que reúne especialistas, redes especializadas, organizações e conferências de reitores nacionais e instituições de diferentes partes da Europa.
O Projeto EFFECT  tem por objetivo facilitar o intercâmbio de experiências e métodos eficazes para o desenvolvimento dos professores universitários a nível europeu. Com base nas boas práticas recolhidas e testadas, examina a sua transferibilidade noutros quadros disciplinares em instituições internacionais e nacionais. Em simultâneo pretende avaliar a viabilidade de uma estrutura a nível europeu que apoie o reforce a Melhoria do Ensino Superior.

Objetivos e Abordagens:

  • Facilitar o intercâmbio e a colaboração entre os intervenientes europeus e as partes interessadas para o reforço do ensino superior;
  • Identificar boas práticas e desenvolver abordagens inovadoras para o melhoramento da aprendizagem e do ensino;
  • Apoiar as instituições no desenvolvimento de abordagens estratégicas para o aperfeiçoamento da aprendizagem e do ensino;
  • Desenvolver um modelo para uma estrutura europeia sustentável no reforço da aprendizagem e do ensino.
Fórum Learning & Teaching da EUA Workshop Melhoria da Aprendizagem: Universidade/Comunidade/Diversidade

No 1º Fórum Learning & Teaching da European University Association (EUA), que decorreu em Paris em setembro de 2017, foi apresentado o documento “Enhancing the education mission of European universities: a proactive response to change que propõe 10 princípios para a Melhoria do Ensino e Aprendizagem.

Tendo em conta o conjunto de princípios apresentados, foi pedido aos docentes da U.Porto que comentassem o referido documento, através de um pequeno inquérito on-line e deixassem os seus comentários e sugestões para o contexto U.Porto.

Ver artigo:
Efimenko, Ekaterina; Roman, Agnes; Pinto, Maria; Remião, Fernando; Teixeira, Pedro – Enhancement and Recognition of Teaching and Learning in Higher Education: The Impact of Teaching and Excellence Prizes, in Journal of the European Higher Education Area, nº2, 2018.

Resultados do inquérito:
Ver respostas 

31 de janeiro 2017 – Biblioteca do Fundo Antigo, 3º piso da Reitoria da U.Porto

Constituição dos Grupos de Trabalho (consultar aqui)
Fotos da formação (aqui)
Vídeos dos Grupos de Trabalho 1 // 2 // 3 // 4 //

Programa

09:00 – Receção dos participantes no workshop de formação
09:15 – Apresentação do Projeto EFFECT , do objetivo e da metodologia do Workshop

Fernando Remião, Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto da U.Porto (apresentação)
Amélia Lopes, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto
Alison Robinson-Canham, The Higher Education Academy, Reino Unido (Effect Member)
Tuula Heide, ITA-Suomen Yliopisto, Finlândia (Effect Member)
Luisa Bunescu, European University Association (EUA) (Effect Member)

Apresentação dos facilitadores dos grupos de trabalho do workshop de formação.

9:30 – Primeira parte da sessão prática (10 grupos de 6/7 elementos)
Discussão em grupo, que inclui docentes, estudantes e funcionários, sobre questões relacionadas com a importância da inclusão e da formação para a cidadania na melhoria dos processos de aprendizagem a nível do Ensino Superior. Em cada grupo haverá um facilitador para promover a discussão e registar as principais conclusões à cerca de um conjunto de questões.

10:00 – Segunda parte da sessão prática (10 grupos de 6/7 elementos)
Continuação da discussão em grupo, mas tendo por base as questões e conclusões de outro grupo. Mais uma vez, em cada grupo haverá um facilitador para promover a discussão e registar as principais conclusões.

10:30 – Discussão final
Discussão final, promovida pela coordenação do workshop tendo por base as questões/conclusões de cada grupo, de modo a responder:

  • Quais as questões mais importantes relacionadas com o tema?
  • Quais as principais atividades/atitudes que necessitam de ser implementadas?
  • De que modo esta discussão foi relevante para mim e para a U.Porto?

Inquérito de satisfação a preencher pelos participantes.Versão em Português e em Inglês. Resultados disponíveis aqui.