Suctia

O projeto Systemic University Change Towards Internationalisation for Academia (SUCTIA) é uma iniciativa de três anos, aprovada para financiamento no âmbito das Parcerias Estratégicas Erasmus+ – KA2, da Comissão Europeia para o Ensino Superior.

Este projeto visa capacitar docentes do ensino superior, proporcionando-lhes conhecimentos e competências relacionadas com o processo de internacionalização no ensino superior. O corpo docente representa a espinha dorsal das universidades, quer por meio do ensino, quer por meio da investigação e, os seus esforços nessas áreas – seja em termos de publicações, projetos ou mobilidade – podem parecer solitários e não fazer parte do sistema. Assim, se os académicos começarem a ver benefícios também para eles(as) próprios(as) e estiverem convencidos(as) da importância e do valor agregado da internacionalização para a carreira académica, podem tornar-se verdadeiros(as) agentes da mudança. Deste modo, os(as) docentes podem oferecer um contributo fundamental para o objetivo geral do projeto que é transformar a mentalidade interna das universidade e permitir que se tornem instituições verdadeiramente internacionalizadas.

Os parceiros do projeto SUCTIA são (por ordem alfabética):

Os objetivos do projeto são:

  • Sensibilizar e mudar a cultura interna das nossas instituições para a internacionalização, criando assim uma mudança sistémica nas nossas instituições e no Ensino Superior Europeu.
  • Transformar a mentalidade interna das universidades e permitir que se tornem instituições verdadeiramente internacionalizadas.
  • Promover a internacionalização.
  • Apoiar educadores(as), nomeadamente académicos de instituições de ensino superior, nos seus desenvolvimentos educacionais e pedagógicos.
  • Avaliar os efeitos das formações sobre as características, atitudes e opiniões dos académicos em relação à internacionalização da sua instituição como um todo, bem como no ensino e na investigação.

Os resultados esperados do projeto são:

  • Um relatório de estado da arte sobre a participação de académicos em estratégias de internacionalização.
  • Sessões de formação, intituladas “Train the trainers”.
  • Materiais de formação blended para a formação interna das instituições.
  • Uma rede de formadores(as) SUCTIA.